• Carregando...
O general dono (até) da bola
| Foto:

No contínuo mexer e remexer de seus arquivos (às vezes) implacáveis, a Seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, encontrou uma coisa que vem a calhar, se não por outras coisas, pela proximidade da Copa do Mundo. Uma edição do jornal O Globo. Mais precisamente a do dia 22 de junho de 1970, uma segunda-feira.

Manchetão, letras ampliadas, garrafais:

– TRI

 CARNAVAL EM JUNHO

Colado ao logotipo (nome do jornal), a bandeira do Brasil (colorida) e o informe Edição da vitória.

Três fotos na página. Na maior, o gol de Pelé, abrindo o placar contra a Itália: “Tostão cobrou um ‘out side’, Rivelino lançou sobre a área e Pelé saltou para fulminar o arco de Albertosi com possante cabeçada”. Título: O primeiro: o salto de Pelé.

Na segunda, O “goal” do alívio, o terceiro “goal”, assinalado por Jairzinho, que “trouxe o alívio que a equipe esperava”. Na terceira, “C. Alberto ergue em triunfo a Taça Jules Rimet”.

Nas três, o devido crédito à UPI – United Press International.

Em segundo destaque, a chamada:

Médici acertou o placar

Texto: “O Presidente Médici, que acompanhou pela televisão todos os jogos da seleção tricampeã do mundo, provou ser mesmo um entendido de futebol ao fornecer na sexta-feira a O GLOBO seu palpite para a finalíssima de ontem: Brasil 4 x 1. Ontem, logo após a emocionante vitória, o Presidente dirigiu mensagem à Seleção, na qual  expressa que, como homem comum, sente-se profundamente feliz, “pois nenhuma alegria é maior no meu coração que a de ver a felicidade de nosso povo no mais puro sentimento patriótico”.

Outra chamada:

Facultativo hoje e amanhã

Texto: “Os brasileiros terão mesmo um carnaval em junho. Ontem, logo após a conquista da Taça Jules Rimet, o Presidente Médici recomendou ao chefe do Gabinete Civil, professor Leitão de Abreu, que expedisse portaria considerando ponto facultativo nas repartições públicas, federais e autárquicas, segunda e terça-feiras. Ao dar a ordem, o Presidente frisou que ‘os brasileiros merecem um carnaval extra e a nossa seleção a homenagem de todos’. O governo do Estado vai decretar ponto facultativo amanhã, a partir das 14 horas”.

Eram os tempos do Pra Frente Brasil, salve a seleção, Ame-o ou deixe-o etc e tal.

PS: a página memorável está, por supuesto, também na internet.

ENQUANTO ISSO…

12 abril (1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]