Falando de Música http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/rss/ Música de linguagem: suas tendências, características, público, vícios e fascínio Sun, 24 Apr 2016 11:46:10 +0000 pt_BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.1.10 Com 5,8 milhões de views em 24 horas, Melody mostra porque é melhor que Kefera http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/com-58-milhoes-de-views-em-24-horas-melody-mostra-porque-e-melhor-que-kefera/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/com-58-milhoes-de-views-em-24-horas-melody-mostra-porque-e-melhor-que-kefera/#comments Thu, 05 May 2016 23:42:53 +0000 Júlio Boll http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/?p=485 Os fãs de Kefera Buchmann que me deem licença, e os que repugnam Mc Melody também. Afinal, estamos falando de uma youtuber consagrada, com livro lançado, milhões de visualizações a mais, e do outro lado, uma criança, de 9 anos, que vem causando polêmica por ser tão nova e insistir em um falsete péssimo. Na […]]]>

Os fãs de Kefera Buchmann que me deem licença, e os que repugnam Mc Melody também. Afinal, estamos falando de uma youtuber consagrada, com livro lançado, milhões de visualizações a mais, e do outro lado, uma criança, de 9 anos, que vem causando polêmica por ser tão nova e insistir em um falsete péssimo.

Na noite desta quarta (5), a pequena Melody completou 24 horas no ar com seu novo videoclipe, uma paródia de “Work”, da cantora Rihanna, e registrou 5,8 milhões de visualizações no Facebook, gerando mais de 80 mil compartilhamentos. Se você ainda não sabe deste clipe, assista abaixo:

Ok, trata-se de uma letra péssima, referenciando o próprio pé e o suposto chulé da garota. Mas não dá para negar: não é qualquer fenômeno aí que registra tantas visualizações em um único dia. Melody já pode, sim, ser enquadrada como uma vlogger de sucesso, mesmo que a proposta seja investir em seu falsete que já virou meme eterno das redes sociais.

Com produção simples, o vídeo tem um garoto com um bigode pintado com canetinha e uma série de detalhes que mostram o que Melody tem de melhor: poucos recursos e muita, mas muita sinceridade, sabendo brincar com uma letra tão grudenta como “Work” é.

Menos de um mês antes, a curitibana Kefera Buchmann também virou assunto nas redes sociais com a paródia da mesma canção da cantora do hit “Diamonds”. Na ocasião, ela virou polêmica por uma série de deslizes que cometeu nos vídeos: o seu auxiliar de cena, que interpretava Drake, tinha blackface; e fora a letra que trazia pontos que poderiam referenciar o machismo e incentivar a rivalidade feminina em frases como “Quem é essa que cê deu like e essa vaca no WhatsApp? Eu vi na sua timeline, curtindo foto de biscate”. O teor da produção gerou tanta polêmica que foi retirado do ar pelo YouTube, menos de um dia depois. Veja o vídeo de Kefera abaixo (republicado por um fã):

São duas paródias com propostas bem diferentes, e que ganharam uma repercussão bem diferente para o público. Mas somente com essa situação podemos ver o quanto uma sai ganhando, enquanto a outra prefere seguir a sua vida de webcelebridade pouco sabendo lidar com críticas.

Melody, mesmo com uma letra totalmente infantil e com um falsete pouco amado, mostra que está na rede com uma proposta bem clara: fazer as pessoas rirem e, sim, alcançar a fama. Já Kéfera, há muito tempo, já revela que não tem outra proposta: lucrar, lucrar, polemizar e pouco se importar com o que as pessoas tem a dizer sobre o seu trabalho.

Devido às críticas, Kéfera se pronunciou somente via Snapchat, dizendo que utilizou uma técnica teatral, sem intenção de estimular o racismo. Ok. Conseguimos entender sim, mas justificar um deslize somente via Snap – ainda em uma questão problemática por trás –  mostra que a pessoa não consegue lidar com a fama, da responsabilidade social e do que cada gesto seu pode representar na web, ainda mais de alguém que tem mais de 8 milhões de inscritos no YouTube.

Portanto, de um lado, temos uma paródia infantil, com um falsete hilário no final, mas de uma inocência sem igual de alguém que só quer conquistar seu espaço. Do outro, um clipe que reflete uma falta de reflexão sobre o assunto, atenção aos detalhes e uma letra pouco decente. Nesse caso, até falar do chulé do pé é mais interessante do que instigar e provocar uma avalanche de comentários horríveis sobre racismo, machismo e tantos outros males que o mundo precisa lidar e vencer.

Conteúdo? Nenhuma das duas têm, de fato. Mas caráter e inocência são duas coisas que valem ouro, e que precisam de representatividade, principalmente nas redes sociais.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/com-58-milhoes-de-views-em-24-horas-melody-mostra-porque-e-melhor-que-kefera/feed/ 0
Eduardo Suplicy cai abraçado com fã em metrô e viraliza na rede; assista http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/eduardo-suplicy-cai-abracado-com-fa-em-metro-e-viraliza-na-rede-assista/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/eduardo-suplicy-cai-abracado-com-fa-em-metro-e-viraliza-na-rede-assista/#comments Thu, 05 May 2016 22:53:47 +0000 Júlio Boll http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/?p=482 A rede não perdoa ninguém. Nesta quinta (5), além da queda de Cunha na presidência da Câmara, um tuíte de um estudante que republicou a queda de Eduardo Suplicy no metrô movimentou as redes sociais. O ex-senador, que estava abraçado de uma fã, acabou caindo dentro do vagão; assista: O vídeo do Suplicy namoradeiro caindo […]]]>

A rede não perdoa ninguém. Nesta quinta (5), além da queda de Cunha na presidência da Câmara, um tuíte de um estudante que republicou a queda de Eduardo Suplicy no metrô movimentou as redes sociais. O ex-senador, que estava abraçado de uma fã, acabou caindo dentro do vagão; assista:

Como sempre, a queda do político não podia deixar de virar piada na rede de microblogs. Publicado por um usuário da rede social, o tuíte já possui mais de 4,2 mil retuítes e 3,6 mil curtidas desde a noite desta quarta (4).

Em entrevista à Veja São Paulo, Suplicy disse que a moça exagerou no abraço e que era apenas uma admiradora, que pediu uma foto e um autógrafo. “Teve só beijo no rosto, e não na boca”, retrucou, em bate-papo com a revista.

A internet não reagiu bem ao tombo. Confira os melhores tuítes sobre o fato:

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/eduardo-suplicy-cai-abracado-com-fa-em-metro-e-viraliza-na-rede-assista/feed/ 0
A fumaça e o fogo http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/a-fumaca-e-o-fogo/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/a-fumaca-e-o-fogo/#comments Thu, 05 May 2016 22:32:00 +0000 babbocamargo http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/?p=16376 O estado da Califórnia, o mais povoado dos Estados Unidos (39 milhões de habitantes), elevou a idade legal para fumar dos 18 para os 21 anos – dentro de  medidas legislativas que regulam também os cigarros eletrônicos. Foi o que o professor Afronsius leu na Agência Brasil, matéria da Agência Lusa, com edição de Denise […]]]>

O estado da Califórnia, o mais povoado dos Estados Unidos (39 milhões de habitantes), elevou a idade legal para fumar dos 18 para os 21 anos – dentro de  medidas legislativas que regulam também os cigarros eletrônicos.

Foi o que o professor Afronsius leu na Agência Brasil, matéria da Agência Lusa, com edição de Denise Griesinger.

O projeto de lei aguardava apenas a assinatura do governador, o democrata Jerry Brown, que rubricou a nova norma ontem. Assim, a Califórnia juntou-se ao Havaí, onde, agora, “a idade mínima para fumar é a mais elevada dos Estados Unidos”.

Este novo pacote de medidas sobre o tabaco foi aprovado apesar da rejeição da maioria dos deputados republicanos. O senador democrata Ed Hernández, que apoia a iniciativa, assinalou que “a medida vai salvar vidas porque fará com que menos adolescentes comecem a consumir tabaco”.

Por outro lado, a venda de armas de fogo continua com sinal verde, matutou professor Afronsius lá com seus botões. E recorreu ao poeta:

– Como diria Drummond:

Mundo mundo vasto mundo,

se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

(Carlos Drummond De Andrade, Poema de sete faces)

ENQUANTO ISSO…

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/a-fumaca-e-o-fogo/feed/ 0
Ricardo Barros volta a ser cotado para Saúde, agora em eventual governo Temer http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/de-brasilia/ricardo-barros-volta-a-ser-cotado-para-saude-agora-em-eventual-governo-temer/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/de-brasilia/ricardo-barros-volta-a-ser-cotado-para-saude-agora-em-eventual-governo-temer/#comments Thu, 05 May 2016 21:15:59 +0000 Catarina Scortecci http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/de-brasilia/?p=163 O deputado federal pelo Paraná Ricardo Barros (PP) voltou a ser cotado para o Ministério da Saúde, mas agora dentro de um eventual governo Temer (PMDB). Dias antes do processo de impeachment contra a presidente Dilma ser votado no plenário da Câmara dos Deputados, em meados de abril, Barros chegou a ser cotado para a […]]]>
Deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). Foto: Ananda Borges/Câmara dos Deputados.

Deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). Foto: Ananda Borges/Câmara dos Deputados.

O deputado federal pelo Paraná Ricardo Barros (PP) voltou a ser cotado para o Ministério da Saúde, mas agora dentro de um eventual governo Temer (PMDB).

Dias antes do processo de impeachment contra a presidente Dilma ser votado no plenário da Câmara dos Deputados, em meados de abril, Barros chegou a ser cotado para a mesma pasta, mas pelos aliados da petista, que ainda tentavam negociar apoio de políticos para evitar votos favoráveis ao impedimento.

Na época, Barros negou ter recebido qualquer convite, mantendo a intenção de assumir uma secretaria no governo do Paraná.

Às vésperas da votação na Câmara dos Deputados, o PP ainda desembarcou da base aliada, orientando seus filiados a votarem a favor do impeachment. Pessoalmente contra a destituição, Barros acabou seguindo orientação do partido, se despedindo do cargo de vice-líder do governo Dilma (PT).

Agora, pepistas voltam a falar de Barros, como um possível nome para a Esplanada dos Ministérios já desenhada pelo vice-presidente da República Michel Temer.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/de-brasilia/ricardo-barros-volta-a-ser-cotado-para-saude-agora-em-eventual-governo-temer/feed/ 0
08 de maio: o dia delas http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/08-de-maio-o-dia-delas/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/08-de-maio-o-dia-delas/#comments Thu, 05 May 2016 20:05:47 +0000 InstitutoGRPCOM http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/?p=2750 (Foto: Acervo)

(Foto: Acervo)

Na semana das mães, é imprescindível que todas as mulheres – sendo mães ou não – façam uma reflexão ampla e verdadeira sobre este papel. O que significa ser mãe? Qual a importância da mãe na vida do filho? Qual a força que uma mãe exerce em relação as atitudes que tomamos e a tudo que vivemos? O que vem acontecendo com as mães brasileiras?

Ser mãe não é tarefa fácil. É a única “profissão” que não pode ser reavaliada ou mudada: é para a vida inteira e não tem nem aposentadoria. Além disso, não há curso ou bibliografia que forme ou prepare uma mãe. Mãe é intuição, sentimento, momento. Cada mãe segue seu caminho, percebendo sua imensidão e o quanto sua responsabilidade é imensurável.

Ser mãe é algo além do explicável. E é uma profissão que está ficando cada vez mais complexa. Quantas famílias não estão optando por ter um filho apenas? Isso porque a vida feminina mudou completamente. A entrada no mercado do trabalho e as possibilidades de empoderamento profissional têm deixado as mulheres com uma série de questionamentos na hora da decisão de ser mãe. Após ter um filho, a mulher se transforma e assume diversos papéis: mãe, esposa, amante, profissional, cuidadora do lar, apaziguadora de conflitos, consultora, gestora, conselheira…ela se torna um outro ser humano.

Como educadora há 30 anos, pude comprovar como o papel da mãe é fundamental para a criação de indivíduos felizes, saudáveis e bem resolvidos. É ela que imprime na criança o verdadeiro significado da vida. É a mãe que projeta tudo de melhor para seu filho. É a mãe que se realiza na realização do filho, que deixa de viver em função da sua prole. Somos o que somos pela mãe que tivemos.

Por isso, nesta semana especial, vale olhar em torno de nós, aplaudir e agradecer as mulheres que se tornaram mães. Afinal, são elas que, com seu poder, fazem a vida continuar existindo. Meu louvor a estes seres iluminados, que fazem da profissão de mãe a mais completa e eterna maneira de viver. Parabéns mães!

* Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, mãe e  vice-presidente Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.  

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/08-de-maio-o-dia-delas/feed/ 0
Temer corre risco de ser atingido com afastamento de Cunha http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/temer-corre-risco-de-ser-atingido-com-afastamento-de-cunha/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/temer-corre-risco-de-ser-atingido-com-afastamento-de-cunha/#comments Thu, 05 May 2016 19:42:04 +0000 Célio Martins http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/?p=4266   Aliados do vice-presidente da República, Michel Temer, avaliam que o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pode ter consequências negativas neste momento para o novo governo que se formará, caso a presidente Dilma Rousseff seja impedida pelo Senado. Para esses aliados, Waldir Maranhão (PP-MA), que passa a responder […]]]>

 

Temer e Cunha se confabulam durante cerimônia na Câmara, em novembro passado. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Temer e Cunha se confabulam durante cerimônia na Câmara, em novembro passado. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Aliados do vice-presidente da República, Michel Temer, avaliam que o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pode ter consequências negativas neste momento para o novo governo que se formará, caso a presidente Dilma Rousseff seja impedida pelo Senado.

Para esses aliados, Waldir Maranhão (PP-MA), que passa a responder pela presidência da Câmara, representa um risco para Temer. Maranhão votou contra o impeachment e assume o comando da Casa em meio à tramitação de um novo processo de afastamento, desta vez contra Michel Temer. No processo, Temer é apontado de também ter cometido pedaladas fiscais, principais razões alegadas na abertura da ação contra a presidente Dilma.

Líderes de vários partidos políticos lançaram uma nota conjunta criticando a decisão do ministro do STF Teori Zavascki, pela manhã. Temer participou do encontro que durou cerca de duas horas e foi realizado no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Temer teria opinado sobre a nota que fala em “desequilíbrio institucional entre os poderes da República”, apesar de não ter apoiado formalmente o documento. Em parte do texto, os parlamentares destacam que “a manutenção (da liminar que suspendeu o mandato de Cunha) pode acarretar consequências danosas e imprevisíveis para a preservação da higidez da democracia do Brasil”.

A reunião contou com a presença dos líderes das bancadas Jovair Arantes (PTB), Paulinho da Força (SD), e Leonardo Picciani (PMDB), além dos deputados Baleia Rossi (presidente do PMDB de São Paulo) e Maurício Quintella (AL), que já exerceu a função de líder do PR na Câmara. Os ex-ministros Geddel Viera Lima e Eliseu Padilha também participaram do encontro.

O deputado federal e aliado de Cunha Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, disse que Teori se adiantou e para criar um “fato consumado” e considerou a decisão como uma intromissão do STF no Poder Legislativo.

O próprio Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teria dito a interlocutores que seu afastamento “dará argumentos à defesa da presidente Dilma para questionar a legalidade do processo de impeachment”. Cunha teria dito ainda que a decisão do STF pode prejudicar o vice-presidente Michel Temer, caso ele assuma a Presidência.

Logo após o ministro Teori Zavascki ter determinado o afastamento de Cunha, o advogado-geral da União, ministro José Eduardo Cardozo, anunciou que vai pedir ao STF a anulação do processo contra Dilma Rousseff com base na decisão que afastou Cunha. “A decisão do Supremo mostra clarissimamente. Indiscutível. Eduardo Cunha agia em desvio de poder”, afirmou Cardozo.

“Cunha ameaçou a presidente da República de que ele abriria o processo do impeachment se o PT não desse os votos para salvá-lo no Conselho de Ética. O que o Supremo decide hoje é exatamente a demonstração do seu modus operandi”, destacou ainda o ministro.

As senadoras Fátima Bezerra (PT-RN) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediram o arquivamento da denúncia contra a presidenta Dilma na comissão que analisa o pedido de impeachment no Senado. Elas argumentaram que o afastamento de Cunha, pelo STF, comprova a nulidade do processo.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/temer-corre-risco-de-ser-atingido-com-afastamento-de-cunha/feed/ 0
Pessoal e exclusivo: os itens personalizados estão na moda http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/pessoal-e-exclusivo-os-itens-personalizados-estao-na-moda/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/pessoal-e-exclusivo-os-itens-personalizados-estao-na-moda/#comments Thu, 05 May 2016 19:00:38 +0000 ivyg http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=721 O sistema de moda como conhecemos hoje tem sua origem na Idade Média, quando a burguesia passou a reproduzir a vestimenta da nobreza visando igualar-se esteticamente para elevar seu status social. Os nobres, para permanecerem diferenciados, adotavam novos estilos que quando copiados pelos burgueses eram novamente substituídos e assim sucessivamente.

Buscar status e diferenciação através do que se veste é um dos princípios da moda, bem como representar “quem sou” ou “em que grupo (social, ideológico etc) estou inserido”. A democratização das tendências, com redes de fast fashion reproduzindo de forma veloz as propostas das grifes de luxo, além das falsificações e produtos inspired, torna cada vez mais incomum a “exclusividade estética” (ainda que as grifes permaneçam restritas a consumidores específicos). Nesse cenário, até mesmo grandes marcas buscam meios de diferenciar-se e agregar valor ao produto original frente às réplicas. A personalização de itens de moda é um desses meios.

A modelo Karlie Kloss com jaqueta personalizada na campanha de primavera/verão 2016 da Topshop. (foto: Tyrone Lebon para Topshop)

Personalizar, seguindo próprio significado da palavra, torna o item pessoal e exclusivo. Famosa por seus acessórios com monogramas, a Louis Vuitton, uma das marcas de bolsa mais copiadas do mundo, elevou ainda mais o status de suas peças quando passou a oferecer o serviço de personalização: é ainda mais luxuoso, e à prova de réplicas, ter uma bag da grife com suas iniciais!

Acessórios “criados” por quem vai usá-los também ganharam força. É o caso das pulseiras com berloques da joalheria Pandora e da linha Life by Vivara. No Brasil, outros dois bons exemplos são as marcas Blue Bird Shoes e  Mims. A primeira delas trabalha com apenas um modelo de calçado, o loafer, que pode ser personalizado com textos de até três letras em cada pé. Já a Mims (de Made It Myself) traz doze modelos de bolsas de couro que ganham materiais, cores e acabamentos escolhidos pela cliente através do e-commerce da marca.

Campanha Life Colors, da Vivara. (crédito: divulgação)

A exclusividade sempre terá (muito) valor! Atualmente, mais que um produto numerado, peças que tragam as escolhas de quem usa, seja na combinação de cores, na gravação do próprio nome ou apelido, ou em pingentes que contem um pouco da história pessoal, são conquistadores. Em meio às tendências que vão e vem, vale investir, como consumidora e como empresária, em uma boa e eterna peça única!

Conhece ou tem uma marca de moda que trabalha com itens personalizados? Conta pra nós!

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/pessoal-e-exclusivo-os-itens-personalizados-estao-na-moda/feed/ 0
Mulher e filha de Cunha devem ser denunciadas nesta sexta http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/mulher-e-filha-de-cunha-devem-ser-denunciadas-nesta-sexta/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/mulher-e-filha-de-cunha-devem-ser-denunciadas-nesta-sexta/#comments Thu, 05 May 2016 18:52:34 +0000 katnab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/?p=215 Claudia Cruz e Danielle Dytz, esposa e filha de Eduardo Cunha. Fotos: Marcos Oliveira / Agência Senado e Pedro Ladeira / Folhapress

Claudia Cruz e Danielle Dytz, esposa e filha de Eduardo Cunha. Fotos: Marcos Oliveira / Agência Senado e Pedro Ladeira / Folhapress

O Ministério Público Federal (MPF) deve apresentar nesta sexta-feira (6) denúncia contra Claudia Cruz e Danielle Dytz, respectivamente, esposa e filha do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no âmbito da operação Lava Jato. Uma entrevista coletiva foi marcada para às 14h desta sexta para apresentação da acusação.

A informação, porém, não é confirmada pelos procuradores da força-tarefa, que sempre mantém sigilo sobre o teor das denúncias a serem apresentadas na Lava Jato. Caso a acusação seja aceita pelo juiz federal Sergio Moro, elas, a exemplo de Cunha, se tornarão rés da operação.

As investigações que envolvem ambas foi enviada para Curitiba por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, no dia 15 de março. A determinação atendeu a um pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot sob a justificativa de que elas não têm foro privilegiado para serem investigadas pelo STF.

O teor das acusações ainda é sigiloso. Mas, conforme denúncia contra Cunha apresentada no dia 4 de março no STF, deve fazer referência ao uso de dinheiro de propina da Petrobras para sustentar compras de luxo de Claudia e Danielle. Segundo o documento, foram cerca de US$ 86 mil gastos entre dezembro de 2012 e julho de 2015.

Além de beneficiária dos desvios de Cunha, Cláudia é apontada como titular de uma das contas da família na Suíça, pela qual, segunda a denúncia contra o parlamentar, transitou dinheiro ilícito. Danielle aparece como beneficiária da conta. Janot sustenta que houve gasto de grandes valores em restaurantes, hospedagens e viagens ao exterior.

Prazos

Os procuradores da Lava Jato ainda têm que correr contra o tempo. Há investigações em caráter de urgência – com presos – que precisam ser alvo de denúncia rapidamente, como as referentes à 27ª e 28ª fases da Lava Jato. Da primeira, ainda está preso o empresário Ronan Maria Pinto, dono do Diário do Grande ABC, e, da segunda, o ex-senador Gim Argello.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/mulher-e-filha-de-cunha-devem-ser-denunciadas-nesta-sexta/feed/ 0
Existe uma fórmula matemática para achar o amor da sua vida http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/periscopio/existe-uma-formula-matematica-para-achar-o-amor-da-sua-vida/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/periscopio/existe-uma-formula-matematica-para-achar-o-amor-da-sua-vida/#comments Thu, 05 May 2016 17:02:57 +0000 Carlos Coelho http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/periscopio/?p=49 Em um sucesso dos anos 1980, o grupo Kid Abelha e o cantor Leo Jaime lamentavam não achar a fórmula do amor. Bem, talvez eles não tenham procurado direito, pois ela existe desde os anos 1950, como conta reportagem do site Quartz. Segundo a “teoria da parada ótima”, atribuída ao matemático norte-americano Merrill Flood (embora não haja […]]]>
Foto: VisualHunt

Foto: VisualHunt

Em um sucesso dos anos 1980, o grupo Kid Abelha e o cantor Leo Jaime lamentavam não achar a fórmula do amor. Bem, talvez eles não tenham procurado direito, pois ela existe desde os anos 1950, como conta reportagem do site Quartz.

Segundo a “teoria da parada ótima”, atribuída ao matemático norte-americano Merrill Flood (embora não haja certeza de que tenha sido realmente ele a criar), o segredo é deixar passar 37% das suas primeiras opções e escolher a próxima boa opção.

Os matemáticos apontam que esta conta pode resolver questões em que se deve fazer uma escolha entre um número de opções determinadas. Eles exemplificam com o caso em que alguém precisa contratar uma secretária — por isso também recebe o nome de “Secretary Problem” — ou o par ideal para casar — e é aqui que entramos.

Para chegar a este número, a teoria diz que deve se tomar como base uma divisão das opções pelo logaritmo natural, um número que é 2,718281828459045. Isso dá uma ordem de 0,37 e resulta, em porcentagem, no número 37%. Técnico demais, não? Na prática, é mais ou menos isso:

Passo 1: como é impossível saber quantas pessoas você namorará na vida, use uma projeção em termos de anos.

Passo 2: se você começou a namorar aos 18 anos e pretende estar casado aos 35, calcule o tempo que equivale a 37% destes 17 anos de vida solteira. Ou seja, pouco mais de seis anos.

Passo 3: o amor (matemático) da sua vida será o par a que você estiver ligado aos 24 anos (ou por volta disso). Mas é importante que você o considere melhor do que os anteriores.

Obviamente, a vida real não é tão calculável. Portanto, o melhor mesmo pode ser, assim como sugere a música citada no início deste texto, esperar que o cúpido faça o trabalho.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/periscopio/existe-uma-formula-matematica-para-achar-o-amor-da-sua-vida/feed/ 0
NOITE OLD RADIO DO SHERIDAN’S APRESENTA APP DA CASA http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/noite-old-radio-do-sheridans-apresenta-app-da-casa/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/noite-old-radio-do-sheridans-apresenta-app-da-casa/#comments Thu, 05 May 2016 16:36:52 +0000 fdoamaral http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/?p=3790 Uma noite dedicada aos clássicos do rock também marca o lançamento de um aplicativo no Sheridan’s Irish Pub. Na próxima quinta-feira (5/5), a casa estreia o projeto Old Radio, que fará uma viagem no tempo através da música a cada edição. Na primeira noite, os anos 60 tomam conta do bar, com show da banda […]]]>

Uma noite dedicada aos clássicos do rock também marca o lançamento de um aplicativo no Sheridan’s Irish Pub. Na próxima quinta-feira (5/5), a casa estreia o projeto Old Radio, que fará uma viagem no tempo através da música a cada edição. Na primeira noite, os anos 60 tomam conta do bar, com show da banda RockAvengers intercalado com uma seleção da Jukebox, à disposição do público. A data marca ainda o lançamento do Sheridan’s App, um aplicativo com programação, informações sobre a casa e tickets de promoções.

Os 300 primeiros clientes desta quinta receberão um QR Code para usar no aplicativo, que sorteará cervejas, drinks, pratos e sobremesas, além de trazer informações sobre a casa. O Sheridan’s App terá ainda um formulário para concorrer a entradas para outros dias.

A Quinta Old Radio será dividida em cinco noites, cada uma dedicada a uma década da música, começando nos anos 60 e chegando até os 2000. No dia 5, a casa conta com show da banda RockAvengers. O grupo tem seu repertório todo voltado aos clássicos do rock, em harmonia com o projeto, apresentando Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e muito mais. O quarteto é formado pelos músicos Paulo Henrique “Paique” Soares (vocal), Eduardo Mello (Baixo), Ronnie Panzone (guitarra) e Lucas Rossi (bateria).

 

QUINTA OLD RADIO + LANÇAMENTO DO SHERIDAN’S APP

Data: quinta-feira, 5 de maio

Horário: abertura da casa às 19h

Entrada: feminina free até 21h, após R$ 8, masculina R$ 15 a noite toda

Endereço: R. Bispo Dom José, 2315 – Batel – Curitiba

Telefone: (41) 3343-7779

www.sheridansirishpub.com.br

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/noite-old-radio-do-sheridans-apresenta-app-da-casa/feed/ 0
Gastronomia de luxo em Curitiba http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/gastronomia-de-luxo-em-curitiba/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/gastronomia-de-luxo-em-curitiba/#comments Thu, 05 May 2016 15:30:12 +0000 ivyg http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=713 Hoje meu relato será sobre um dos lugares mais luxuosos da gastronomia curitibana: Durski.

(foto: Gerson Lima)

(foto: Gerson Lima)

O restaurante, localizado na Jaime Reis, no Largo da Ordem, desde 1999 agrada os paladares mais exigentes. No início, mais simples e especializado na cozinha ucraniana/polonesa, e, após a primeira reforma, referência em cozinha internacional. Sempre muito bem frequentado, inclusive com talheres e guardanapos exclusivos e personalizados para os frequentadores assíduos. Sua adega é considerada a maior do Brasil dentro de restaurante. São 2500 rótulos. Em 2014 fechou para uma nova reforma e reabriu em outubro de 2015 para o deleite de seus clientes.

(foto: Gerson Lima)

No Durski tudo é perfeito. Todos os detalhes muito bem pensados. Desde o momento que se adentra ao restaurante, condução à mesa reservada, apresentação do cardápio onde há dois tipos:  um que é entregue ao homem com os preços e outro que é entregue a mulher, sem o valor dos pratos, o sommelier que traz a carta de vinhos, ou melhor, o livro para a escolha do rótulo… Enfim, uma equipe de atendimento extremamente atenciosa.

(foto: Gerson Lima)

O cardápio enxuto, porém perfeito, elaborado pelo premiado chef Junior Durski traz como sugestão peixes, camarões, massas, carnes, risotos, mas optamos pelo banquete Eslavo que é composto por pratos típicos ucranianos/poloneses que remete às minhas origens. Faz jus ao nome: um verdadeiro banquete! Após o couvert que é composto por uma broa dos deuses e acompanhado de manteiga, geleia de morango e goulash de carne, nove pratos são servidos em sequência: salada russa, galantyna de leitão, platzki, sopa borscht, pierogi como molho de carne e linguiça defumada, frango kiev, holopti, leitão assado no forno e de sobremesa, kutiá.

(foto: Gerson Lima)

Tudo delicioso e apresentados com extremo bom gosto. Após o desfile de pratos, vem o cardápio das sobremesas. Uma mais atraente que outra. Difícil escolha! Decidimos por carpaccio de frutas tropicais.

Finalizando, pedimos um chá natural de hortelã.  Surpresa: ainda vem uma bandeja com deliciosos petit fours e pão de mel que é de se comer rezando.

O Durski é referência quando se busca unir comida sofisticada em ambiente luxuoso. Uma experiência gastronômica inesquecível!

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/gastronomia-de-luxo-em-curitiba/feed/ 0
Peles para aquecer http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/peles-para-aquecer/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/peles-para-aquecer/#comments Thu, 05 May 2016 13:00:49 +0000 ivyg http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=642 Para você, Alice, que ainda não sabe qual peça de inverno não pode faltar em seu guarda roupa, a dica de hoje é “quentinha”. O inverno nem começou, mas eles já estão espalhados por todas as vitrines de moda. Já sabem do que eu estou falando? Dos queridinhos casacos de pele.

Eles entraram no closet feminino no século XIX, em um momento onde a palavra-chave era glamour. Nessa época, as mulheres costumavam frequentar os bailes da cidade exibindo todo seu charme em vestidos de cetim. Como o inverno da Europa é muito rigoroso, raposas passaram a servir de xale para aquecer os ombros e desde então a modelagem foi se recriando até chegar aos variados modelos de casacos que conhecemos hoje.

Os casacos de pele verdadeira sempre levantam uma grande polêmica. A última marca a gerar revolta entre os defensores de animais foi a Fendi, em sua coleção de inverno 2015/2016, chamada “Haute Fourrere”, apresentando um casaco feito de zibelina, que tem como característica um efeito metálico, avaliado aproximadamente em 1 milhão de euros. Mas independente do seu posicionamento com relação a elas, vale salientar que o assunto por aqui é meramente estético, e sobre o efeito visual de peças que imitam peles e pelos de animais.

(crédito: Visualhunt)

(crédito: Visualhunt)

Nos dias de hoje, com uma indústria tão avançada, é possível encontrar peles sintéticas de diferentes espessuras, texturas e cores, cada vez mais parecidas com as verdadeiras, para que todas possam escolher um modelo para chamar de seu.

Ainda não sabe como usar? Para as altas de plantão, abuse dos casacos com calça flare. Mas se você é uma mulher com atitude e quer um look com referência punk, combine o casaco de pele com uma calça destroyed, couro sintético, ou até mesmo de sarja em uma cor mais escura. Looks com a calça mais justa ao corpo ou saia e bota também são boas opções, pois deixam seu look descontraído e jovem.

Importante lembrar: Cuidado com a cor e comprimento do casaco. Looks monocromáticos ajudam a alongar e, em alguns casos, até “emagrecer” visualmente. Respeite seu corpo e o aceite como ele é, então se vestir ficará mais fácil.

Minha dica de hoje foi essa. Quer que eu escreva sobre algum assunto? É só enviar sua sugestão para o Palpite De Alice.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/peles-para-aquecer/feed/ 0
Esses nossos ministros… http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/tubo-de-ensaio/esses-nossos-ministros/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/tubo-de-ensaio/esses-nossos-ministros/#comments Thu, 05 May 2016 12:19:01 +0000 Marcio Antonio Campos http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/tubo-de-ensaio/?p=14959 Claro que está repercutindo muito a informação de que, se Dilma Rousseff realmente for afastada pelo Senado nos próximos dias, o novo ministro da Ciência e Tecnologia será um pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus que, ainda por cima, é criacionista. Um desastre em vários sentidos. Mas não porque o sujeito seja religioso, […]]]>

Claro que está repercutindo muito a informação de que, se Dilma Rousseff realmente for afastada pelo Senado nos próximos dias, o novo ministro da Ciência e Tecnologia será um pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus que, ainda por cima, é criacionista.

Um desastre em vários sentidos. Mas não porque o sujeito seja religioso, como insinuou o presidente nacional do PSB, para quem ciência e religião não devem andar juntas. Há vários motivos para questionar a indicação de Marcos Pereira, mas o fato de ele ser religioso não deveria, de maneira alguma, estar entre eles. Aliás, foi a mesma coisa que eu disse aqui quando se lançou o nome de Gabriel Chalita para a mesmíssima pasta, no início de 2013. Gente religiosa, e que não esconde sua fé, tem feito ótimos trabalhos no comando de órgãos de Estado, como é o caso de Francis Collins no National Institutes of Health norte-americano. Mas existe uma diferença fundamental aqui: Collins é também cientista, e um dos melhores em sua área. Nas mídias sociais, Pereira se defendeu dizendo que não é preciso ser da área para assumir um ministério, e deu exemplos como os de Fernando Henrique Cardoso, que não era economista e foi ministro da Fazenda (ótimo, aliás) e José Serra, que não era médico e foi ministro da Saúde. Mas ambos tinham experiência prévia como gestores. Qual é a experiência de Pereira?

Sim, considero absurdo ter no comando de um Ministério de Ciência e Tecnologia alguém que nega um pilar básico da biologia, que é a Teoria da Evolução. E ainda por cima se diz criacionista por ser cristão, ao afirmar “eu, como cristão, acredito na teoria do criacionismo”, como se ser criacionista fosse uma consequência necessária de ser cristão, o que é um erro grotesco.

(aliás, o jornalista Fernando Rodrigues também escorrega feio quando define o criacionismo como uma “teoria baseada na Bíblia segundo a qual o mundo teria sido criado por Deus a partir do nada”. Criacionismo não é isso; ele se define principalmente por ser uma negação da Teoria da Evolução, especialmente na sua vertente de “Terra jovem”, que nega não só a biologia, mas também a geologia e a astronomia a respeito da idade da Terra e do universo)

Pereira garante que, se for ministro, não vai misturar as coisas. Mas o país precisa realmente pagar pra ver? Não seria melhor colocar um cientista de prestígio, com capacidade de gestão e que demonstre respeito pela religião?

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acha que Galileu foi queimado por acreditar que Terra era redonda. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

E, para não ficarmos apenas no ministério futuro, temos também, no ministério presente, Aloizio Mercadante, que anda revoltado com projetos de lei que tentam livrar as escolas do proselitismo político-ideológico e das tentativas de impor certa engenharia social tão ao gosto da esquerda. Ao anunciar que o governo iria à Justiça contra um projeto aprovado no estado de Alagoas, o ministro soltou a seguinte pérola: “Não podemos voltar ao tempo da Inquisição, em que Galileu Galilei foi queimado porque achava que a Terra era redonda, e a fé não [achava]”. Alguém pode dizer ao quase ex-ministro que Galileu morreu de velhice, em sua casa, tendo inclusive recebido os últimos sacramentos? E que sua condenação não teve nada a ver com a esfericidade da Terra, que era dada como certa por praticamente todo o mundo ocidental bem antes de Galileu?

Pois é, leitores, estamos bem de ministros, atuais e futuros…

(Aviso: o blog entra em férias e volta no começo de junho)

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/tubo-de-ensaio/esses-nossos-ministros/feed/ 0
Reles Imortais: Uma homenagem a Daniel Fagundes http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/relesimortais/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/relesimortais/#comments Thu, 05 May 2016 10:42:03 +0000 fdoamaral http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/?p=3781 (por Fábio Elias)

Vinte e dois anos se passaram desde que você partiu, meu amigo. E não tem um único dia que não lembre de você, Daniel. É difícil colocar em palavras a saudade e as lembranças, sem dar um aperto no peito e um nó na garganta.

Mas quero lembrar de um dia feliz, quando estava em minha casa, com todos da Relespública reunidos, bebendo, ouvindo música e eu tocando meu violão. The Who, claro! A gente aprendeu a amar essa e tantas bandas de Rock juntos, não é? Então, estávamos todos ali, felizes e desencanados com a vida, quando você se aproximou e disse:

- Fabio, você é meu ídolo! Sou seu fã número 1!

Eu nem soube como reagir (devo ter feito uma cara de paisagem) e também não lembro o que te falei. Então vou tentar falar agora, mesmo assim.

Daniel, você simplesmente nos ensinou tudo, nos deu tudo de mão beijada. Referências musicais que carregamos até hoje e pra sempre. Você, com apenas 16 anos, já tocava guitarra, violão, harmônica, piano, bateria… Qualquer instrumento! Você sim, que era o ídolo, pô! Você! E como faz falta em nossas vidas até hoje, piá!

Nós somos os seus fãs e vamos homenageando sempre que possível nosso pequeno gênio, nosso pequeno irmão, nosso pequeno ídolo mas nosso grande, maior amigo! Ah! Chega, que já tô chorando…

Valeu Dani, um dia a gente se encontra e termina aquele som!”

 

Sobre o show

Cartaz do evento/homenagem deste sábado, com arte de Fábio Biondo

Cartaz do evento/homenagem deste sábado, com arte de Fábio Biondo

A banda RELESPÚBLICA homenageia, através de um belo show, Daniel Fagundes, o eterno integrante que não está mais presente em nosso mundo, porém é representado na alma e no rock da banda!!! A abertura ficará por conta de BÚFALO BÉLICO. Será uma noite especial e você é convidadíssimo para fazer parte desta noite memorável!!

SERVIÇO:

Relespública homenageia Daniel Fagundes
Data/hora: Sábado, dia 07/05, a partir das 22h
Local: 92º The Underground Pub (av. Manoel Ribas, 108, São Francisco)
Ingressos a R$ 20

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/radio-liga-curitibana/relesimortais/feed/ 0
Frieze New York 2016 começa hoje http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/frieze-2016-comeca-hoje/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/frieze-2016-comeca-hoje/#comments Thu, 05 May 2016 02:59:30 +0000 Marcus Contin http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/?p=271 O 25º aniversário da Frieze retorna à Manhattan entre hoje (05/05) e Domingo (08/05), e é com o ‘East River‘ de paisagem que mais de 200 galerias internacionais reúnem sua inigualável curadoria de arte com palestras dos mais de 1.000 artistas contemporâneos atuais, em ascensão ou renomados, criando uma experiência cultural e envolvente. White Cube […]]]>
Frieze New York começa hoje e retorna à Manhattan

Frieze New York 2016 começa hoje e retorna à Manhattan  (crédito: divulgação)

O 25º aniversário da Frieze retorna à Manhattan entre hoje (05/05) e Domingo (08/05), e é com o ‘East River‘ de paisagem que mais de 200 galerias internacionais reúnem sua inigualável curadoria de arte com palestras dos mais de 1.000 artistas contemporâneos atuais, em ascensão ou renomados, criando uma experiência cultural e envolvente.

O Local selecionado para a 'Frieza New York 2016' é o 'Randall's Island Park'

‘Randall’s Island Park’ é o local selecionado para a Frieze New York 2016 (crédito: divulgação)

White Cube (London), Gagosian (NY), Fortes Vilaça e Nara Roesler (SP) figuram entre as mais de 200 das melhores galerias de arte do mundo que participam da exposição.

Mais de 200 galerias internacionais reúnem sua inigualável curadoria de arte (obra: Carmen Herrera) (crédito: divulgação/Lisson Gallery)

Mais de 200 galerias internacionais reúnem sua inigualável curadoria de arte (obra: Carmen Herrera) (crédito: divulgação/Lisson Gallery)

Segundo a diretora da Frieze New York 2016, Victoria Siddall:  “A Frieze New York se tornou um evento imperdível no calendário dos colecionadores, artistas, curadores, estudantes e entusiastas de arte, e é também o melhor momento do ano para celebrar a grande cidade que hospeda a feira.”

"A Frieze New York se tornou um evento imperdível." Victoria Siddall, diretora do evento.

“A Frieze New York se tornou um evento imperdível.” diz Victoria Siddall, diretora do evento. (crédito: divulgação)

curadoria por Cecilia Alemani (High Line Art , New York) explora as possibilidades mágicas das intervenções artísticas, com performances e esculturas inesperadas, e engloba também os melhores restaurantes de NY, como ‘Frankies Sputino‘ e  ‘Marlow & Sons‘.

Os mais consagrados artistas contemporâneos participam da Frieze New York 2016

Os mais consagrados artistas contemporâneos participam da Frieze New York 2016 (Foto: Os Gêmeos) (crédito: divulgação/Mana Contemporary)

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/frieze-2016-comeca-hoje/feed/ 0
Concurso vai levar tuiteiro para comentar final do MasterChef Brasil http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/concurso-vai-levar-tuiteiro-para-comentar-final-do-masterchef-brasil/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/concurso-vai-levar-tuiteiro-para-comentar-final-do-masterchef-brasil/#comments Thu, 05 May 2016 02:01:11 +0000 Júlio Boll http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/?p=479 Se você ama Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, e não perde um episódio do MasterChef Brasil para comentar as gafes e sacadas do reality no Twitter, eis uma chance de ouro. A Band está realizando um concurso cultural que vai levar um tuiteiro para comentar a final do programa de culinária. A proposta é […]]]>
Foto: Carol Gherardi/Band/Divulgação

Foto: Carol Gherardi/Band/Divulgação

Se você ama Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, e não perde um episódio do MasterChef Brasil para comentar as gafes e sacadas do reality no Twitter, eis uma chance de ouro. A Band está realizando um concurso cultural que vai levar um tuiteiro para comentar a final do programa de culinária.

A proposta é bem simples: basta que você tuite com a hashtag #MasterChefBR e cruzar os dedos. O perfil que gerar mais engajamentos na rede de microblogs será convidado para assistir a gravação da grande final do reality, marcada para o dia 2 de agosto.

O monitoramento, segundo o canal, será a partir do próximo episódio e terá acompanhamento do perfil oficial @MasterChefBR. Para participar, basta ter mais de 13 anos, morar no Brasil e ter uma conta no Twitter. E, claro, tuitar muito!

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/concurso-vai-levar-tuiteiro-para-comentar-final-do-masterchef-brasil/feed/ 0
Assim É, e assim vamos http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/assim-e-e-assim-vamos/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/assim-e-e-assim-vamos/#comments Wed, 04 May 2016 23:41:43 +0000 babbocamargo http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/?p=16372 Compromisso devidamente anotado na agenda: nesta quinta-feira teremos a Exposição fotográfica Assim É, de Alberto Melo Viana, que inaugura o Espaço PH4 – Gastronomia, Arte e Cia. Será às 19 horas. E, com isso, Curitiba ganha um novo ponto cultural. O Espaço PH4 nasce com a proposta de reunir as mais diversas manifestações artísticas locais […]]]>

Compromisso devidamente anotado na agenda: nesta quinta-feira teremos a Exposição fotográfica Assim É, de Alberto Melo Viana, que inaugura o Espaço PH4 – Gastronomia, Arte e Cia. Será às 19 horas. E, com isso, Curitiba ganha um novo ponto cultural. O Espaço PH4 nasce com a proposta de reunir as mais diversas manifestações artísticas locais e de outras regiões do Brasil e, também, mundiais.

Alberto Melo Viana, mais conhecido como Baiano, além de fotógrafo é jornalista, editor e produtor cultural. Além de exposições individuais e coletivas, já recebeu importantes premiações no Paraná e no país. A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de maio, aberta de quarta a sábado, das 18 às 22 horas, na rua Desembargador Lauro Sodré Lopes, número 7, esquina com Alberto Klemtz, no bairro Portão.

Um local muito especial

O fotógrafo Marcos Pereira, proprietário do Espaço PH4, conta que ideia é que o local seja frequentado pelo público que aprecia e produz arte – e que está em busca de um lugar agradável para happy hour após o trabalho ou nos finais de semana, com os amigos e a família.

Happy hour? Uótimo! – comemorou Beronha.

PH4 é uma referência a um grupo de artistas de Curitiba que, em 1988, participou do Salão Paranaense e fez uma verdadeira revolução no cenário artístico estadual com apresentações performáticas que traziam uma abordagem irreverente para os padrões da época, explica Marcos Pereira.

– Eu participei deste grupo e decidi homenageá-lo neste novo espaço que será destinado a eventos, confraternizações, exposições, bazares, apresentações musicais, fotográficas e performáticas, além de oficinas de gastronomia e de outras manifestações artísticas.

Funcionando de quarta a domingo, das 18 às 22 horas, o Espaço vai oferecer serviço de gastronomia de boteco e bebidas, entre elas, cerveja gelada e drinques especiais. A preços prometem ser acessíveis. Reservas podem ser feitas através do telefone (41) 9686 9157.

Sobre o (bom) Baiano

Alberto Melo Viana, 64 anos, é fotógrafo, jornalista, editor, professor e produtor cultural. Além de jogador de futebol que não castiga a bola. Formado em jornalismo pela PUC/PR, com mestrado em Comunicação e Linguagens pela UTP. Fotojornalista entre 1976 e 1996,  teve fotos publicadas em várias revistas e jornais. Criou as agências Atelier de Fotografia, em 1986/89 e a Konexão, em 1990/95. Ganhou o Prêmio Paraná de Fotojornalismo em 1984. Em 1989 foi diretor cultural da ARFOC e coordenou o Encontro Nacional de Fotojornalismo, em Curitiba.

Entre 1989 e 1996 editou o Jornal de Fotografia. Foi membro da Executiva Nacional dos Repórteres Fotográficos, em 1989/90. Em 1991/92, foi idealizador e coordenador da Semana de Fotografia Cidade de Curitiba. Foi ainda secretário de Comunicação e Cultura de Antonina – 1996\2004. Realizou 7 mostras individuais e participou de várias coletivas. É professor substituto de fotojornalismo da UFPR. Membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, edita a newsletter Fotomail.

É isso, e não é pouco.

 ENQUANTO ISSO…

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/assim-e-e-assim-vamos/feed/ 0
Órgão português autoriza extradição de preso da Lava Jato http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/orgao-portugues-autoriza-extradicao-de-preso-da-lava-jato/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/orgao-portugues-autoriza-extradicao-de-preso-da-lava-jato/#comments Wed, 04 May 2016 22:28:27 +0000 katnab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/?p=212 Secretário de Cooperação Internacional da PGR, Vladimir Aras. Foto: José Cruz / Agência Brasil

Secretário de Cooperação Internacional da PGR, Vladimir Aras. Foto: José Cruz / Agência Brasil

O Ministério da Justiça de Portugal julgou admissível o pedido de extradição de Raul Schmidt Junior, preso em Lisboa na 25ª fase da operação Lava Jato, em março. Porém, como se trata de uma decisão administrativa sobre o pedido, ainda é necessária a autorização judicial do Tribunal da Relação de Lisboa para que a extradição seja confirmada. Schmidt é investigado pelo pagamento de propinas a ex-diretores da Petrobras.

A decisão do Ministério da Justiça português foi divulgada nesta terça-feira (3) por meio de uma nota oficial. Schmidt é brasileiro e naturalizado português. Mas, diferentemente do Brasil, Portugal extradita nacionais. O Ministério baseou sua decisão principalmente no fato de que os supostos crimes praticados pelo investigado são anteriores à concessão da sua nacionalidade portuguesa.

A ordem de prisão de Raul foi expedida em julho de 2015 e, considerado foragido, em outubro, seu nome foi incluído no alerta de difusão da Interpol. Segundo as investigações, ele atuava como operador financeiro dos ex-diretores da Petrobras Renato Duque, Nestor Cerveró e Jorge Zelada. Ele também aparece como representante de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da estatal.

Conforme nota divulgada pela Procuradoria Regional da República do Paraná (PGR-PR), para facilitar a decisão pela extradição, a Secretaria de Cooperação Internacional da PGR “prometeu [às autoridades portuguesas] reciprocidade em relação aos brasileiros naturalizados”, mesmo que o país não extradite nacionais. “O Itamaraty confirmou a possibilidade de reciprocidade”, disse o secretário de Cooperação Internacional da PGR, Vladimir Aras.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/orgao-portugues-autoriza-extradicao-de-preso-da-lava-jato/feed/ 0
A fantástica máquina de encolher crianças http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/a-fantastica-maquina-de-encolher-criancas/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/a-fantastica-maquina-de-encolher-criancas/#comments Wed, 04 May 2016 22:05:16 +0000 monicab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=744 Esta semana, durante a maior feira de ciências e tecnologia mundial, um estande chamou a atenção devido a um projeto inovador: UMA MÁQUINA PARA ENCOLHER AS CRIANÇAS. Às vésperas do dia das mães esta novidade revolucionária está mexendo com as emoções do mundo materno. Depois que nos tornamos mães vivemos em uma correia sem fim, […]]]>

Esta semana, durante a maior feira de ciências e tecnologia mundial, um estande chamou a atenção devido a um projeto inovador: UMA MÁQUINA PARA ENCOLHER AS CRIANÇAS.

Às vésperas do dia das mães esta novidade revolucionária está mexendo com as emoções do mundo materno.

Depois que nos tornamos mães vivemos em uma correia sem fim, os dias passam depressa, gostaríamos de ter umas horinhas a mais para poder dar conta de tudo.

E nossos filhos… ai, como crescem rápido.

De repente não cabem mais no nosso colo, escolhem e colocam as roupas sozinhos. Não precisam mais de ajuda para tomar banho ou amarrar os sapatos.

Pedem para você deixá-los na esquina da escola e morrem de vergonha de te dar um beijo de tchau na frente dos amigos. Andar de mãos dadas então nem pensar, mico total.

E um dia, ao acordar, você percebe que sente falta destas coisas rotineiras do dia a dia, de quando eles eram pequenos, seu colo acalmava o choro e seus beijos tinham o poder mágico de curar qualquer ralado.

Nostalgicamente, você percebe uma lágrima cair.

Filho não deveria crescer nunca, devia ser proibido.

E foi a partir do apelo de mães pelo mundo afora que surgiu esta magnífica ideia tecnológica.

Desenho do Leonardo

Desenho do Leonardo

Com esta máquina revolucionária você poderá voltar no tempo e viver novamente os primeiros passos, a primeira vez que seu filho falou mamãe, as caminhadas pelo parque de mãos dadas, a bagunça na hora do almoço.

Os seus beijos terão mais uma vez um efeito milagroso.

Uma luz vermelha dará o alerta para que você não dê importância para o pé sujo na sala, para a mão que sem perceber marcou a parede ou a comida que caiu na camiseta limpa.

Ao girar um pequeno botão seu filho caberá novamente em seus braços e você poderá leva-lo no colo até a cama a noite para dormir.

Uma alavanca lateral permitirá que você reviva o dia em que ele nasceu, pequeno, frágil.

O dia em que você se tornou mãe.

Seguem dois modelos da máquina propostos pelos engenheiros Leonardo de 8 anos e Rafael de 5 anos.

Aguardaremos ansiosas para novidades, na expectativa de que a máquina esteja disponível o mais rápido possível no mercado.

Desenho do Rafael

Desenho do Rafael

Em tempo:

Esta é uma história de ficção, qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência.

Não espere que uma máquina para encolher seus filhos seja criada. Não espere poder voltar no tempo para aproveitar aqueles momentos mágicos com seu filho. O tempo passa rápido, muito mais do que gostaríamos. As horas e dias não voltam.

Por isto, aproveite os sorrisos. As tardes embaixo de uma coberta assistindo a um filme que ele goste.

Ataque com beijos e abraços de urso.

Bata papo, leia história, cante uma música.

Fique um pouco mais no quarto a noite, fazendo companhia.

Observe ele dormir.

Diga “eu te amo” muitas e muitas vezes.

Inúmeras coisas podem esperar, nossos filhos não.

Feliz Dia das Mães.

Por Juliana, mãe do Leonardo e do Rafael

Colunista do Clube da Alice

facebook.com/drajulianaloyolapresa

A fantástica máquina de encolher crianças

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/a-fantastica-maquina-de-encolher-criancas/feed/ 0
Alices na Mercadoteca http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/alices-na-mercadoteca/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/alices-na-mercadoteca/#comments Wed, 04 May 2016 21:31:43 +0000 monicab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=751 Um dia para ser Alice na Mercadoteca.

O Clube da Alice e a Happy Things convidam para um encontro especial em homenagem ao dia das Mães no Mercadoteca.

Será um encontro delicioso, cheio de surpresas e mimos dos lojistas e restaurantes.

O evento contará com duas palestras para falar sobre esse assunto do complexo de ser mulher maravilha.

Tema: “Amiga, coloque a calcinha para dentro da calça”!

Dia 05 de maio.

Você poder escolher dois horários:

Às 11h – Danielle Lourenço Hoepfner –  Pedagoga.

Às 16 h – Bianca Bortolini – Psicológa.

Para garantir o seu ingresso entre em www.clubedaalice.com.br

Valores:

r$29,90 e ganhe a carteirinha do Clube da Alice.

R$19,90 se você já tem a carteirinha do Clube.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/alices-na-mercadoteca/feed/ 0