• Carregando...
Quem foi?
| Foto:

Ponto de táxi. O cabôco chega, abre a porta, dá boa tarde e meio que ordena:

– Toca pro Cristo Rei.

– Qual rua?

– Presidente Beaurepaire Rohan.

– Hein? O senhor deve estar brincando…

Não estava. Existe mesmo uma rua com esse nome pouco familiar. Além de difícil de pronunciar, dá nó na língua, chama a atenção mesmo quando surge em letras de fôrma.

Vai daí que a Seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, foi acionada e saiu à cata de Beaurepaire. Foi vice-presidente da Província do Paraná, de 27 de julho de 1855 a 1 de março de 1856.

Como chegou lá: Henrique Pedro Carlos de Beaurepaire Rohan, membro da nobreza, foi militar e político. Acabou no Partido Liberal. Filho de Jaques Antônio Marcos de Beaurepaire, conde de Beaurepaire, e da anglo-portuguesa Maria Margarida Skeis de Rohan, filha de cônsul inglês que serviu no Rio de Janeiro. O pai, marechal de campo do exército francês, estava na mira de Napoleão Bonaparte. Buscou refúgio em Portugal e, pelos “relevantes serviços prestados à Coroa Portuguesa”, acabou fazendo parte do grupo que acompanhou D. João VI quando da vinda da Corte para o Brasil.

De província em província

Além de ser brindado com a Província do Paraná, foi presidente das Províncias do Pará, de maio de 1856 a outubro de 1857, e da Paraíba, nomeado por carta imperial. Em 1864, chegou a ministro da Guerra. Formado em física e matemática, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional.

Títulos e mais títulos

Com as “honras de grandeza”, por decreto de 13 de junho de 1888 recebeu o título de Gentil-Homem da Imperial Câmara, além da Grã-Cruz da Imperial Ordem de Avis e de dignitário da Imperial Ordem da Rosa e comendador da Imperial Ordem de Cristo.

Escreveu a Corografia da Província da Paraíba do Norte, publicada na Revista do Instituto Histórico da Paraíba, em 1911.

– Corografia? E ainda tem mais essa? Cacildis! Do que se trata? – trucou Beronha.

Aí, até o professor Afronsius recorreu ao dicionário:

– Corografia, s. fem. Estudo ou descrição geográfica de um país, região, província ou município, as suas características mais notáveis.

– Pombas, o cabôco era importante mesmo…

Em tempo, para quem não reside na região: a Rua Presidente Beaurepaire Rohan fica, singelamente, entre a Tocantins e a Prefeito Ângelo Lopes.

ENQUANTO ISSO…

17 abril (1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]