• Carregando...
Agora só em 2013
| Foto:
Divulgação
Na terceira versão de Bioshock, protagonista deixa o mundo submerso para se aventurar numa cidade flutuante

Não, o ano não está acabando e ainda temos seis meses pela frente. Não que seja um semestre muito promissor para os gamers. O fato é que, mesmo os mais otimistas, já entenderam o recado deixado por aquela E3 monótona e sem ideias realizada no começo do mês: os melhores jogos só em 2013. Hora então de repensar as prioridades. Dar uma chance para aquele título bem avaliado pela crítica e que não deu tempo para jogar e que provavelmente está com um preço muito mais atraente. As promoções de verão (do hemisfério norte, claro) começam em poucos dias no Steam e concorrentes. E sempre pinta aquele jogo independente do nada usando todas as fórmulas da magia negra para conquistar nossas almas. Enquanto o leitor atinge o nível 99 em Diablo III, esta coluna separa os lançamentos mais esperados e que só chegam no ano que vem, provavelmente último grande ano dos consoles da atual geração. Em 2014, amigos, Playstation 3 e Xbox 360 serão coisa do passado.

Um dos destaques da recente E3 foi The Last of Us, exclusivo para PS3 desenvolvido pela mesma produtora da franquia de sucesso Uncharted. O vídeo mostrado na feira impressionou o público ao começar num cenário de destruição melancólico e soturno e terminar com um tiro de escopeta na cara de um dos personagens. Esteticamente, lembra muito o trabalho anterior dos programadores da Naughty Dog, provavelmente foi usado o mesmo motor gráfico. As diferenças ficam numa jogabilidade mais pausada e com menos ação. O suspense entra no lugar do tiroteio desenfreado, até porque a munição é bem escassa. Como todos os jogos que serão citados aqui, não tem uma data oficial de lançamento. Única previsão é que chega em 2013.

BioShock Infinite (PC, X360 e PS3) já está um bom tempo no noticiário e se esperava que, tendo aparecido vasto material de divulgação, fosse lançado ainda este ano. Não vai. Nesta terceira versão de uma das melhores séries surgidas nos últimos anos, o protagonista deixa o mundo submerso de Rapture para se aventurar numa cidade flutuante.

Pense num western ambientado nos anos 1990, só que decadente. Quer dizer, mais decadente ainda. Para contextualizar: BioShock Infinite foi eleito a melhor promessa da E3 do ano passado.

Na semana passada, esta coluna afirmou que God of War: Ascension (PS3) trazia “mais do mesmo”. Um dos poucos leitores criticou o termo e lembrou que o vídeo mostrado na E3 teve repercussão e que há novidades: um modo multiplayer. Reconheço a infelicidade das palavras escritas. “Mais do mesmo” só poderia ser um elogio. Afinal, quem não gosta de esmagar botões com voracidade contra monstros? Porém, falar de multiplayer como novidade num jogo a ser lançado, talvez, em 2013 não deveria gerar grandes comoções. No fim, é um dos que estará na lista dos mais desejados.

Watch Dogs (PC) foi o grande destaque da E3 deste ano ao trazer um mundo aberto de exploração com a temática hacker. E um dos grandes atrativos é o que torna tudo nebuloso. Os gráficos parecem estar um passo à frente da atual geração dos consoles. Indagada, a Ubisoft foi evasiva e afirmou que o jogo deve ser lançado nos computadores e em consoles de alta resolução. Como isso não quer dizer muito, este colunista classifica como “muito provável” que o lançamento seja adiado para 2014, quando, olhem só, os novos videogames estarão batendo na porta.

Todos os games citados acima são coisa séria. Por isso, entra na lista South Park: The Stick of Truth (X360 e PS3), para dar um sopro de bom humor. Não tem nada de especial. Os gráficos são igualmente toscos como a animação televisiva, tem mesmos dubladores e roteiristas. Ou seja, não podia ser melhor. Piadinhas politicamente incorretas num RPG. Das grandes franquias, também devem chegar só em 2013: Tomb Raider (PC, X360 e PS3), DmC: Devil May Cry (X360 e PS3), Metal Gear Rising: Revengeance (X360 e PS3), Gears of War: Judgment (X360), Crysis 3 (PC, X360 e PS3) e Dead Space 3 (PC/PS3/360).

É notório que o último ano de uma geração é profícua em jogos de qualidade. Pela quantidade de lançamentos represados para 2013, restam poucas dúvidas se tratar do último grande ano dos atuais videogames.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]