• Carregando...
Karol Conká, Bernardo Bravo e Juliana Cortes, três dos músicos paranaenses incluídos nas várias listas de melhores de 2013 pelo Brasil - Foto de Walderval O. Filho
Karol Conká, Bernardo Bravo e Juliana Cortes, três dos músicos paranaenses incluídos nas várias listas de melhores de 2013 pelo Brasil - Foto de Walderval O. Filho| Foto:

A Oficina de Música de Curitiba, entre tantas atividades, marca o encerramento oficial de um ano musical para o começo de outro. Assim, se misturam (ou se completam) atividades de 2013 e de 2014. Trabalhos lançados no ano passado são apresentados em shows desta oficina, que também adianta projetos do ano que se inicia.

A programação de música de concerto já aconteceu e agora se desenvolve a de música popular. Pelos teatros, salas de aula e também pelos bares, passam alguns dos melhores músicos do país. Da abertura com Ivan Lins e Vocal Brasileirão ao encerramento com Hermeto Pascoal, na sexta-feira, ambos no Guairão, acontecem dezenas de shows reunindo professores, estudantes e músicos convidados.

As apresentações se prolongam além de Hermeto. Sábado e domingo serão cheios de atrações, inclusive as gratuitas na Boca Maldita, onde acontece até o lançamento do grito (de desespero ou de alegria?) do carnaval de Curitiba, com o bloco Garibaldis & Sacis – a troca do Largo da Ordem pela Boca Maldita no pré-carnaval curitibano de 2014 está causando alguma polêmica entre garibaldinos e sacisistas, mas isso é uma outra conversa.

Alguns dos principais músicos do estado, que lançaram trabalhos em 2013, estiveram ou estarão presentes nesta edição da Oficina de Música. Na terça (21/01) teve o show de Iria Braga e Davi Sartori. Ela, no ano passado, lançou o primeiro projeto solo depois de se desligar do Molungo. No dia 16, Rogério Gulin lançou o belo Alinhamento, em que leva a viola caipira a um patamar único e moderno. No domingo passado, Clarissa Bruns lançou o CD e DVD Riso Fácil.

Os melhores de 2013

Karol Conká, Bernardo Bravo e Juliana Cortes, três dos músicos paranaenses incluídos nas várias listas de melhores de 2013 pelo Brasil - Foto de Walderval O. Filho

Karol Conká, Bernardo Bravo e Juliana Cortes, três dos músicos paranaenses incluídos nas várias listas de melhores de 2013 pelo Brasil – Foto de Walderval O. Filho

Quem também fez show sobre o trabalho lançado no ano passado foi Juliana Cortes, com o disco e espetáculo Invento, um dos melhores discos brasileiros lançados em 2013. E isso não sou só eu quem digo. Ela, junto com Bernardo Bravo e Karol Conka, estão na lista dos cem melhores discos brasileiros lançados em 2013, segundo o site Embrulhador.

Mas não são só eles. Em quase todas as dezenas de listas de sites e blogs nacionais que fizeram seus balanços musicais e elegeram os melhores de 2013 há músicos paranaenses dizendo “presente”. Tudo bem, ninguém entrou na lista dos 100 mais da Amazon, mas ali não entrou nenhum brasileiro. Nos nacionais, lá estamos nós.

Na lista da Rock in Press estão Rapha Moraes (La Buena Onda), Simonami (Então Morramos), Nevilton (Sacode), Karol Conka (Batuque Freak), Thiago Iorc (Zeski), Leo Fressato (Canções para o Inverno Passar Depressa), Ana Larousse (Tudo Começou Aqui) e A Banda Mais Bonita da Cidade (O Mais Feliz da Vida).

O crítico Lúcio Ribeiro, da Folha de S.Paulo e do blog Popload colocou os discos de Karol Conka e Nevilton entre os dez melhores do ano e o disco do Audac entre os cinco melhores nacionais lançados em 2013. Marcelo Costa, do site Scream & Yell, deu essa honra para a banda Nevilton (Sacode), que também foi incluída entre as cinco melhores pelo crítico Pablo Miyazava, da Rolling Stone brasileira.

E na lista dos 50 grandes discos para baixar que Marcelo Costa selecionou para a Scream & Yell, além de Nevilton, também aparecem Karol Conka (Batuque Freak), Rosablanca (Ensaio sobre a Lealdade), A Banda Mais Bonita da Cidade (O Mais Feliz da Vida), François Veenstra (Six Months of Death), Giancarlo Rufatto (Record Store Day) e Cacique Revenge (Cacique Revenge). Então, não sou só eu que falo bem dos músicos paranaenses e nem falo só porque são paranaenses. É preciso apenas prestar atenção.

Lançamentos

E o ano promete, pois começa muito bem. Nesta Oficina de Música, por exemplo, além dos shows já mencionados, lançam seus respectivos discos as cantoras e compositoras Maricel Ióris (Unni – foi dia 18, no Guairinha) e hoje mesmo Rogéria Holtz faz show de pré-lançamento de seu disco com o grupo NaTocaia, no Teatro do Paiol, às 19 horas. Amanhã, o Trio Quintina lança seu box triplo comemorativo aos 15 anos do grupo, às 19 horas, no Centro Cultural Sesi (casarão na Marechal Floriano, junto à Praça Carlos Gomes).

Com tudo isso, será que ainda preciso desejar um bom e musical 2014 a todos, ou seria redundante?

Ouça e veja alguns dos melhores

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]