• Carregando...
Curitiba em shows, clipes e discos
| Foto:

Hoje vamos falar de artistas que estão com novos trabalhos pipocando, e de dois projetos que se unem e promovem shows transmitidos pela internet, o Clap Me e o Sofar.

Gustavo Proença

O baiano-curitibano Gustavo Proença é cantor e instrumentista (flauta, trompete, percussão…) e já tem lançado os ótimos CD e DVD Minha Alegria, em que privilegia o samba e ritmos brasileiros com um balanço todo próprio. Também participa de alguns grupos musicais como Serenô e Real Coletivo Dub.

Ele acaba de lançar mais um trabalho solo, o clipe “Foi Engano”, que antecipa um dos caminhos que trilhará nesse ano. Quem explica como surgiu a música e o clipe é o próprio músico:

“Foi uma iniciativa minha mas que foi tomando forma com o convite de Erich Gegenbauer na produção do clipe. Tinha feito a música há algum tempo, no Rio, juntamente com o ator Sacha Bali e o também ator e amigo Breno dos Reis. Ao convite do Erich em captar as imagens resolvi produzir a música sozinho e convidar alguns amigos para participar da história. Foi aí que pintou o rapper Luis Cilho [Track Cheio] com sua rima afiada. Na sequência falei com o Alonso Figueroa (sintetizadores) e Andre Kloss (baixo fretless) que toparam colocar suas artes no fonograma.”

Mas será essa uma mudança de comportamento total de Proença? Ele responde:

“Nesse ano estou com dois projetos de trabalhos solos. Um álbum independente com esse conceito mais contemporâneo de produção. Com composições de várias influências e parcerias. Trazendo minhas experiências nos diversos grupos musicais que tenho passado. Vai sair no começo do segundo semestre. E um segundo álbum de samba. Nesse álbum, agora em estúdio, vou manter a estética regional. São composições e temáticas no mesmo conceito do anterior [Minha Alegria] porém com mais influências e novas misturas. Esse álbum é através da Lei de Incentivo à Cultura da FCC. Estamos com esse projeto na agulha, apenas aguardando aparecer incentivadores.”

Proença fará um pocket show do Minha Alegria na Livraria Curitiba do Estação, no dia 15 de abril, às 19h30, e promete apresentar músicas do próximo álbum.

Quem quiser ouvir e conhecer mais de Gustavo Proença, pode baixar tanto o álbum Minha Alegria quanto o novo clipe no site do músico.

Veja o Clipe de Foi Engano:

Naked Audac

Coincidência ou não, duas boas bandas curitibanas participaram na segunda-feira passada do projeto Sofar (Songs from a Room), que, aqui no Brasil, é unido com o site Clap Me (clapme.com.br/sofarsounds). As bandas presentes eram Naked Girls and Aeroplanes (que está em processo de gravação de seu primeiro álbum, depois de ter lançado um EP no ano passado) e Audac (que fez, pela primeira vez, uma versão acústica de seu som e mostrou que as canções são tão boas e poderosas que se adaptam bem ao novo formato, que agora é mais uma opção de show para o grupo).

O projeto Sofar nasceu em Londres há cinco anos e traz bandas em apresentações ao vivo, em locais públicos e transmitidas diretamente pela internet. Os shows ficam disponíveis em gravações que podem ser acessadas pelo site. O Clap Me é um projeto que se propõe a mostrar também shows ao vivo, pela internet, de bandas de qualquer lugar do mundo. Se você tem uma banda e quer se mostrar, é só combinar a data com o site e transmitir um show de onde você quiser. Os internautas que estiverem logados podem colaborar com doações para a banda.

Vilma Ribeiro

Vilma Ribeiro é cantora, compositora e instrumentista (guitarra e violão). Já lançou um EP com seu nome e une rock à música brasileira, passando pelo jazz e blues. É agradável vê-la e ouvi-la sempre bela e elegante. Depois do lançamento de seu EP e do elogiado show Camarim, no ano passado, neste abril chega mais uma vez aos palcos com um novo trabalho, o de seu primeiro álbum solo.

O CD será oficialmente lançado em show no Teatro do Paiol no dia 11 de abril, às 20 horas. Além de composições próprias, trará interpretações de músicas de, entre outros, Leo Fressato e Paulo Teixeira (Blindagem). A produção é de Maycon Ananias, que tem em seu currículo trabalhos com Norah Jones, Milton Nascimento e Maria Gadú, entre outros. Ela também está finalizando o clipe de “Inquilina”.

O disco já pode ser adquirido no Hacienda Café (Al. Prudente de Moraes, 1.283, Centro), (41) 3018-9525 e custa R$ 20.

Veja o clipe de Inquilina:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]