• Carregando...
Navegar é preciso
| Foto:

A Marinha abriu inscrições para o Processo Seletivo do Serviço Militar Voluntário (SMV), com 650 vagas e salários que chegam até R$ 2,9 mil. Podem participar pessoas maiores de 18 anos que tenham o ensino fundamental ou médio técnico completo. As oportunidades são para marinheiros e cabos e o serviço é temporário, sendo renovado anualmente por até oito anos consecutivos.

Os interessados devem acessar o site de ingresso da Marinha e clicar em Serviço Militar Voluntário Oficiais e Praças. Depois, baste escolher o Distrito Naval correspondente a sua região e acessar o link de inscrição. A taxa é de R$ 50 e as inscrições vão até 3 de fevereiro.

Do fusquinha à Ferrari

Ao ler a notícia, professor Afronsius sorriu e, sobre a nossa Marinha, voltou no tempo. Foi em janeiro de 2013 que a primeira brasileira atingiu o posto de capitã de longo curso, ou seja, habilitada a comandar qualquer tipo de navio. No caso, era o Rômulo Almeida. E a então capitã Hildelene Lobato Bahia não perdeu o bom humor:

– É uma realização profissional e, como comandante, um desafio. Saí de um Fusca para uma Ferrari.

A Ferrari, por supuesto, em questão era o Rômulo Almeida, e o Fusca, o Carangola, navio que lhe deu o primeiro comando em 2009 e do qual guarda saudades e carinho.

Com 183 metros de comprimento, o Rômulo Almeida era a quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O chamado gigante de aço foi construído no Estaleiro Mauá, em Niterói, com capacidade para 56 milhões de litros de combustíveis, e seria usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel. E virou também o primeiro do Brasil a ter duas mulheres no comando: além de Hildelene, Vanessa Cunha como imediata.

Capitã de longo curso, Hildelene era a única mulher no Brasil apta a navegar pelos mares do mundo.

Num país ainda machista, foi uma tremenda conquista.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]