• Carregando...
Reencontro com Elio Petri
| Foto:

O velho fascínio do cinema. Por conta dessa paixão, um amigo do professor Afronsius se mandou de Curitiba para Campinas. A cidade paulista é palco da 1ª Mostra de Cinema Italiano. E, por supuesto, não pela entrada gratuita. É que, como revelou matéria de Camila Boehm, na Agência Brasil, foram selecionados 15 filmes contemporâneos, além de três clássicos do diretor Elio Petri (1929-1982), que é o homenageado do evento. Autor de um cinema político, Petri evidenciou mudanças na Itália do pós-guerra a partir do realismo.

Ainda da reportagem: “O brasileiro conhece muito o cinema italiano, é um cinema de projeção internacional, é um cinema clássico, de produção importantíssima, porém o cinema italiano que conhecemos ainda é o cinema clássico: é o (Federico) Fellini, o (Pier Paolo) Pasolini, o (Roberto) Rossellini”, disse o secretário de Cultura do município, Ney Carrasco.

E, segundo ele, o bom Carrasco, “a Itália continua a ter uma produção de cinema forte e significativa, de atores jovens, diretores jovens, roteiristas. Mas por alguma razão essa produção não tem a mesma penetração no mercado brasileiro que tinha no passado”. A mostra é a primeira de cinco que ocorrerão na cidade, após parceria da prefeitura de Campinas com o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da Itália).

Clássicos acima de qualquer suspeita

Elio Petri, como se sabe, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1971 com Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto), que é levado à mostra. Além de A Classe Operária Vai ao Paraíso e Juízo Final, do mesmo diretor. A carreira de Petri inclui o roteiro de 30 filmes e direção de outros 18, além de conquistar prêmios nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza e Mar del Plata.

E, em Curitiba, sobre o velho e bom cinema, há quem tenha lembrado, com um indisfarçável suspiro (“bons tempos”), do Cine de Arte Riviera, mantido a pleno vapor  durante anos pelo exibidor José Augusto Iwersen no prédio do antigo Colégio Santa Maria.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]