Mentoria.com http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/mentoria-com/rss/ Dicas e informações para startups e empreendedores Tue, 12 Jan 2016 14:16:18 +0000 pt_BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.1.11 JetSmarter: O Uber dos jatinhos http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/jetsmarter-o-uber-dos-jatinhos/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/jetsmarter-o-uber-dos-jatinhos/#comments Fri, 27 May 2016 03:00:42 +0000 Marcus Contin http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/?p=342 A nova moda entre as celebridades é o JetSmarter, considerado o ‘Uber dos Jatinhos‘. A partir de agora, voar em um Gulfstream G4s ou Challenger 850s está ao alcance das suas mãos. Tudo isso com a facilidade de um app para Smartphone.   O App JetSmarter é conhecido como o ‘Uber dos jatinhos’ (crédito: divulgação)   A […]]]>

A nova moda entre as celebridades é o JetSmarter, considerado o ‘Uber dos Jatinhos‘. A partir de agora, voar em um Gulfstream G4s ou Challenger 850s está ao alcance das suas mãos. Tudo isso com a facilidade de um app para Smartphone.

 

O App JetSmarter é conhecido como o 'Uber dos jatinhos'

O App JetSmarter é conhecido como o ‘Uber dos jatinhos’ (crédito: divulgação)

 

A JetSmarter oferece várias vantagens, vôos diários de Nova York para Florida, Chicago para Los Angeles, São Francisco para Nova York e varias outras localidades. Os vôos são gratuitos para os assinantes da empresa.

 

A assinatura anual da direito a vôos gratuitos em jatinhos particulares

A assinatura anual da direito a vôos gratuitos em jatinhos particulares (crédito: divulgação)

Se um membro fretar um jato que esta em Miami, e precisa fazer um trajeto Texas para Nova York, o trajeto de Miami até o Texas não teria passageiros, então a empresa oferece o vôo aos membros, que podem inclusive convidar não membros para voarem de graça no trajeto que o jato faria sem passageiros.

 

Fretar um jatinho ficou mais rápido e luxuoso que nunca.

Fretar um jatinho ficou mais rápido e luxuoso que nunca. (crédito: divulgação)

A assinatura custa $9.000 anuais, e você tem a experiência de voar com executivos, celebridades, atores, modelos e outras personalidades do alto escalão. Alguns famosos até gostam de ser anunciados antes dos vôos tornando uma simples viagem em networking dentre os membros.

 

Kim Kardashian é membro da JetSmart

Kim Kardashian é membro da JetSmart (crédito: Rex Features)

Kim Kardashian é uma das famosas que usa o app, o serviço também caiu nas graças de Jay-Z e da família real saudita, que não perderam tempo e já investiram na companhia inovadora.

 

O próximo passo para a JetSmarter é oferecer vôos gratuitos na Europa.

O próximo passo para a JetSmarter é oferecer vôos gratuitos na Europa. (crédito: Michelle Williams)

O próximo passo para a JetSmarter é oferecer vôos gratuitos na Europa, as reservas para voar de Londres para Paris ou Paris para Nice já começaram.

 

A assinatura custa $9.000 e dá a oportunidade de voar com celebridades e personalidades.

A assinatura custa $9.000 e dá a oportunidade de voar com celebridades e personalidades. (crédito: divulgação)

O App está disponível para iOS e Android. Clique aqui para baixar. Duas alternativas para o mercado Brasileiro são a TAM Executivo e a Líder Aviação, que oferecem o orçamento e o fretamento pela interface web ou fone.

 

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/high-end/jetsmarter-o-uber-dos-jatinhos/feed/ 0
Nos tempos do João do JB http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/nos-tempos-do-joao-do-jb/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/nos-tempos-do-joao-do-jb/#comments Thu, 26 May 2016 23:07:26 +0000 babbocamargo http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/?p=16466 Consumidor inveterado (ou invertebrado, como ele mesmo se autodefine) de leite condensado (“melhor que ele só maria-mole e capilé com água”), Beronha quis saber “quem foi o gênio” que inventou o produto. Ao contrário de recorrer à internet (“vade retro, Satana!”), professor Afronsius apelou para o João, no caso repousando num recorte da seção Pergunte […]]]>

Consumidor inveterado (ou invertebrado, como ele mesmo se autodefine) de leite condensado (“melhor que ele só maria-mole e capilé com água”), Beronha quis saber “quem foi o gênio” que inventou o produto.

Ao contrário de recorrer à internet (“vade retro, Satana!”), professor Afronsius apelou para o João, no caso repousando num recorte da seção Pergunte ao João, do velho Jornal do Brasil.

– Trata-se de produto resultante da remoção parcial de água do leite. Quem teve a ideia foi Nicolas Appert, na França, em 1820. Oito anos depois, outro inventor francês, Malbec, aplicou o método ao leite fresco de vaca. Surgiria assim o leite condensado. E a nova forma de tratar o leite rompeu fronteiras e chegou aos Estados Unidos, onde um inventor, Gail Borden, tratou de patentear o método, em 1856.

O lado doce da guerra

Com a Guerra da Secessão (1861-1865), o consumo do leite condensado disparou. Uma maneira genial de preservar os estoques de leite e reduzir o volume, contornando a, por supuesto, falta de refrigeração. O novo produto não mereceu muita atenção, até que, com o início da Guerra da Secessão, o exército dos estados do Norte tratou de incluir o leite condensado na cota de ração destinada às tropas. A partir daí, os soldados, quando voltavam para casa, de licença ou já dispensados do serviço militar, falavam e falavam sobre o tal leite diferente. Um sucesso (comercial) que perdura até hoje.

Beronha:

– Tudo isso só para ficar numa latinha tão mixuruca?

Ele, nosso anti-herói de plantão, devora duas toda noite, antes de ir para o berço.

ENQUANTO ISSO…

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/nos-tempos-do-joao-do-jb/feed/ 0
Após vídeo viral, Chewbacca coloca máscara de fã e grava clipe; assista http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/apos-video-viral-chewbacca-coloca-mascara-de-fa-e-grava-clipe-assista/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/apos-video-viral-chewbacca-coloca-mascara-de-fa-e-grava-clipe-assista/#comments Thu, 26 May 2016 20:00:01 +0000 Júlio Boll http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/?p=596 Na sexta passada, a norte-americana Candace Payne transformou a internet em muitas risadas ao comprar uma máscara de Chewbacca, do Star Wars, e gravar um vídeo. Na segunda, ela se tornou a dona do vídeo mais assistido da história do YouTube. Se você está por fora, assista ao original aqui. O ator Tanner Thomason, do […]]]>

Na sexta passada, a norte-americana Candace Payne transformou a internet em muitas risadas ao comprar uma máscara de Chewbacca, do Star Wars, e gravar um vídeo. Na segunda, ela se tornou a dona do vídeo mais assistido da história do YouTube. Se você está por fora, assista ao original aqui.

O ator Tanner Thomason, do Hollywood Reporter, resolveu criar uma nova versão do clipe: Chewbacca usando a máscara de Candace e também tendo um ataque de risos. Obviamente, o vídeo já registra muitos acessos – em 2 dias, possui mais de 2,7 milhões de views. Assista abaixo:

 

Depois dessa, não tem como ficar sem ar de tanto rir! Boa, Tanner!

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/apos-video-viral-chewbacca-coloca-mascara-de-fa-e-grava-clipe-assista/feed/ 0
Happy Birthday, Ms Lauryn Hill! http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/happy-birthday-ms-lauryn-hill/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/happy-birthday-ms-lauryn-hill/#comments Thu, 26 May 2016 18:00:03 +0000 ivyg http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=1115 Desde o surgimento do hip-hop na década de 70, tem sido um jogo difícil, no qual, somente os melhores sobrevivem na indústria. O número de Rappers do sexo masculino é bem superior do que o volume de artistas femininas do mesmo gênero. Porém, embora poucas em número, as mulheres são destemidas, fortes, e, especialmente quando unificadas, são capazes de realizar um trabalho de alto nível.

De Roxanne Shanté a Nicki Minaj, cada Rapper feminina trouxe seu talento único para hip-hop. Missy Elliott mostrou formas inovadoras de compor suas líricas e metafóricas mensagens. Inovou em suas próprias linguagens em seus vídeo clipes, e obviamente coloriu e seduziu na forma de se vestir. Hoje não iremos falar de nenhuma das referências acima,  mas de uma diva que chegou a inspirar estas e muitas outras artistas.

Lauryn Hill é uma alquimia, um esforço íntegro de alma e reggae com suas melodias e rimas. “Eu queria escrever canções para liricamente mover-me e ter a integridade do reggae e a batida do hip-hop e instrumentação de alma do clássico”, – disse à revista Rolling Stone em 1999. A americana nasceu em 26 de maio de 1975 e cresceu na cidade de South Orange, em New Jersey. Desde criança, Hill cantava e fazia pequenas participações em programas de televisão e filmes. Ela quebrou barreiras para muitas artistas femininas. Nada que ela fez foi tão impactante para o hip-hop e o R & B, quanto seu primeiro álbum solo, “The Miseducation of Lauryn Hill”, que redefiniu a música.

Ela ajudou a criar letras conscientes no hip-hop, ajudou a criar uma avenida para o diálogo honesto, social e consciente na música, previu que a indústria da música estava prestes a mudar sem saber que ela abriria o caminho para muitos novos artistas nos dias de hoje. The Miseducation é um gênio musical e influenciou artistas como Adele, Beyoncé, Talib Kwele, Kanye West, Nas, John Legend (com sua incrível contribuição, tocando piano no fundo da canção de Hill “Everything is everything “) entre muitos outros. Seu álbum obteve um notório desempenho em quase todos os rankings e prêmios daquele ano. No Grammys de 1999, Hill ganhou a maior quantidade de prêmios que qualquer outra mulher na história, com cinco estatuetas de onze nomeações, incluindo melhor álbum do ano, melhor artista revelação, melhor vocalista feminina de R&B, melhor canção de R&B e melhor álbum de R&B. Foi uma excitante e emocionante noite, e um grande salto para o hip hop. Foi o primeiro álbum de hip-hop à ganhar um Grammy de Álbum do Ano.

Na sequência, Lauryn Hill diminui o ritmo, insatisfeita com a indústria da música e sofrendo com as pressões da fama. Sua última gravação full-length, o álbum ao vivo MTV Unplugged No 2.0 (2002), dividiu os críticos e vendeu muito pouco em comparação com o seu primeiro álbum. No auge de sua carreira, Lauryn Hill tornou-se um ícone de estilo, devido à sua capacidade de canalizar uma variedade de conjuntos e penteados, mantendo-se sempre original. Sua evidência mostrava o equilíbrio perfeito entre o glamoroso e o esportivo, não esquecendo o estilo low-high dos anos 90, vestido, corset e uma atitude underground.
Lauryn teve uma presença poderosa em toda a indústria do entretenimento além de influenciar na atitude feminina. Jeans foram definitivamente a força motriz da década de 1990, garms-wise. Qualquer ícone de estilo que se preze deve ter um afiado olhar sobre o denim, e Lauryn Hill não foi uma exceção. Ela balançou estes turn-ups com um bucket hat, camisa grande desleixada, brincos argolas e correntes, mostrando sua verdadeira atitude Hip-Hop. Algumas Jaquetas Varsity em grandes dimensões, saias flowy , uma mistura fantástica de feminino e desportivo, provando que os dois não são mutualmente exclusivos. Lauryn Hill nos mostrou desde o início dos anos 90 ser dona de um estilo tão enigmático e icônico que nunca necessitou qualquer esforço para manter preso o olhar de qualquer pessoa que a conheça. Indiferente do que ela esteja vestindo ou esteja cantando uma coisa é certa: ela sempre mostra sua genialidade.

Happy Birthday, Ms Lauryn Hill!

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/happy-birthday-ms-lauryn-hill/feed/ 0
Lace-up neckline? Cardacet? Conheça e aposte nessa tendência. http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/lace-up-neckline-cardacet-conheca-e-aposte-nessa-tendencia/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/lace-up-neckline-cardacet-conheca-e-aposte-nessa-tendencia/#comments Thu, 26 May 2016 15:15:55 +0000 ivyg http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=1113 Lace-up neckline, cardacet, ou decote com amarração, é uma tendência inspirada no corselet que esse ano se destacou nos looks de mulheres pelo mundo da moda. Seja qual for a ocasião, ela veio para dar um ar diferente à sensualidade da mulher, permitindo um decote mais alongado em diferentes peças  de forma discreta.

Que famosas e fashionistas já se amarraram nessa moda não é segredo para ninguém: Gigi Hadid, Hailey Baldwin, Selena Gomes e Alessandra Ambrósio já escolheram seus modelos e marcas preferidas; e com elas podemos ver a peça sendo usada de dia ou em festas noturnas.

Como essa moda pegou? Sabemos que para chegar a nossa mão, primeiro precisa ter vindo de uma inspiração dada ao estilista, que por sua vez abusa da criatividade deixando a roupa com a cara da marca. Algumas das grandes grifes que lançaram essa tendência em suas passarelas na temporada passada foram:

  • Givenchy numa pegada mais “seca” e sexy, formando um super decote amarrado que chegava a altura da cintura. Era realmente a ideia de um  corselet provocativo, que vinham muitas vezes com a parte de baixo do corpo mais coberto e sem marcar tanto.
  • Dior, que nos fez olhar e realmente enxergar as peças como uma releitura da estética da marca com uma vibe moderna, em uma versão charmosa e inspiradora com amarrações clássicas.
  • E por último, mas não menos importante, a Gucci, que teve como inspiração o mood dos anos 70 trazendo para as passarelas vestidos de couro, algodão ou jeans, onde o shape era o mesmo e o cadarço foi o grande destaque.

    Gucci Primavera/Verão 2015 (crédito: divulgação)

    Gucci Primavera/Verão 2015 (crédito: divulgação)

O legal é ver como essa moda se propagou entre vários estilos, tanto em um look mais western, na combinação com uma calça flare jeans, jaqueta de franja, chapéu e botas com fivela, ou em um look hippie, quando o decote do top cropped combina com uma saia longa. Também temos o detalhe em looks cheios de atitude, com vestidos mais justos e botas pesadas de solado tratorado ou calça destroyed e rasteiras de diferentes modelos.

Hervé Léger Primavera 2016 (crédito: divulgação)

Hervé Léger Primavera 2016 (crédito: divulgação)

No Tapete Vermelho essa tendência também foi a escolha de mulheres que queriam, de alguma forma, deixar seus longos decotes mais discretos. Caso você seja essa mulher que gosta de causar sem exagerar, já sabe o que usar para uma festa: o lace-up neckline pode estar presente tanto nos vestidos mais longos em diferentes tecidos e texturas e combinados com sandálias de salto fino, como em vestidos curtos com scarpin.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/lace-up-neckline-cardacet-conheca-e-aposte-nessa-tendencia/feed/ 0
Alexandre Frota debocha de Tico Santa Cruz e artistas após visita ao Ministro da Educação; assista http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/alexandre-frota-debocha-de-tico-santa-cruz-e-artistas-apos-visita-ao-ministro-da-educacao-assista/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/alexandre-frota-debocha-de-tico-santa-cruz-e-artistas-apos-visita-ao-ministro-da-educacao-assista/#comments Thu, 26 May 2016 05:55:53 +0000 Júlio Boll http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/?p=586 Polêmica desta quarta-feira (25) nas redes sociais, Alexandre Frota não ficou quieto após ter sido alvo de críticas por sua visita ao Ministério da Educação. Com a intenção de debater as ações da pasta, em visita que contou com participação do grupo virtual Revoltados Online, Frota não ficou calado e gravou um vídeo sarcástico respondendo […]]]>

Polêmica desta quarta-feira (25) nas redes sociais, Alexandre Frota não ficou quieto após ter sido alvo de críticas por sua visita ao Ministério da Educação. Com a intenção de debater as ações da pasta, em visita que contou com participação do grupo virtual Revoltados Online, Frota não ficou calado e gravou um vídeo sarcástico respondendo Tico Santa Cruz, José Abreu e outros artistas que criticaram sua reunião com o novo Ministro da pasta; assista (clique na imagem para ver):

“Deu chilique porque fui ao Ministério da Educação, né?”, começou Frota, de forma debochada. “Lembrando que os Detonautas é um dos motivos da Lei Rouanet, que mama na teta da lei. Tico fofoqueiro de sempre, safadinho…”, completa o artista.

Publicado pela fanpage Revoltados Online, o clipe registra quase 7 mil compartilhamentos em 12 horas.

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/alexandre-frota-debocha-de-tico-santa-cruz-e-artistas-apos-visita-ao-ministro-da-educacao-assista/feed/ 0
Rumo ao Purunã http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/rumo-ao-puruna/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/rumo-ao-puruna/#comments Thu, 26 May 2016 00:33:04 +0000 babbocamargo http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/?p=16462 O convite/intimação veio do escritor e amigo Carlos Solera: sábado, no Rancho P&R, em São Luiz do Purunã, teremos o lançamento do livro Cantares do Tropeirismo, trabalho assinado por ele, Solera, e José Osmir Fiorelli. A renda do evento será destinada para o Projeto Tropeiro Brasil e, igualmente, ao ICF – Instituto de Cuidados com […]]]>

O convite/intimação veio do escritor e amigo Carlos Solera: sábado, no Rancho P&R, em São Luiz do Purunã, teremos o lançamento do livro Cantares do Tropeirismo, trabalho assinado por ele, Solera, e José Osmir Fiorelli. A renda do evento será destinada para o Projeto Tropeiro Brasil e, igualmente, ao ICF – Instituto de Cuidados com o Fígado -, entidade filantrópica que trabalha na luta e diagnóstico do câncer.

A programação terá início à tarde: das 15h30 às 17h30, café colonial, lá chamado de Café com Mistura. Já às 17h30, o toque de Cincerro: Ritual do Fogo e Abertura do Pouso Tropeiro do Purunã. Para o anoitecer, das 18h às 19h, haverá a palestra/show com o pesquisador e escritor Carlos Roberto Solera, que falará sobre a importância do tropeirismo na história do Brasil, do Paraná, dos Campos Gerais e de São Luiz do Purunã. Será acompanhado por apresentações musicais pelo Cancioneiro da Rota Silvestre Alves Gomes. Outra atração será com poesias no campo com Eleni Cássia Vieira. Haverá ainda roda de Chimarrão, Artesanatos Rurais e exposição e venda de telas sobre tropeirismo – obras da artista plástica Paula Schmidlin.

Pitaco histórico

Ainda do Solera:

– Em 1706, na região da Serrinha do Purunã, duas sesmarias foram concedidas a  portugueses. Antônio Luis Lamin, o Capitão Tigre, Chefe de Milícias do Mato e fundador da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá.

Em meados do século XVIII, de acordo com o historiador David Carneiro “quatro locais do atual estado do Paraná, depois de Curitiba, se equivaliam em importância: São José dos Pinhais, Lapa, Castro e Tamanduá”. Naquela época, Tamanduá era povoado em formação. Desde 1970, a Capela é bem cultural, tombado pela Secretaria de Estado de Cultura do Paraná.

A outra sesmaria foi doada para Manuel Gonçalves de Aguiar, que ali implantou a fazenda Os Carlos, ponto de chegada do pioneiro Caminho de Tropas brasileiro, o Caminho dos Conventos, “com abertura oficializada” pelo governo português. Ocupou também o espaço onde hoje se localiza a Vila de São Luiz do Purunã, local então denominado como “Curral de Nossa Senhora”.

De lá para cá, são mais de três séculos de muita história dentro da trajetória dos Campos Gerais, do Paraná e do Brasil, o que será abordado no evento. O pequeno povoamento da região do Purunã e os Campos Gerais do Paraná foram importantes espaços para que essa saga histórica acontecesse na trajetória de nosso país.

ENQUANTO ISSO…

 

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/rumo-ao-puruna/feed/ 0
Afinal, por que o Congresso vota leis orçamentárias? http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/afinal-por-que-o-congresso-vota-leis-orcamentarias/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/afinal-por-que-o-congresso-vota-leis-orcamentarias/#comments Wed, 25 May 2016 22:10:16 +0000 Rogerio Waldrigues Galindo http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/?p=39289 Por Chico Marés, interino O primeiro embate entre o novo governo e a nova oposição, na votação das novas metas fiscais do orçamento de 2016, seguiu o script esperado. PT acusa PMDB de golpe. PSDB diz que PT quebrou o país. PT tenta obstruir a votação. Governo tenta passar o rolo compressor. Governo passa o […]]]>

Por Chico Marés, interino

O primeiro embate entre o novo governo e a nova oposição, na votação das novas metas fiscais do orçamento de 2016, seguiu o script esperado. PT acusa PMDB de golpe. PSDB diz que PT quebrou o país. PT tenta obstruir a votação. Governo tenta passar o rolo compressor. Governo passa o rolo compressor. Fim de sessão.

Em meio a toda a gritaria, nem um lado, nem o outro apontaram o grande problema de todo esse processo. Afinal, com Dilma Rousseff, Michel Temer ou Rui Costa Pimenta, para que o Congresso analisa o orçamento?

Antes de entrar no projeto em questão, vamos relembrar de 2014. Em dezembro, ou seja, com o ano fiscal praticamente já encerrado, Dilma Rousseff apresenta projeto de lei alterando a meta fiscal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014. Isso foi feito porque, obviamente, o governo não cumpriu a meta, mas não queria descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os deputados, em sua maioria, votaram sim, e, com o ano praticamente encerrado, colocou o governo de novo dentro da lei.

A definição de meta, seja qual for, é um objetivo traçado a priori, com um prazo estipulado, para atingir um objetivo ou servir como baliza para uma determinada ação. Acho que qualquer pessoa minimamente sensata concordaria que alterar uma meta quando o resultado já está definido invalida o próprio conceito de meta. Ou, falando de outra maneira, se uma meta pode ser alterada quando a ação está concluída, ela não tem razão de existir – na prática, ela sequer existe.

Dilma fez isso: ao descumprir a meta, criou uma nova meta. O Congresso, depois de muita briga, confirmou. Ou seja: de fato, o governo trabalhou sem uma meta fiscal em 2014, porque cometeu um ato, ainda que possa ser considerado legal, absolutamente invalido do ponto de vista lógico.

(antes que me cobrem, o governador Beto Richa fez a mesma coisa, após a conclusão do exercício de 2014, diga-se de passagem)

Voltamos para a votação de ontem. Na segunda-feira, Temer, com toda a pompa e circunstância, entrega seu projeto de revisão das metas fiscais de 2016 para o Congresso. Frise-se: não se trata de uma situação análoga à de 2014. Primeiro, porque estamos no primeiro semestre, e o objetivo estipulado inicialmente simplesmente não bate com a realidade fiscal – uma correção da meta no meio do caminho é diferente da invalidação no final. Segundo, porque se trata de um novo governo, ainda que interino.

Esse ato de entregar em mãos um projeto orçamentário é um símbolo de compromisso, de respeito ao parlamento e ao próprio orçamento. Mas ações simbólicas não valem nada quando contraditas pela realidade prática. E, no mundo real, o projeto foi votado, já no dia seguinte, por um rolo compressor, que tinha muita pressa e nenhuma qualquer disposição de analisar o conteúdo da proposta.

Os deputados votaram totalmente no escuro, pelo sim ou pelo não, tendo um único dia para analisar um caminhão de novas informações apresentadas pelo novo governo. Foi tamanho o açodamento que sequer uma análise pela Comissão Mista de Orçamento foi realizada, o parecer foi inventado na hora. Havia urgência? Lógico que havia. Mas isso não justifica uma confiança cega do Congresso no governo.

Quando Dilma inventou uma nova meta fiscal após descumprir a antiga, ela invalidou completamente o conceito de meta fiscal. E quando o Congresso votou uma nova meta fiscal sem saber o que estava votando, invalidou o conceito de análise do orçamento pelo Legislativo.

Sendo assim, restam duas opções: ou o Congresso passa a tratar mudanças no orçamento com a seriedade devida ou elimina-se essa parte burocrática, cabendo ao governo mexer na LDO e na LOA conforme entende, por decreto. Fico com a primeira opção.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/afinal-por-que-o-congresso-vota-leis-orcamentarias/feed/ 0
Tem novidade no restaurante Manu http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/vosso-blog-de-comida/tem-novidade-no-restaurante-manu/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/vosso-blog-de-comida/tem-novidade-no-restaurante-manu/#comments Wed, 25 May 2016 20:25:24 +0000 Jussara Voss http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/vosso-blog-de-comida/?p=2434 Um post anterior sobre a Manu Buffara me fez lembrar do último jantar no restaurante dela, ainda sem registro aqui. Incrível, como a chef vai se reinventando, aliás, como deve ser, em qualquer área. Não dá para ficar parado, isso é óbvio. Sempre digo que o difícil mesmo é ser contemporâneo. Então, Manu vai incansavelmente […]]]>
Manu Buffara apresentando o novo cardápio

Manu Buffara ao lado de um novo colaborador apresentando o cardápio do restaurante

Um post anterior sobre a Manu Buffara me fez lembrar do último jantar no restaurante dela, ainda sem registro aqui. Incrível, como a chef vai se reinventando, aliás, como deve ser, em qualquer área. Não dá para ficar parado, isso é óbvio. Sempre digo que o difícil mesmo é ser contemporâneo. Então, Manu vai incansavelmente procurando melhorar e inovar. Neste aspecto, é um exemplo a ser seguido. Lançou um novo cardápio e contou o que mudou na sua cozinha vanguardista. Chamou a imprensa e alguns chefs para testemunharem. E não é que ela consegue surpreender? Impressiona a determinação da chef em criar novas alternativas. Quando os pequenos bocados e pratos começaram a ser servidos isso se confirma. Ela está mais madura. É preciso fugir da rotina pesada de um restaurante para fazer diferente e ela sabe disso. Encontrou uma maneira de envolver os funcionários e acender a chama que faz com que tenhamos vontade de levantar da cama, no caso do restaurante vestir a roupa de cozinheiro todos os dias e enfrentar o trabalho exaustivo.

Um brioche abre o banquete e que brioche! Derrete na boca

Um brioche abre o banquete e que brioche!

Ficou mais forte o trabalho de equipe. Desde outubro, eles formaram uma espécie de comunidade, com cada cozinheiro responsável por um setor e todos trabalhando junto. Não existe um fornecedor exclusivo, frequentam as feiras e compram o que querem, o que está melhor. Ficaram mais unidos porque tem até a tradicional parada para comer pastel durante as compras. “No começo foi um caos, depois tudo entrou nos eixos. Fazemos um diário, como um catálogo do que consumimos e compramos. Isso diminuiu o desperdício”, explicou Manu com o livro nas mãos, comentando as histórias que rolam e o envolvimento da equipe, que incluiu até o pessoal do salão na empreitada. Quase todos saíram em excursão para conhecer os tipos de pesca existentes numa grande empresa e identificaram uma pessoa para trazer peixe fresco de Itajaí para o restaurante. Ela contou também que foi buscar novos talentos e que pretende deixar cada vez mais os industrializados de lado. Trocaram o óleo pela banha de porco, sonham em moer o milho para fazer o próprio fubá, acertaram no brioche, que se desmancha na boca, apostaram na fermentação para descobrir novos sabores, desenvolveram um típico doce francês, o macaron, usando farinha de milho branco ao invés de amêndoas, com um resultado surpreendente. Andoni Luis Aduriz, o premiado chef do Mugaritz, costuma brincar assim, é famoso e delicioso esse tipo de biscoito dele com sangue de porco que mordemos imaginando ser de chocolate. Ela explicou que dá para fazer muitas coisas com o milho branco que descobriu e que tem apenas oito carreiras, diferente do que encontramos hoje no mercado que tem 22. “Vamos aprendendo todos juntos e surgem mais ideias. Não basta saber mandar, é preciso trazer as pessoas para perto de você e formar uma equipe”, sentencia. Antes do jantar, ainda enumerou outras novidades: é queijo de leite de coco, iogurte de mandioca, vinagre de morango, que também é curado no sal durante um mês, chá de chocolate de cupuaçu, pão de fermentação natural de figo. Contou sobre decisão ousada de não servir mais refrigerantes, agora no cardápio apenas sucos e águas aromatizadas. Assumiu a influência da avó para a sua cozinha e tenta deixar aquelas que recebeu no começo da carreira em segundo plano, pois sabe a importância que é escutar as pessoas que têm experiência e voltar à origem. Segue por esse caminho e assim concretiza um belo e criativo trabalho. Dá gosto de ver e provar. Manu continua sonhando com o seu restaurante numa chácara, mas é apenas uma ideia e ela têm muitas, não escapa nada desta grande notável chef.

Ostra, morango, limão

Manga, agrião e bottarga, nata defumada, batata doce ficaram sem foto.

Cerveja macaron;

Espinafre, rabanete;

Milho branco, abacate, atum;

Melão, avelã, queijo;

Salada na brasa;

Grão de bico, tucum, alho-poró (com foto meio desfocada)

Peixe com defumados;

Língua, queijo de coco, menta;

Rosbife, vagem, maionese defumada;

Porco, couve, salsa do assado;

Inhame, melado;

Chocolate, banana, baunilha, que aparece sem a calda na foto.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/vosso-blog-de-comida/tem-novidade-no-restaurante-manu/feed/ 0
Suíça quer implantar “bolsa família” de R$ 9 mil http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/suica-quer-implantar-bolsa-familia-de-r-9-mil/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/suica-quer-implantar-bolsa-familia-de-r-9-mil/#comments Wed, 25 May 2016 19:26:40 +0000 Célio Martins http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/?p=4389 A renda básica criada pelo governo do PT no Brasil, com média de pouco mais de R$ 100, permitiu um grande avanço no combate à pobreza, mas é humilhante quando comparada à proposta em discussão na Suíça. O país europeu, que está entre os países com melhores indicadores sociais do mundo, vai fazer um referendo para […]]]>

A renda básica criada pelo governo do PT no Brasil, com média de pouco mais de R$ 100, permitiu um grande avanço no combate à pobreza, mas é humilhante quando comparada à proposta em discussão na Suíça.

O país europeu, que está entre os países com melhores indicadores sociais do mundo, vai fazer um referendo para implantar uma renda básica a partir de junho deste ano. A proposta garante uma remuneração fixada em 2.500 francos suíços — equivalente a R$ 8,9 mil, conforme cotação do Banco Central desta quarta-feira (25).

A “bolsa família suíça” seria distribuída entre cidadãos que têm rendimentos menor que este valor ou que estão fora do mercado de trabalho. De acordo com a proposta, a renda seria incondicional e livre de impostos.

Os que defendem a medida argumentam que a proposta é a solução dos problemas da soberania do capital e da automatização do trabalho. Os opositores alertam para os perigos de uma utopia impraticável. Como a Suíça é um país em que há democracia direta, quem vai decidir são os cidadãos.

Outros países europeus, com altos indicadores sociais e qualidade de vida, estão debatendo a implantação de uma renda mínima. A Finlândia estuda começar a pagar um “bolsa família” de cerca de mil euros (cerca de R$ 4 mil) por mês aos finlandeses a partir de 2017.

No Canadá, a província de Ontario implantou um projeto piloto para dar um cheque mensal que cubra o custo de vida dos cidadãos.

Na Holanda, Utrecht e outras cidades decidiram pagar de 900 euros por mês para uma pessoa sozinha a 1.300 euros por mês para um casal.

Nos EUA, a ideia tem apoiadores no Vale do Silício e a “simpatia” de Bernie Sanders, pré-candidato democrata à presidência.

Quando se cogita no governo Temer reduzir benefícios do bolsa família, fica evidente o retrocesso em que o país está se inserindo na questão da garantia de renda mínima aos seus cidadãos.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/suica-quer-implantar-bolsa-familia-de-r-9-mil/feed/ 0
Bar do Victor faz testes com bufê por quilo. Com tudo o de melhor que há no cardápio http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/panela-do-anacreon/bar-do-victor-faz-testes-com-bufe-por-quilo-com-tudo-o-de-melhor-que-ha-no-cardapio/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/panela-do-anacreon/bar-do-victor-faz-testes-com-bufe-por-quilo-com-tudo-o-de-melhor-que-ha-no-cardapio/#comments Wed, 25 May 2016 18:36:29 +0000 Anacreon de Téos http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/panela-do-anacreon/?p=14073 Chego no Bar do Victor (São Lourenço) e aí, surpresa. Já no quadro-negro do lado de fora da porta principal havia o aviso: Ilha do mar, R$ 69,90 o kg. Como assim, comida por quilo no Bar do Victor? Ilha do mar foi o nome encontrado para o novo bufê do restaurante. E quando chego […]]]>

O bufê de pratos quentes do Bar do Victor. O Ilha do mar, reunindo os campeões do cardápio da casa. (Foto/ Anacreon de Téos)

Chego no Bar do Victor (São Lourenço) e aí, surpresa. Já no quadro-negro do lado de fora da porta principal havia o aviso: Ilha do mar, R$ 69,90 o kg.

Como assim, comida por quilo no Bar do Victor? Ilha do mar foi o nome encontrado para o novo bufê do restaurante. E quando chego na fila dos clientes junto ao bufê para dar uma pesquisada melhor no assunto, quem está lá, montando seu prato? Francisco Urban, um dos proprietários do tradicional restaurante de peixes e frutos do mar de Curitiba.

“Estamos nos moldando aos novos tempos”, explica, completando: “mais tarde você vai saber de mais detalhes”. Mas como não sou de me conter, não posso deixar mais amigos aqui do blog sem a informação. Tem o melhor do cardápio do Bar do Victor agora a quilo, nos almoços de terça-feira a sexta-feira, exceto em feriados.

Fui também experimentar. Ainda é provisório, os balcões ainda são improvisados, os réchauds ainda não são os mais adequados, mas a ideia do restaurateur foi justamente pôr a ideia à prova dos clientes, que, pelo tamanho da fila que observei, aprovaram.

Para que se tenha uma noção do que está sendo oferecido, no bufê de frios há vários tipos de saladas e molhos, além de alguns bolinhos (bacalhau e siri) e pastéis (como o imbatível de camarão). Também ali está a incomparável Maionese de camarão, uma das assinaturas da casa.

Entre os quentes, moqueca, strogonoff de camarão (incomparável), camarões grelhados de Portugal, pirão, côngrio grelhado, dois tipos de arroz (branco e integral), farofa de dendê e mais alguns itens bem convidativos.

Tirei uma foto de cada bufê para ilustrar este post, mas como não estava preparado para tal nem a casa esperava por isso, já peguei com o almoço em andamento e, embora a reposição seja muito rápida, dá pra notar que alguns pratos não estão completos, já devidamente consumidos e aguardando a troca. Mas acho que vale a intenção, pra mostrar a boa sacada de Chico Urban, que há cerca de um mês faz tal laboratório.

Daqui uns tempos vai entrar pra valer, custando um pouquinho mais (R$ 74,90), mas aí já para mostrar o padrão Bar do Victor, com todos os equipamentos necessários para fazer o melhor também neste serviço de bufê por quilo.

Mas já está à disposição de qualquer um de nós. E aí, cá entre nós, com esse preço e essa qualidade, estarei novamente por lá nos próximos dias. Pode apostar.

O bufê de pratos frios, dos bolinhos dos pastéis e demais atrações do Ilha do mar. (Foto/ Anacreon de Téos)

 

Bar do Victor São Lourenço

Rua Lívio Moreira, 284 – São Lourenço

Fone:(41) 3353-1920

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/panela-do-anacreon/bar-do-victor-faz-testes-com-bufe-por-quilo-com-tudo-o-de-melhor-que-ha-no-cardapio/feed/ 0
O show não pode parar no inverno, vem comigo!!!! http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/o-show-nao-pode-parar-no-inverno-vem-comigo/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/o-show-nao-pode-parar-no-inverno-vem-comigo/#comments Wed, 25 May 2016 17:43:55 +0000 monicab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=1132 Sempre que me perguntam como começar a se exercitar eu respondo: Como não, quando? No verão ou no inverno? Com esse frio iniciar uma atividade física é mais complicado. A mudança de comportamento para que você programe os exercícios na sua rotina do dia é um desafio muito maior no inverno. Os programas sociais e as delicias gastronômicas […]]]>
Crédito da foto: Specialized

Crédito da foto: Specialized

Sempre que me perguntam como começar a se exercitar eu respondo: Como não, quando? No verão ou no inverno?

Com esse frio iniciar uma atividade física é mais complicado. A mudança de comportamento para que você programe os exercícios na sua rotina do dia é um desafio muito maior no inverno.

Os programas sociais e as delicias gastronômicas fazem a vida ficar “indoor.” Pra não dizer mais preguiçosa.

Eu confesso aqui que odeio o frio não só para treinar, mas para todo o resto.

No decorrer dos meus 20 anos de esporte competitivo viajei para muitas cidades no Brasil, mas lembro que principalmente quando viajava para São Paulo (capital ou interior) onde esporadicamente as temperaturas caiam e o clima apresentava características de inverno, me diziam: “Essa etapa é para você, hein Cynthia.” Eu até como estratégia psicológica concordava mas não era nada para mim. Apesar de ser “nascida e criada” em Curitiba, eu não gosto o frio.

Não me acostumo de jeito nenhum com o frio. Não compito melhor no inverno. Meu corpo reage muito melhor ao calor, meus músculos trabalham mais felizes no verão.

É uma soma de fatores que colaboram para este meu sentimento: os dias ficam mais curtos para os que acordam cedo para treinar antes de trabalhar, ou para os que treinam depois do trabalho. Os minutos de luz são muito valiosos para a prática esportiva.

As temperaturas caem com muita rapidez no inverno.

Semana passada, por exemplo, o horário que arrumamos para treinar de bicicleta foi à tarde.

Pedalamos 25 quilômetros e na volta, 3 pneus furados. Paramos para as trocas e para congelar também. A temperatura despencou sobre os nossos corpos suados e já desgastados e chegamos em casa avariados.

É um fato: A probabilidade de você adoecer é maior sim no inverno.

Mas o caso é, que reclamando ou não, gostando ou não “o show não pode parar”.

O professor Walmor Ramalho de Farias, que faz parte da minha equipe de profissionais do esporte, sugere alguns cuidados antes de iniciar qualquer atividade física “outdoor” ou “indoor”. Para evitar lesões, manter a sua saúde e disposição.

O aquecimento deve ser mais lento e por mais tempo. Por exemplo, eu normalmente em dias quentes levo uns dez minutos para aquecer. No inverno, dedico ao meu corpo vinte minutos.

Iniciar os movimentos primeiro pelas extremidades – braços e pernas e depois para a parte cardiovascular.

Se for correr, caminhar, patinar, pedalar ou andar de skate, lembre se de proteger e aquecer as extremidades. Orelhas, pés e mãos. O nosso cérebro sempre decide concentrar o fornecimento de sangue para os órgãos vitais, sacrificando as pontas dos membros.

Para evitar alguns desses desconfortos e riscos do inverno ( incluindo o meu mau humor) o professor Walmor e eu sempre decidimos “migrar” para dentro da academia boa parte do treinamento nesta época. Dependendo da periodização dos treinos é uma excelente opção para qualquer atleta ou praticante de atividades físicas em geral.

*Credito da foto: Andrei Chiminazzo

*Credito da foto: Andrei Chiminazzo

As academias têm um ambiente de temperatura controlada e opções para você substituir seus treinos como esteiras e bicicletas estacionárias. Vemos também como uma oportunidade para incluir trabalhos de fortalecimento e estabilidade de outros grupos musculares. E porque não, também se divertir com as diversas aulas que as academias oferecem hoje. Eu mesma me divirto muito tentando e não conseguindo fazer aulas de dança e boxe… dou risada sozinha em pensar apenas no tal do “Pole Dance”.

*Credito da foto: Andrei Chiminazzo

 

Outra mudança de comportamento nesta estação é no estômago, ou deveríamos dizer que é apenas no cérebro?

Segundo Cassiana Domingues que integra a minha equipe como nutricionista, existem estudos destacando que o principal fator relacionado ao aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que temos com a comida.

“Nesta época nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal. Sabendo disso, muitas pessoas acreditam que sentem mais fome nessa estação, pois precisam repor calorias para compensar esse gasto energético adicional. Porém, essa elevação do gasto energético é discreta, não sendo grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias.” diz Cassiana.

Ela nos dá então algumas dicas para a alimentação no inverno:

• A grande amiga da alimentação no inverno é a sopa e os caldos à base de legumes que, além de aquecer, são preparações menos calóricas. Mas lembre de deixar o creme de leite, as massas, o queijo e as torradinhas de lado e invista nas folhas verdes como acompanhamento.

• Não esqueça de consumir frutas, principalmente as cítricas, como laranja, limão, goiaba e acerola, pois são ricas em vitaminas e minerais que aumentam as defesas do organismo e evitam doenças comuns no inverno, como gripes e resfriados. Outra dica para manter o consumo de frutas é aquecê-las polvilhadas com canela. Fica uma delícia e são boas opções de sobremesa no lugar dos doces!

• Evite molhos gordurosos à base de queijos e creme de leite, dando preferencia ao molho de tomate e manjericão, por exemplo.

• Escolha as carnes magras, preparando-as na pressão ou grelhadas. As frituras não devem ter vez.

• Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras, que além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de saciedade prolongada.

• Modere no consumo de bebidas alcoólicas, pois é comum exagerar nessa época do ano, o que muitas vezes pode significar os quilos extras. Dê preferencia ao vinho tinto, mas com moderação.

• Beba água!!! Não esqueça da hidratação. Embora a transpiração seja menos no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo alta. Calcule em média 30ml de líquido por kg de peso.

Como diz um famoso ciclista americano : “ Pain is temporary. It may last a minute, or an hour, or a day, or a year, but eventually it will subside and something else will take its place. If I quit, however, it lasts forever.” Resumindo: A dor é temporária, desistir… dura para sempre.

No caso da nossa matéria de hoje: O inverno é temporário, mas o arrependimento de desistir dos exercícios no frio pode durar para sempre.

Então mãos (e pés e corpos) a obra… vamos sair desta estação mais lindas e felizes do que nunca.

Por Cynthia Duarte – Ex Atleta profissional de ciclismo.

Facebook Fanpage – Cynthia Duarte

Instagram – Cybike

ciclismocampeao@outlook.com

O O show não pode parar no inverno, vem comigo!!!!

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/o-show-nao-pode-parar-no-inverno-vem-comigo/feed/ 0
Sergio Moro condena doleiro da Lava Jato a 7 anos de prisão http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/doleiro-da-lava-jato-e-condenado-a-7-anos-de-prisao/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/doleiro-da-lava-jato-e-condenado-a-7-anos-de-prisao/#comments Wed, 25 May 2016 15:37:18 +0000 kellik http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/?p=330 Foto: Pedro Serapio / Gazeta do Povo

Foto: Pedro Serapio / Gazeta do Povo

O juiz federal Sergio Moro condenou nesta quarta-feira (25) o doleiro Raul Henrique Srour a 7 anos e dois meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de lavagem de dinheiro e operação de câmbio com falsa identidade. Ele também foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 108,6 mil. Na mesma ação penal, Moro absolveu Maria Josilene Costa por falta de provas.

Srour foi preso na deflagração da Lava Jato, em março de 2014. Ele ficou preso até o dia 18 de junho daquele ano. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Raul trabalha com lavagem de dinheiro desde a década de 1990 e já chegou a ser condenado na 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

O grupo liderado por Raul utilizava as empresas Districash Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, KLT Agência de Viagens Ltda, CRG Serviços, Assessoria de Crédito e Cobranças Ltda e Mascaranhas Materiais de Construção Ltda para fazer operações fraudulentas de câmbio. Os demais integrantes do núcleo respondem a um processo separado na Lava Jato, ainda em tramitação.

Núcleos

Os investigados da primeira fase da Lava Jato foram separados inicialmente em quatro núcleos, cada um liderados por um doleiro: Alberto Youssef, Nelma Kodama, Carlos Habib Chater e Raul Srour. Dos quatro, Srour é o único em liberdade. O doleiro Alberto Youssef firmou acordo de colaboração premiada com a Justiça em troca de penas mais brandas. A doleira Nelma Kodama foi condenada a 18 anos de prisão em regime fechado. Já Chater foi condenado a cinco anos de prisão em uma ação em que era acusado de tráfico de drogas. Ainda há outra ação em tramitação referente a suas atividades como doleiro.

Fiança

Quando Srour foi solto, a Justiça Federal determinou o pagamento de fiança no valor de R$ 7,2 milhões, mas foi reduzida a R$ 2 milhões a pedido da defesa. Segundo Moro, até o momento foram pagos R$ 650 mil. Como a defesa alegou que Srour não teria condições de arcar com o restante do valor, Moro limitou o pagamento ao valor já depositado e ao produto da venda de três veículos BMW e um Mercedez Bens que estão sendo alienados.

Obras de arte

O juiz federal ainda determinou que cinco obras de arte apreendidas na casa de Srour não sejam devolvidas, já que foram adquiridas com dinheiro do crime. São elas o quadro “Jogando Peteca”, de Orlando Teruz; o quatro “Paisagem”, de Gerardenghi; o quadro “Retorno”, de David Cymbot; o quadro “Manequins”, de Iberê Camargo e a fotografia com inscrição “Mulata”, de Cândido Portinari.

“Esses bens permanecem em depósito no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e assim permanecerão até o trânsito em julgado e a sua provável afetação definitiva aquela instituição, já que não afigura-se apropriada sua venda em leilão judicial”, determinou o juiz.

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/delacoes-nao-premiadas/doleiro-da-lava-jato-e-condenado-a-7-anos-de-prisao/feed/ 0
Como a Naturologia pode te ajudar a curtir o outono http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/como-a-naturologia-pode-te-ajudar-a-curtir-o-outono/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/como-a-naturologia-pode-te-ajudar-a-curtir-o-outono/#comments Wed, 25 May 2016 14:56:16 +0000 monicab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=1128 Você sabe que nesta época do outono o nosso corpo sofre bastante com a variação de temperatura, né? Nosso sistema imunológico fica bem doidinho com os altos e baixos da temperatura e quando vamos resgatar as roupas de frio… aff! aquele cheiro de guardado que os narizes mais sensíveis já sentem na hora!! Atchim Você sabe que a […]]]>

Você sabe que nesta época do outono o nosso corpo sofre bastante com a variação de temperatura, né?

Nosso sistema imunológico fica bem doidinho com os altos e baixos da temperatura e quando vamos resgatar as roupas de frio… aff! aquele cheiro de guardado que os narizes mais sensíveis já sentem na hora!! Atchim

Visual Hunt

Visual Hunt

Você sabe que a Naturologia pode te ajudar a passar melhor por este período de transição?

Aí vão algumas dicas da Aromaterapia:

Para amenizar o “cheiro de guardado” e eliminar o mofo, pegue uma bolinha de algodão e pingue 4 gotas de óleo essencial de lavanda e 4 gotas de óleo essencial de Lemongrass.

Você pode fazer um aromatizador ambiental para melhorar a imunidade das pessoas da casa. Coloque 2 gotas de óleo essencial de Eucalipto, 2 gotas de óleo essencial de Lemongrass e 2 gotas de óleo essencial de Lavanda.

Outra dica legal para se fazer no banho é pingar 4 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) e 4 gotas de óleo essencial de Lavanda no chão do box e deixar o vapor entrar em contato com os óleos essenciais.

Para deixar a casa bem limpinha, evitando acúmulo de agentes nocivos, e permitir uma aromatização que beneficie o sistema respiratório, prepare uma solução simples: misture duas colheres de sopa de vinagre de cidra/maçã e cinco gotas dos óleos essenciais de Limão Siciliano, Tomilho e Tea Tree.

Dilua em um litro de água, molhe um pano e o passe no chão após varrer ou aspirar.

Pronto! Agora você pode curtir o outono, aproveitar o tempo de recolhimento que a estação pede e respirar tranqüila!

Por Luciane Werneck Botelho

Como a Naturologia pode te ajudar a curtir o outono

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/como-a-naturologia-pode-te-ajudar-a-curtir-o-outono/feed/ 0
Bizarro ou legal? Marca cria acessório para donos lamberem seus gatos http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/ronrono/bizarro-ou-legal-marca-cria-acessorio-para-donos-lamberem-seus-gatos/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/ronrono/bizarro-ou-legal-marca-cria-acessorio-para-donos-lamberem-seus-gatos/#comments Wed, 25 May 2016 14:15:22 +0000 Bruna Covacci http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/ronrono/?p=534 Eu sempre morro de inveja quando vejo o Django e a Greta trocando lambeijos. Cheguei até a falar que gostaria de ter uma língua de gato para fazer isso com eles. Agora existe o Licki Brush – um acessório para que os donos dos bichanos possam usar, como se fosse uma língua. O objeto está passando […]]]>

Eu sempre morro de inveja quando vejo o Django e a Greta trocando lambeijos. Cheguei até a falar que gostaria de ter uma língua de gato para fazer isso com eles. Agora existe o Licki Brush – um acessório para que os donos dos bichanos possam usar, como se fosse uma língua. O objeto está passando por financiamento coletivo, por meio do Kickstarter. Eu achei esquisito. E vocês?

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/ronrono/bizarro-ou-legal-marca-cria-acessorio-para-donos-lamberem-seus-gatos/feed/ 0
Erupção dos dentes de leite! http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/erupcao-dos-dentes-de-leite/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/erupcao-dos-dentes-de-leite/#comments Wed, 25 May 2016 13:19:11 +0000 monicab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=1142 É muito importante que os pais conheçam a cronologia da erupção dos dentes das crianças, a fim de melhor avaliarem o desenvolvimento de sua dentição.  Assim que a dentição de leite se completa, ela permanece assim até os seis anos, quando nasce o primeiro molar permanente. Antes dos 6 anos é importante que já ocorram […]]]>
Visual Hunt

Visual Hunt

É muito importante que os pais conheçam a cronologia da erupção dos dentes das crianças, a fim de melhor avaliarem o desenvolvimento de sua dentição. 

Assim que a dentição de leite se completa, ela permanece assim até os seis anos, quando nasce o primeiro molar permanente.

Antes dos 6 anos é importante que já ocorram os diastemas entre os dentes de leite, que são espaços que ajudam os dentes permanentes a encontrar lugar nas arcadas para conseguir erupcionar. Se a criança não tiver esses espaços até os 6 anos é muito provável que tenha problemas de falta de espaço para as trocas dentárias. 

Os primeiros dentes de leite a erupcionar são os incisivos centrais inferiores, por volta dos 6 meses de idade, seguindo-se os incisivos centrais superiores e os laterais (já perto do 12º mês). Por volta dos 18 meses erupcionam os primeiros molares de leite, e aos dois anos e meio, em média, a erupção dos dentes de leite fica completa com os caninos e segundos molares, perfazendo os 20 dentes que constituem a dentição de leite (dez na arcada dentária superior e dez na arcada inferior). 

Existem também bebês que podem apresentar algum dente já ao nascimento ou poucos dias depois de nascer, chamado de dentes natais ou neonatais.

É fundamental que um especialista avalie seu filho, pois vários aspectos precisam ser considerados. Se o dente apresentar mobilidade, existe o risco de o bebê aspirá-lo, sendo assim indicada sua remoção. Caso não possua mobilidade, o dente poderá ser mantido, devendo os pais se preocupar com a higienização rotineiramente. 

A vinda dos dentes é uma ocorrência natural e fisiológica e alguns distúrbios podem aparecer nesse período, mas nem sempre estão relacionados com a erupção dentária, existindo então, controvérsias entre médicos e dentistas no que se refere aos sintomas gerais acompanhando esse processo. O que pode ser observado nos bebês são irritabilidade, salivação aumentada, febre, diarreia, gengivite, redução do apetite, erupções cutâneas, tosse e vômitos, corrimento nasal, apatia e perturbações gastrointestinais. 

Ocorrem sintomas como a “coceira” gengival, devido à pressão dos dentes na gengiva, deixando a criança irritada, chorosa e com sono agitado.

Nessa fase o bebê passa a ficar mais tempo com os seus brinquedos pelo chão e acaba colocando a mãozinha na boca mais vezes por causa do desconforto gengival. Esta pode ser a causa das diarreias, vômitos e febre. 

Também é comum o bebê começar a babar nessa época. Essa salivação excessiva pode estar relacionada ao incômodo da erupção dentária e também à maturação das glândulas salivares (que ocorre por volta do sétimo mês de vida), e que aumentam sua viscosidade e dificulta que o bebê engula toda a saliva produzida. 

Esses sintomas são temporários e podem desaparecer em algumas semanas, assim que os dentes irrompem na cavidade bucal.

É imprescindível que os pais compreendam esse processo, fiquem calmos e tomem as medidas necessárias para que as crianças passem por isso sem grandes agitações. 

Oferecer mordedores é a melhor opção para trazer alívio para a “coceira” gengival, podendo ser colocado na geladeira antes para que o frio tenha uma ação calmante sobre a gengiva irritada.

O uso de pomadas com anestésicos locais podem aliviar os sintomas, bem como o uso de analgésicos em algumas situações bem específicas, sempre com o acompanhamento de um profissional (odontopediatra ou pediatra). 

Todos os dentes de leite apresentam grande importância durante a fase de infância e pré-adolescência, eles são os dentes que prepararão o espaço adequado para a entrada dos permanentes, não se deve negligenciá-los pelo fato de saber que eles serão substituídos no futuro.

Por Karen Petrelli de Castro

Erupção dos dentes de leite!

]]> http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/erupcao-dos-dentes-de-leite/feed/ 0 Maio mês das mães, das noivas e… ROXO! http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/maio-mes-das-maes-das-noivas-e-roxo/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/maio-mes-das-maes-das-noivas-e-roxo/#comments Wed, 25 May 2016 12:18:20 +0000 monicab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=1119 Você sabia que roxo é a cor do mês de maio?

Em 19 de maio comemora-se o World IBD Day (Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal – DII) e o mundo todo celebra o Maio Roxo, cujo objetivo é informar e conscientizar a população sobre DII, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, para que possamos conhecer a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A DII não apresenta uma causa definida e muitos fatores podem estar associados ao seu surgimento: predisposição genética, alteração do sistema auto- imune, fatores ambientais, etc. A doença pode ser agravada pelo stress, tabagismo, tratamento ou alimentação inadequados. Ela afeta o sistema digestivo provocando mal estar geral, dor abdominal, diarréia e sangramento. Quando aparecem na infância levam a problemas no crescimento. Podem aparecer lesões na região anal, como fissuras, fístulas e abscessos. Alguns pacientes apresentam manifestações nos olhos, nas articulações (juntas), pele, etc. No início da doença os sintomas não são característicos dificultando o diagnóstico, os sintomas variam de leve a graves e podem causar grande impacto tanto físico quanto psicológico.

Doença de Crohn e Retocolite não tem cura, porém podem ser controladas clinicamente permitindo que o paciente tenha uma vida ativa. Os pacientes em geral apresentam “crises”, fase em que a doença está ativa ou recidivada, e períodos em que a doença praticamente desaparece, quando há pouco ou nenhum sintoma, chamada de fase de remissão. O número de crises e períodos de remissão é muito variável e depende da gravidade da doença e da adesão ao tratamento. Muitas vezes em períodos de remissão o paciente sente-se curado e abandona o tratamento buscando auxílio médico somente quando surge nova crise. Esse tipo de comportamento piora o prognóstico, dificulta que se estabeleça um plano terapêutico adequado propiciando a progressão da doença.

A nutrição adequada é fundamental para a melhora do quadro clínico e boa evolução da doença. Thaísa Stavitzki, Nutricionista Funcional da Nutrilavie e do Incigap – Instituto de Cirurgia e Gastroenterologia do Paraná, é adepta do programa 4R’s. Ela destaca que os pacientes que seguem o 4R’s melhoram não somente dos transtornos digestivos, mas todo o funcionamento do organismo é beneficiado. O programa 4R’s preconiza:

1 – Remover os irritantes gástricos: produtos industrializados, ricos em açúcar, gorduras e farinhas refinadas.

2 – Recolocar enzimas digestivas: oferecer alimentos que favoreçam o funcionamento das enzimas ou suplementá-las.

3 – Reparar a mucosa: oferecer através de alimentação ou suplementação os nutrientes necessários para melhora da mucosa, como por exemplo grãos integrais, frutas, verduras e legumes frescos. Esses alimentos tem papel fundamental na integridade da mucosa, equilíbrio da microbiota e formação das fezes.

4 – Reinocular probióticos: suplementos probióticos (bactérias do bem) que ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a imunidade. Para aumentar o crescimento de probióticos intestinais podemos usar alimentos prebióticos: biomassa de banana verde, chicória, cebola, aspargos, etc.

Thaísa lembra que os pacientes devem ser frequentemente reavaliados e o plano alimentar deve ser individualizado e revisto a cada fase da doença.

Os medicamentos reduzem os sintomas, cicatrizam as lesões, evitam as complicações melhorando a qualidade de vida e não podem ser descontinuados. Em alguns casos a cirurgia é necessária, principalmente quando o paciente apresenta complicações da doença como estenoses (estreitamentos) do intestino, perfuração ou mesmo quando o tratamento clínico não consegue controlar os sintomas.

Visual Hunt

Visual Hunt

Doenças crônicas pedem acompanhamento multidisciplinar: na DII psicólogos, nutricionistas, gastroenterologistas e proctologistas devem agir em conjunto para obter melhor resposta terapêutica. Lembre-se que adaptações em seus hábitos de vida, alimentação e bem estar são fundamentais para diminuir as complicações e permitir uma vida plena e muito produtiva. Se você tem ou conhece alguém portador de DII procure estar sempre informado a respeito da doença.

www.abcd.org.br

www.dii.com.br

https://vimeo.com/117266578

Por Danielle Kiatkoski

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/maio-mes-das-maes-das-noivas-e-roxo/feed/ 0
Você tem locais no corpo com a pele escura? http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/voce-tem-locais-no-corpo-com-a-pele-escura/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/voce-tem-locais-no-corpo-com-a-pele-escura/#comments Wed, 25 May 2016 10:41:57 +0000 monicab http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/?p=1124 Você já pensou em usar cremes clareadores em locais como axilas, virilha, pescoço? Pensou em procurar um dermatologista para ver isso ou foi atrás de soluções caseiras para resolver o problema? Se você se encaixou nessa queixa de manchas nesses locais, preste atenção! Pode estar com ACANTOSE NIGRICANS. Que é que é esse palavrão??? Explico tudinho! A […]]]>

Você já pensou em usar cremes clareadores em locais como axilas, virilha, pescoço? Pensou em procurar um dermatologista para ver isso ou foi atrás de soluções caseiras para resolver o problema?

Se você se encaixou nessa queixa de manchas nesses locais, preste atenção! Pode estar com ACANTOSE NIGRICANS. Que é que é esse palavrão??? Explico tudinho!

A acantose nigricans é uma doença da pele, caracterizada por lesões de cor cinza e espessas, que dão um aspecto verrugoso em qualquer local da superfície corpórea, sendo a área mais atingida a região posterior do pescoço, seguida pelas axilas, face lateral do pescoço, em volta do umbigo, embaixo das mamas, na boca ou mesmo, em casos raros, planta dos pés e palma das mãos.

As lesões surgem de forma progressiva e gradual. Aos poucos certas áreas do corpo começam a ficar mais e mais escuras, com a mesma aparência em ambos os sexos, mas indivíduos negros parecem ser mais vulneráveis. Não são doloridas e somente em algumas pessoas costumam provocar coceiras.

As principais causas são as doenças endocrinológicas: a obesidade é o distúrbio mais comum, freqüentemente associado ao excesso de insulina, ao diabetes mellitus e à resistência à insulina (principalmente em crianças e jovens). Mas pode aparecer ligada a hipotireoidismo ou hipertireoidismo, acromegalia, síndrome do ovário policístico, síndrome metabólica, síndrome de Cushing, ou vir associada com freqüência a tumores do tubo digestivo e do fígado, bem como linfomas e melanoma. O uso de medicamentos como corticoesteróides, anticoncepcionais orais e o uso de hormônio do crescimento podem levar ao seu aparecimento e a suspensão do seu uso à regressão algumas semanas após a suspensão.

Uma apresentação denominada acantose nigricans acral ocorre em pessoas sem quaisquer outras doenças ou sintomas associados, formando as características placas ásperas ou aveludadas e escurecidas nas mãos e nos pés, sendo mais encontradas na pele sobre as articulações dos dedos.

Não há atualmente um método de tratamento único. O principal objetivo é encontrar e corrigir o processo subjacente (obesidade, alterações endócrinas, uso de medicamentos, tumores, etc.) que está provocando as lesões.

Foto - Arquivo pessoal

Foto – Arquivo pessoal

Nos casos no quais não se encontra a causa, produtos de uso local com ação queratolítica (que dissolvem a camada córnea, afinando a pele), como ácido retinóico, lactato de amônia, uréia ou ácido salicílico são uma opção para a melhora do aspecto das lesões. Podem ser associados a produtos despigmentantes buscando o seu clareamento. As concentrações e forma de uso variam de acordo com cada caso e devem usados de acordo com a prescrição de um médico dermatologista.

Os casos de pequena extensão podem ser resolvidos com a dermoabrasão e o laser. Nos casos muito extensos, pode

ser considerado o uso de medicação oral e há relatos de benefícios com o uso do etretinato, isotretinoína e metformina.

As áreas escuras e grossas da pele deixam muitos pacientes com vergonha de sair à rua ou de usar pouca roupa. Um acompanhamento psicológico pode ser considerado para ajudá-los a levar uma vida melhor.

Nunca realize auto-medicações. Lembre que embora mais rara, a presença dessas lesões pode ser o sinal da presença de uma doença mais séria e o uso incorreto de fármacos pode piorar um estado. Portanto, consulte sempre um profissional para saber qual é a melhor abordagem.

Por Raquel Camargo

Você tem locais no corpo com a pele escura?

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/voce-tem-locais-no-corpo-com-a-pele-escura/feed/ 0
A inesquecível PRK-30 http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/a-inesquecivel-prk-30/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/a-inesquecivel-prk-30/#comments Wed, 25 May 2016 00:04:18 +0000 babbocamargo http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/?p=16456 Tempos passados, um jóquei brasileiro chegou a ser tão famoso quanto alguns jogadores de futebol: Luiz Rigoni, montado em Gualicho, um de seus cavalos preferidos. Daí a expressão cheia de entusiasmo que se tornaria corrente, dá-lhe, Gualicho! Até a década de 1970, como garante o professor Afronsius, o turfe nacional viveu a sua era de […]]]>

Tempos passados, um jóquei brasileiro chegou a ser tão famoso quanto alguns jogadores de futebol: Luiz Rigoni, montado em Gualicho, um de seus cavalos preferidos. Daí a expressão cheia de entusiasmo que se tornaria corrente, dá-lhe, Gualicho! Até a década de 1970, como garante o professor Afronsius, o turfe nacional viveu a sua era de ouro.

E, segundo um expert em turfe, Gualicho e alguns outros animais “eram a autoafirmação nacional em quatro patas”. Isso mesmo. Porque “grandes cavalos, aliados a grandes jockeys, faziam verdadeiros espetáculos, dignos de arrastar multidões aos hipódromos, fosse o da Gávea ou de Cidade Jardim”. Ou por outra, Rio e São Paulo.

Um brinde que virou livro

O turfe empolgava tanto que, por supuesto, não escaparia do humor da PRK-30, programa que marcou época na igualmente gloriosa era do rádio. No comando, Lauro Borges e Castro Barbosa, que estrearam na Rádio Mayrink Veiga, do Rio, em outubro de 1944, e foram em frente.

PRK-30 era o prefixo de uma suposta rádio pirata, onde dois speakers, Megatério Nababo D’Alicerce (Castro Barbosa) e Otelo Trigueiro (Lauro Borges), “apresentavam notícias de impagáveis correspondentes internacionais, cantores internacionais, calouros, todos protagonizados pelos dois humoristas”.

Existe, inclusive, a gravação de parte dos programas, no caso, um brinde da Basf pelos 50 anos da invenção da fita magnética. Na fita VHS, os grandes momentos da PRK-30.

Depois saiu o livro No Ar: PRK-30!, de Paulo Perdigão, com direito a uma segunda edição em 2006. Detalhe: além da história do programa, o livro trazia dois CDs remasterizados com a discografia da dupla de humoristas. Editora: Casa da Palavra. Vale a pena ir atrás (“O meu eu não empresto, não vendo nem dou”, antecipa-se o sempre aflito Beronha).

Retornando a Rigoni e Gualicho, há uma parte inesquecível. Cheio de entusiasmo, o locutor narra um Grande Prêmio Brasil, no Hipódromo da Gávea. Mas, no lugar de Gualicho, temos o Bucéfalo.

O páreo é assim descrito, com total empolgação embora entre as quatro paredes  do estúdio:

– Foi dada a partida! Bucéfalo dispara, livra dois corpos de vantagem, assume a ponta, cruza o disco, pula o muro e segue para a Avenida Brasil…

Dá para imaginar a tal cena: um cavalo correndo pela avenida após cruzar o disco de chegada e saltar o muro do hipódromo.

Coisa (genial) da PRK-30.

ENQUANTO ISSO…

 

 

 

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/rolmops-e-catchup/a-inesquecivel-prk-30/feed/ 0
#FindingDory ganha novo trailer, emoji e vira Trending Topics mundiais http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/findingdory-ganha-novo-trailer-emoji-e-vira-trending-topics-mundiais/ http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/findingdory-ganha-novo-trailer-emoji-e-vira-trending-topics-mundiais/#comments Wed, 25 May 2016 00:01:02 +0000 Júlio Boll http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/?p=583 Com estreia marcada para o dia 30 de junho nos cinemas brasileiros, “Procurando Dory” ganha mais expectativa a cada trecho divulgado. Nesta terça (24), a hashtag #FindingDory se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter e atingiu os Trending Topics mundiais. E não é por menos: além dos internautas falarem sobre o novo trailer, […]]]>

Com estreia marcada para o dia 30 de junho nos cinemas brasileiros, “Procurando Dory” ganha mais expectativa a cada trecho divulgado. Nesta terça (24), a hashtag #FindingDory se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter e atingiu os Trending Topics mundiais. E não é por menos: além dos internautas falarem sobre o novo trailer, a rede social colocou um mini desenho de Dory quando o usuário publicava qualquer post utilizando a tag.

Se você não assistiu ao trailer (em inglês), dê o play:

Como sempre, os internautas não reagiram bem com a simples funcionalidade, garantindo um volume imenso de tuítes. Confira a seleção de alguns deles:

]]>
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/bad-bad-server/findingdory-ganha-novo-trailer-emoji-e-vira-trending-topics-mundiais/feed/ 0