• Carregando...
O lado bom
| Foto:

Como se sabe, o Madureira foi eliminado da Copa do Brasil já na estreia. Levou de 2 a 0 do Maringá, no Estádio Willie Davids. De qualquer modo, velhos torcedores vêem o lado bom da competição, que tira do fundo do baú alguns clubes que ajudaram a escrever a história do futebol brasileiro, caso do centenário time carioca.

Fundado no dia 8 de agosto de 1914, o Madureira Esporte Clube também é, ou era, conhecido como Tricolor Suburbano. Ou, simplesmente, Madura. Mascote do time? O Zé Carioca por supuesto.

Goleada sobre o outro tricolor

O estádio, na Rua Conselheiro Galvão, 130, em Madureira, leva o nome de Aniceto Moscoso, o proprietário que cedeu o terreno para o clube. Foi inaugurado a 15 de junho de 1941, com o jogo Madureira x Fluminense, válido pelo Campeonato Carioca. Deu Madura, 4 a 2.

Fundado por comerciantes do bairro, mantém um recorde brasileiro: o de permanência de um time brasileiro no exterior. Em 1961, realizou 36 jogos em 144 dias, percorrendo países da Europa e da Ásia, mais os Estados Unidos, de inhapa. Retornou com 23 vitórias, 3 empates e 10 derrotas. Marcou 107 gols, média de quase 3 por partida. Além disso, foi o primeiro clube de futebol brasileiro a visitar o Japão e Hong Kong, na mesma excursão.

De Jair Rosa Pinto a Derlei

Em outubro de 1971, para ganhar mais corpo, houve a fusão do Madureira com o Madureira Atlético Clube, Madureira Tênis Clube e o Imperial Basquete Clube. Revelador de talentos, em 1974 sagrou-se campeão carioca de juniores; em 1998, de juvenis e, em 1997 e 2000, de infantis.

Entra os craques que revelou, temos Evaristo de Macedo, Jair Rosa Pinto, Lelé, Isaías, Marcelinho Carioca, Iranildo, Souza e Léo Lima. Também passou pelo clube o jogador Derlei, que viria a ser campeão da UEFA Champions League e do Mundial de Clubes pelo Futebol Clube do Porto.

Em 2006, dirigido por Alfredo Sampaio, o Madureira sagrou-se vice-campeão carioca da 1º Divisão de Profissionais, conquistando ainda, nesse campeonato, a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.

Comentário de Beronha, nosso anti-herói de plantão:

– Poxa, hoje a Seção Achados&Perdidos trabalhou pra chuchu…

ENQUANTO ISSO…

7 março

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]