• Carregando...
O hipster dos hipster ganha novo look
| Foto:

Um cara durão, mas não sem estilo. Porta um bigode bem cuidado. Tem uma barba rala para dar o acabamento no rosto angular. Não se furta em usar roupas “vintage” no estilo “army”. O look final é composto por um tapa-olho. Dê um celular com instagram para Solid Snake e os hipsters terão um novo deus para adorar. Até no nome o protagonista de Metal Gear é contemporâneo.

A série Metal Gear nasceu em 1987 como um amontoado de referências com os clássicos filmes de ação. Nos anos 80, longas como Máquina Mortífera e Exterminador do Futuro estavam bombando nos cinemas. Uma época em que filme de ação tinha qualidade e não se resumia a uma cena com o herói sobrevivendo a uma explosão em câmera lenta, como atualmente. Estes caras, além de indubitavelmente machos, tinham profundas marcas psicológicas que não poderiam ser resolvidas num divã. E partiam pelo mundo descarregando suas frustrações em forma de bala.

Fotos: Divulgação
Metal Gear: jogo baseado no clássico Fuga de Nova York, com Kurt Russel

Um dos mais icônicos destes personagens de ação foi Snake Plissken, interpretado por Kurt Russell (que dá um chute de calcanhar nos glúteos de qualquer Vin Diesel da vida) no ultra clássico Fuga de Nova York, de 1981. Se o leitor não assistiu ao filme, corra para a locadora (ainda existe?) antes de terminar de ler esta coluna. Enfim, Plissken é a base para a criação de Snake, o que já classifica Metal Gear como o melhor jogo já feito sobre um dos melhores filmes da história. E não há contra-argumento válido que invalide esta afirmação. Desculpe aí.

Então, eis que surge Metal Gear Solid HD Col­­lection fazendo uma recapitulação quase completa em todo o legado da série. Agora, os proprietários de um Playstation 3 ou Xbox 360 poderão reviver momentos clássicos do segundo bigodudo mais importante na cultura pop. O primeiro ainda é o Super Mario Bros. O pacote especial funciona como uma releitura de clássicos que podem, pela primeira vez, serem jogados em televisores modernos de forma digna. A coleção traz Metal Gear Solid 2: Sons of Li­­berty (lançado originalmente no Playstation 2), Snake Eater (PS2) e Peace Walker (PSP). Além disso, dentro de Snake Eater o jogador encontra­­rá os dois primeiros títulos lançado para o MSX, na década de 80, com seus gráficos em 8 bits.

Um adendo importante. Todos os jogos citados, de autoria de Hideo Kojima, foram considerados obras-primas quando lançados. E não se tornaram menores com o passar do tempo. É só se despir do preconceito contra os gráficos não tão modernos que o jogador encontrará o ápice do que a indústria dos videogames poderá produzir. E não há exagero aqui. Kojima é um dos poucos que sabe mesclar uma história kitsch, um personagem brega (hipster!) com boas doses de testosterona jorrando pela tela. Não há qualquer problema em um espião carregar cinco armas, dezenas de granadas, facas, cordas e bazuka num ambiente nuclear e manter a elegância e fidalguia.

Sons of Liberty foi o grande responsável por colocar a franquia no primeiro escalão. Lançado já no meio da vida útil do Playstation 2, era uma revolução tecnológica com seus gráficos estonteantes para a época. Único erro foi não ter Snake como protagonista, cuja sequência fez questão de se redimir. A jogabilidade dos dois é praticamente a mesma da época. A Konami fez apenas melhorias estéticas, na tentativa de diminuir a quantidade de serrilhados. A deliciosa cereja do bolo, no entanto, ficou com Peace Walker, que até o momento só poderia ser degustado no portátil da Sony. Além da repaginação no visual, houve melhorias nos comandos. No portátil, a movimentação da câmera prejudicava em alguns momentos o desenvolvimento da ação. Problema resolvido com os dois direcionais analógicos dos consoles.

Quem gosta de videogames tem que perder horas com pelo menos um dos títulos citados. Quem gosta de parecer moderno também. Vou comprar hoje um tapa-olho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]