• Carregando...
O Dia das Crianças – Humanish une África, Brasil e Portugal
| Foto:

A banda Humanish está de volta. Em uma junção entre África, Portugal e Brasil, lança no YouTube uma homenagem ao Dia das Crianças, numa interpretação da cantiga “Teresinha de Jesus” sobre vídeo gravado por Allan Yokohama com crianças dançando em uma casa de Lomé, no Togo, África.

Os arranjos trazem o som peculiar na guitarra barítono de Allan, fazendo o papel do baixo. Tem ainda as participações especiais de João Pedro Teixeira, acordeonista que toca com Hermeto Pascoal.

A homenagem às crianças é o primeiro lançamento da banda que promete uma trilogia para 2014 com músicas compostas e gravadas no aparente hiato de dois anos da banda. O lançamento dos 3 discos poderia ter o nome de “Trilogia Medicinal” já que adota 3 tipos de plantas medicinais para cada uma dos trabalhos: Valeriana, Losna e Arruda. A valeriana é tranquilizante, ansiolítica. A losna é também conhecida como absinto, de sabor amargo, usada em chá como vermífuga, mas também pode ser alucinógena e tóxica. A arruda é usada como calmante, mas também pode ser abortiva.

Qual será o chá que a Humanish prepara com sua Trilogia Medicinal?

Vamos aguardar para ver e ouvir. Por enquanto, ficamos com a homenagem ao Dia das Crianças:

Salve a infância!

Marcele Aires

Todo mundo que nasceu e passou a infância no Brasil já cantou o combo “Ciranda Cirandinha” + “Um dois, feijão com arroz” + “Como pode um peixe vivo viver fora d’água fria”. As cantigas e as parlendas fazem parte das nossas primeiras brincadeiras, de nossas atividades lúdicas mais remotas celebradas em comunidade, na rua, pé no chão. E, incrivelmente, essas cantigas permanecem em nossas memórias de um modo tão límpido que se agora, de supetão, surgisse o desafio — continue a canção: “Escravos de Jô, jogavam…”; certamente todo brasileiro que se preze responderia, sem pestanejar: “Caxangá”.

Envolvidas nesse riquíssimo cenário sonoro, as crianças se percebem inseridas em um mundo de trinados de pássaros, gritos, risadas, choros, palmas e celebrações. Além disso, as músicas folclóricas revelam aos atentos ouvintes histórias maravilhosas: tudo pode acontecer. A imaginação fértil de um ser humano em sua primeira década de vida permite que todos os enredos se concretizem. Quando crianças, temos o poder de reinventar o mundo com magia. Só depois, quando crescemos, tornamo-nos travados, preconceituosos e extremamente vigilantes em relação a uma de nossas maiores qualidades: a imaginação.

É exatamente por este motivo que toda reflexão sonora do mundo infantil é uma porta de entrada ao mundo da imaginação, da alegria, do crescimento, da sabedoria, do pleno desenvolvimento humano. No inúmero “baú” de cantigas de roda, também conhecidas como cirandas, uma das mais antigas e conhecidas é “Terezinha de Jesus”. Trata-se de uma “charamba”, cantiga originária da Portugal rural e cristã de séculos passados. E como toda canção popular, a autoria é desconhecida. Bem, há nela a história da “querida” Terezinha, que cai e é acudida por três cavalheiros, respeitando-se a ordem hierárquica de “respeito” às normas cristãs: o pai, o irmão e “aquele” a quem Tereza “deu a mão”.

Pois é a versão dessa cantiga de elementos trovadorescos que a Humanish escolheu para celebrar o Dia das Crianças — enriquecida por um vídeo com a coreografia de crianças de Lomé, no Togo. África-Brasil. Brasil-África. Porque seja na música ou na dança, somos irmãos de afeto, de particularidades na manifestação de nossas culturas e, principalmente, na resistência em jamais aceitar “com pureza” o que a Colônia nos impôs como verdade. Brasil-África, África-Brasil, países antropofágicos, que deglutiram a cultura imposta e nela mesclaram sua riqueza de símbolos, signos, mitos e lendas, dando tempero ao que é insosso.

Pois a Humanish literalmente “entra na dança” e participa da ceia: é no banquete da reinvenção da cantiga de roda que levamos alegria aos menores de dez.

Salve a infância!

_______________________________________

“Essa música e vídeo é uma homenagem da banda Humanish à todas as crianças do mundo 🙂 🙂 🙂

As crianças mais velhas
As crianças grandes
As pequenas outrora gigantes
As crianças de cabelo branco
As crianças sem cabelo
As sapecas de barba
As inocentes de brinquedos
As crianças pobres, ricas e milionárias
As três filhas de João
Os dois filhos de Francisco
O primogênito da família real
As crianças africanas
As espanholas, paraguaias e americanas
Os pequenos brasileiros
Os índios e índias do mundo inteiro
A gente espera ver vocês crescerem em paz, fortes e justos
Num lugar sem corrupção, nem violência, nem fome
A gente espera…”

Vídeo gravado em 23 de setembro de 2013 em Lomé, Togo, África.

Crianças:

– Amous
– Joel
– Gordon

Instrumentação gravada em junho de 2013 no estúdio Generassa com:

Tiaguera Nunes – bateria
Igor Ribeiro – sintetizador
Marano – guitarra
Allan Yokohama – guitarra barítono e panderola
João Pedro Texeira – acordeon

Vocais gravados no dia 08 de outubro de 2013:

Marano – voz principal
Allan Yokohama – backing vocal
João Mattos – backing vocal

————————————————

E para relembrar alguns momentos da Humanish:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]