• Carregando...
Festival de Cultura alternativa e popular comemora 5 anos em Curitiba
| Foto:

Há cinco anos, alguns diretórios acadêmicos da UFPR pensaram em se reunir e produzir um encontro cultural. Surgia o Festival de Cultura da UFPR. No próximo fim de semana, o festival não é mais só da UFPR e ganha a praça reunindo ativistas e artistas de várias tendências. Vejam abaixo mais informações e a programação completa:


Com o objetivo de fortalecer os laços da cultura alternativa e popular, o Festival de Cultura 5 anos reúne ativistas, artistas e comunidade nos dias 26, 27 e 28 de novembro em Curitiba. Serão três dias de oficinas, rodas de conversa, apresentações e improvisos na praça Santos Andrade (26 e 27), encerrando com a festa Fora da Casinha no domingo (28).

Neste ano o Festival de Cultura traz o tema Unidade em Movimento, com a proposta de promover a reflexão sobre os motivos que unem os agentes da cultura popular e alternativa e integrar suas perspectivas e ações. A concentração da abertura oficial será na Boca Maldita às 17h, seguida de cortejo de maracatu até a praça Santos Andrade, onde acontece o show da banda Juruá às 20h.

No sábado as atividades se concentram na praça Santos Andrade, a partir das 9h. Haverá oficinas de alimentação vital, yoga, dança e de comunidades tradicionais, além de rodas de conversa, shows e apresentações de grupos folclóricos. À noite a programação na praça é voltada para a cultura latino-americana, seguida de festa na Juruhouse com DJs e bandas.

No domingo (28), a partir das 14h, a Festa Fora da Casinha encerra o Festival de Cultura com feira de trocas, oficinas e apresentações artísticas.

Todas as atividades na praça Santos Andrade serão gratuitas.

Estruturas de bambu

A estrutura na Santos Andrade será composta por bioconstruções. Nesse processo, são utilizados materiais que não agridem o ambiente, causando o mínimo de impacto. Serão vinte tendas conectadas entre si num grande círculo ao redor do chafariz. Além destas, haverá outras quatro bioconstruções distribuídas pela praça.

Essa maneira de edificar propõe repensar o modelo de relações dos indivíduos entre si e com seu meio, substituindo o quadrado pela forma circular, o que remete ao diálogo, à colaboratividade e à espiritualidade. É a materialização do objetivo do Festival: integrar as diferentes atividades e culturas, favorecendo uma experiência diversa de relação com o espaço.

Comunicação Compartilhada

Com arquivos de áudio, vídeo, fotografia e texto, o público é convidado a participar da cobertura do Festival de Cultura e sentir-se, efetivamente, parte dele – a exemplo do que aconteceu na edição anterior. Além de contar com facilitadores e sala de conexão à internet no prédio histórico da UFPR, serão distribuídos cartões com usuário e senha de repórter para o blog.

O blog da Comunicação Compartilhada – /, que integra o portal Nós da Rede, dedicado aos pontos de cultura do Paraná, é o resultado de uma estrutura e de práticas de produção de conteúdo em que qualquer cidadão pode participar interpretando e informando sobre as apresentações, temáticas e bastidores do evento. Um laboratório de comunicação livre e de exercício da cidadania.
As inscrições para a Comunicação Compartilhada e para as oficinas podem ser feitas no site do Festival.

Da universidade à praça pública

O evento surgiu em 2006 na universidade – era o Festival da Cultura da UFPR. A iniciativa reuniu Diretório e Centros Acadêmicos e entusiastas da cultura alternativa. Em 2009, o Festival ultrapassou os muros da universidade e ocupou espaços públicos no centro de Curitiba, mantendo os participantes dos outros anos e agregando Pontos de Cultura paranaenses.

O Festival de Cultura proporciona o encontro dos mais diversos grupos culturais para ação coletiva em torno da realização de um evento diferente – um festival que valoriza a diversidade e busca consolidar o diálogo entre as mais diversas linguagens artísticas, estilos e estéticas.

Programação do Festival de Cultura 5 anos

Dia 26.11 – Sexta-feira

– 14h – Praça Santos Andrade – shows com O mago e o chapéu e Urbit.

– 17h – Boca Maldita – Ritual Cura do Planeta com cortejo de maracatu até a Praça Santos Andrade.

– 20h – Praça Santos Andrade – show com banda Juruá.

Dia 27.11 – Sábado – Praça Santos Andrade

– 9h – Café da manhã* com Mandala: vivência do Calendário da Paz
• colabore com o café da manhã levando alimentos para compartilhar

– 10h – Oficinas

– 12h – Shows com Betina, Duo Sinéria e Bambuzeiro

– 14h – Oficinas, rodas de conversa e mostra de cinema e vídeo

– 17h – Shows com Quando Triska Sai Faíska e Viento Sur

– 19h – Cinema, Vídeo e América Latina: Relações de Fronteiras por uma Cultura de Paz

22h30 – Festa na Juruhouse – shows com Coletivo Aquarium, Tambor de Ideias, O Conto, Break the Jazz, Doctor Dreams e porão eletrônico.
Endereço: Rua Dep. João Ferreira Neto, 405 – Vista Alegre
Entrada: R$ 5,00

Dia 28.11 – Domingo

– 14h – Festa Fora da Casinha – Apresentações artísticas, bazar, feira de trocas, oficinas e shows com João do Rio, Coletivo Aquarium e Orobó Beat.
Endereço: Rua São Sebastião, 786 – Próximo ao MON
Entrada: R$ 5,00

Serviço
Festival de Cultura 5 anos: http://festivaldecultura.art.br
O Festival é organizado de forma colaborativa. Entre os organizadores estão: coletivo Soylocoporti, Tertúlia Produções Culturais, Velatropa e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

——

Estou com a sensação de que tem alguém me seguindo: twitter.com/sobretudo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]