• Carregando...
Neblina ontem e hoje
| Foto:

Por conta da neblina, o Aeroporto Internacional Afonso Pena permaneceu fechado, ontem, das 7 às 8h15min. Muita gente reclamou. Mas, décadas e décadas atrás, a neblina era uma espécie de bênção.

Construído em 1944, o AP era um aeródromo militar na então Colônia Afonso Pena, município de São José dos Pinhais. A obra decorreu de uma iniciativa do governo norte-americano, com o apoio do então Ministério da Guerra do Brasil. Questão  estratégica, por supuesto.

Com a II Guerra Mundial varrendo o mundo, o Afonso Pena serviria, caso necessário fosse, para que os aliados enviassem aviões para combater no Atlântico Sul. Alvo: submarinos e navios da Alemanha nazista.

Engenheiros militares americanos escolheram a região a dedo: a constante formação de névoa serviria de camuflagem em caso de um ataque. Ou seja, tudo estratégica e militarmente perfeito na época. Já hoje, a guerra é outra…

No dia 26 de junho de 1996, com a construção do novo terminal e o aumento da demanda de passageiros, o Aeroporto Afonso Pena passou para a categoria internacional. A inauguração aconteceu no dia 26 de julho de 1996.

Mas o tempo curitibano continua o mesmo.

 ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]