• Carregando...
O horror, o horror
| Foto:

Deu no jornal Zero Hora: segue até o dia 16, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a mostra dedicada aos fãs dos filmes de terror. Hammer – 80 Anos de Horror apresenta 18 filmes realizados pela “lendária produtora britânica Hammer, incluindo obras-primas como os longas O Vampiro da Noite (1958), A Maldição de Frankenstein (1957) e As Bodas de Satã (1966)”.

Na mesma edição do ZR, com chamadas de capa, professor Afronsius topou com os títulos  sobre outros assuntos, mas não distantes, muito pelo contrário: “Vídeo. Policial é morto em tentativa de roubo na capital”; “Palmares do Sul = bandidos explodem banco e atacam Brigada Militar”; e, para não dizer mais nada, “Robô criado para testar confiança de humanos é destruído”…

– É preciso mais?

De qualquer modo, posto que “viver é perigoso”, Afronsius, pelo interesse que dedica ao cinema, tratou de ler a matéria sobre a Hammer.

No início, comédias

Destaca o jornal que a produtora, fundada ainda nos anos 1930, com nome homenageando a região de seu fundador, William Hinds (comediante de Hammersmith), iniciou suas atividades produzindo comédias e aventuras. “A guinada ao horror veio em 1955, com Terror que Mata, também conhecido dos fãs pelo título original The Quatermass Xperiment.”

Ainda do ZH: “Com mais de cem longas realizados até a década de 1970, a Hammer se tornou referência mundial, transformando os atores Peter Cushing e Christopher Lee em astros universais do cinema do gênero. Diretores como Terence Fisher, Roy Ward Baker e John Hough também pavimentaram suas carreiras nos projetos da produtora”. A mostra tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou. Qualquer carona com … E o Vento Levou (Gone with the Wind), 1939, de Victor Fleming, não será mera coincidência, por supuesto.

Metamorfose, de mentirinha

Sobre Terror que Mata (The Quatermass Xperiment), de Val Guest (1955) / 82 minutos, o briefing:

– Um foguete cai num campo no interior da Inglaterra. Dos três membros da tripulação, dois desapareceram misteriosamente. O terceiro, quase morto, sofre uma incrível metamorfose, se transformando em um ser monstruoso. O Professor Quatermass descobre que o mistério envolve um plano de invasão idealizado por uma estranha forma de vida alienígena.

Para encerrar, mas ainda ligado ao cinema, professor Afronsius trucou com Apocalypse Now, 1979, de Francis Ford Coppola, baseado no romance O Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Foi direto ao ato final, com o coronel Kurtz (Marlon Brando) entre a racionalidade e o instinto animal:

– O horror, o horror…

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]