• Carregando...
“Viajando” nas placas
| Foto:

Dando o seu giro matinal pelo (cada vez mais efervescente) bairro do Juvevê, professor Afronsius, olho de lince, anotou (mentalmente) a placa de um automóvel: Girau do Ponciano. Isso mesmo. Depois, tratou de localizar o município, do qual nunca tinha visto falar. Estacionado em Curitiba, o veículo estava a exatamente 2.174 km de Girau do Ponciano, que vem a ser um município do estado de Alagoas. Fundado em 1959, antigamente levava o nome de Belo Horizonte – ou Ponciano.

Distrito no município de Traipu, em 1958, pela lei estadual nº 2101 de 15 de julho daquele, foi elevado à categoria de município. Isso no dia 1.º de janeiro de 1959.

O gentílico? Quem nasce lá é ponciense.

– E Girau, o que vem a ser? –  quis saber o Beronha.

– Girau: mesa improvisada, usada na zona rural, conforme o glossário cuiabano.

Pertencente à Mesorregião do Agreste Alagoano e à Microrregião de Arapiraca, localiza-se a Oeste da capital do estado. Segundo o IBGE, sua população em 2015 era de 40.519 habitantes, sendo uma das maiores de Alagoas. Fica perto de Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, onde, aliás, nasceu o nosso amigo José Juarez Coelho, o dono do antigo Nosso Bar, em Curitiba.

É, esse Brasil é imenso.

ENQUANTO ISSO*

* PS: otorrinolaringologista é um nome tão extenso que até médico  especialista “come” um dos seus erres.

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]