• Carregando...
O dia em que 007 foi vaiado
| Foto:

Terceiro teleférico do mundo, o bondinho do Pão de Açúcar completou 102 anos na segunda-feira. O engenheiro Augusto Ferreira Ramos desenvolveu o projeto e constituiu a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, à procura de parceria com investidores. Conta a Agência Brasil que o empreendimento foi olhado com suspeita por muitos, inclusive por colegas do Clube de Engenharia, que chamaram Augusto Ferreira de louco e, “com sarcasmo, sugeriram que a linha do teleférico ligasse o Pão de Açúcar ao Hospício Nacional, que também fica na Urca, zona sul do Rio”.

Uma das primeiras ações dos investidores foi mostrar ao Ministério da Fazenda a importância da obra para projeção do Rio de Janeiro no cenário internacional. Para eles, o bondinho era um melhoramento que embelezaria a cidade e, como um dos primeiros teleféricos do mundo, seria uma demonstração de “competência da engenharia brasileira”.

Ninguém escapa de um apelido

A inauguração teve grande repercussão, dentro e fora do país, por causa das dificuldades de então, que representavam desafio tecnológico, problemas de acesso ao local, ineditismo e falta de mão de obra qualificada. O apelido de “bondinho” foi dado pelos cariocas, que se inspiraram nos bondes que circulavam pela cidade. Com o tempo, os equipamentos foram modernizados e o bondinho teve sua capacidade de transporte ampliada.

Atualmente, segundo a companhia, a média diária de visitantes do bondinho é 4 mil pessoas na baixa temporada e 8 mil na alta temporada, assim considerada a época que vai de dezembro a fevereiro, bem como nos grandes eventos na cidade. O recorde de visitação foi registrado em 30 de dezembro de 2012, quando recebeu 10.767 visitantes. De acordo com a companhia, nesses 102 anos de operação o teleférico foi usado por aproximadamente 40 milhões de pessoas, 47% das quais estrangeiras.

Coisas do cinema

O bondinho serviu de cenário para vários filmes, inclusive um de James Bond, 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979. E aí, como no cinema tudo é possível, principalmente quando se trata do agente secreto a serviço da rainha, as Cataratas do Iguaçu foram parar na Amazônia…

Bond navegava pelo Rio Amazonas quando é atacado pela gangue do bandidão Hugo Drax (Michael Lonsdale). Começa a perseguição e, para espanto dos espectadores, principalmente paranaenses, se deparam com as Cataratas.

ENQUANTO ISSO…

29 outubro(1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]