• Carregando...
Sinal dos tempos
| Foto:

Noticiou a BBIIBriosa, Brava e Indormida Imprensa – : um telescópio da Austrália detectou sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517, perto da constelação de Ara, lançado há 5 bilhões de anos.

A Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (Csiro) acrescentou que a descoberta permitirá conhecer um período pouco estudado da história do universo.

– Oba! – comemorou Natureza Morta.

A emissão de rádio com 5 bilhões de anos estava “gravada” em gás de hidrogênio e viajava em direção à Terra, “que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia”. Outros observatórios não puderam captar este sinal, quase imperceptível, “porque estava escondido no fundo do som de rádio. No entanto, o silêncio radioeletrônico do observatório permitiu que o sinal fosse captado claramente”.

Já o Beronha não deixou por menos, traduziu o sinal captado:

Ú-úúúú! E aí, tudo belê? Logo estarei com vocês no face. Com certeza.

O caldo de uma panela fervendo

Para falar sério, professor Afronsius preferiu recorrer ao livro Criação Imperfeita, do confiável físico Marcelo Gleiser, Editora Record, 2010. Abordando Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza, ele ensina:

– Embora aparentemente sereno, o Universo está em permanente ebulição, como se fosse o caldo de uma panela fervendo. Ou seja, em transformação.

E, para que o cidadão comum possa entender o que se passa, é ainda do físico a receita para fazer uma galáxia numa xícara de café:

– Basta você pôr um pouco de creme bem devagar sobre o café e misturar delicadamente os dois fluidos por alguns segundos. Em pouco tempo você verá uma galáxia espiral surgir na sua xícara.

Nova intervenção do nosso anti-herói de plantão, o Beronha:

– Não entendi bulhufas. Bem mais fácil é captar o recado da tal  galáxia, a PKS B1740-517… Que não é prefixo de trem.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]