• Carregando...
Rumo a Dom Pedrito
| Foto:

Em recente passeio pelo bairro, em Curitiba, novo desafio: um carro com a placa de D. Pedrito – RS. Qual o gentílico? Pedritense.

Ainda a propósito do município. Nosso caçador de gentílicos, que viaja pelo Brasil sem sair do lugar, sabendo, após pesquisa, que Dom Pedrito foi fundado no dia 30 de outubro de 1872. É vizinho, ao sul, do Departamento de Rivera, Uruguai , por supuesto.

Desmembrado de Bagé, o povoamento surgiu com o contrabando. Isso mesmo. Pedro Ansuateguy, um espanhol de apelido Dom Pedrito, chefiava a atividade ilegal abrindo picadas que deram origem a estradas, daí o nome do município.

Das origens

O povoamento da região começou em 1800 e a emancipação veio em 1872. Inicialmente, denominou-se Nossa Senhora do Patrocínio de Dom Pedrito. E, posteriormente, passou a se chamar somente Dom Pedrito. A partir de 1888, a sede foi elevada à categoria de cidade.

A região foi palco de três conflitos: Revolução Farroupilha, Revolução Federalista de 1893 e a Revolução de 1923. O Tratado de Paz da Revolução Farroupilha ocorreu em Ponche Verde (Dom Pedrito), o que levou a cidade a ter a denominação de Capital da Paz.

Vivendo principalmente da criação de gado e da triticultura, Dom Pedrito manteve sua abrangência geográfica desde a emancipação, não dando origem a nenhum outro município.

No final do século XX, registrou grande impulso com a orizicultura (cultura de arroz). No início do século XXI, nova etapa com o plantio de uvas para a elaboração industrial de vinho e outras frutas, como o melão.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]