• Carregando...
O Índio Condá
| Foto:

Infelizmente por conta de uma tragédia, quando poderia ser pela conquista de um título de campeão, há quem tenha indagado, ao acompanhar a cobertura da imprensa: quem foi, afinal, o índio que dá nome à Arena da Chapecoense?

Inaugurada em 2009 e de propriedade da prefeitura de Chapecó, a Arena resultou da remodelação do antigo Estádio Regional Índio Condá, construído em 1976.  Homenagem a Vitorino Condá, um dos principais líderes dos caingangues na região Oeste de Santa Catarina. Foi marcante na batalha em defesa de seu povo, ameaçado de perder suas terras para os colonizadores que, em massa e com apoio do governo, chegavam à região.

E eles, os caingangues, desenvolveram sua cultura “à sombra dos pinheirais” – Araucaria brasiliensis. Seus domínios chegavam a uma extensão territorial que abrangia, inclusive, uma vasta região entre o Rio Tietê (São Paulo) e o Rio Ijuí (nordeste do Rio Grande do Sul). No século XIX, se estendiam para oeste, até San Pedro, na província argentina de Misiones. Para dizer o mínimo, o que o Índio Condá enfrentou não foi nada fácil.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]