• Carregando...
Tropa conquista a Câmara
| Foto:

Natureza Morta se divertiu muito com as prosas que aconteceram na reunião pública da Câmara Municipal de Curitiba, quinta-feira passada. Dificuldade mesmo foi amarrar seu cavalo junto à porta…

Quem confidenciou, em off dos offs, foi o escritor Carlos Solera, que, agora, oficialmente, continua com a palavra – e a cuia ao alcance da mão:

– Mais de 120 pessoas – aficionados, historiadores e representantes de 21 instituições públicas – lotaram o salão de Atos da Câmara. Até um “vereador tropeiro”, o pastor Luis Santos, se pôs em marcha e veio de Sorocaba para valorizar o encontro.

Lindos momentos artísticos, com o Arco Iris, grupo sênior de senhoras que faz danças circulares; o pessoal do CTG 20 de Setembro com seu gaiteiro e dançador de Chula, além do Douglas, sempre instruindo a juventude; Silvestre Alves, o Cancioneiro da Rota e seu inseparável violão; a declamatória do tropeiro Velocino Fernandes.

Chimarrão da melhor qualidade, rodando de mão em mão, no ato significativo de amizade.

Vitamina na prosa tropeira

Recebendo os visitantes, o presidente da CMC, vereador Paulo Salamuni, agora Comendador Tropeiro Brasil, junto com os também novos comendadores, vereador Jorge Bernardi, proponente da reunião pública e Moacir Carvalho, assessor jurídico de seu gabinete parlamentar. Eles transmitiram a todos a conhecida cortesia e hospitalidade paranaense.

Prosa tropeira pelo Vitamina e Solera, resgatando a historia do Paraná. Debates e inúmeras sugestões para a formalização da Carta Tropeira de Curitiba marcaram o gabarito cultural dos que se faziam presentes. Registradas e reconhecidas por todos as proposições. Elas agora receberão seu formato documental para compor o Banco de Dados que vai sendo montado para encaminhamento ao IPHAN e Unesco, em breve. A busca e titulação como Patrimônio Imaterial do país pelo IPHAN e Cultural da Humanidade pela Unesco ao Tropeirismo brasileiro e ao seu executor chefe, o Tropeiro.

Foi instituída também a Semana da Cultura Tropeira  de Curitiba, com data maior comemorativa anualmente a 19 de setembro.

Logo tudo estará pronto para divulgação e recolhimento pelos interessados.

Encerrando o dedo de prosa, a mensagem de Solera:

– Abraços e inté o próximo pouso…

Inté.

ENQUANTO ISSO…

15 abril (1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]