• Carregando...
Atacante do Iguaçu se divide entre clube e escola do Botafogo
| Foto:
André Rodrigues/ Gazeta do Povo
Marlon com o uniforme do Iguaçu. Euqipe enfrentará o Bairro Alto na final da Suburbana

Quando se fala em time alvinegro, dois times distintos nas cores preto e branco adquirem um significado especial na vida do ex-jogador e atacante Marlon do Iguaçu. Botafogo do Rio de Janeiro e Iguaçu de Santa Felicidade. O atleta que defende o Iguaçu no campeonato amador da capital curitibana inaugurou recentemente uma escolinha do Botafogo em Curitiba no bairro do Portão. Chama-se “Estrelas do Futuro Escola Oficial do Botafogo”.

Marlon de Souza Lopes, de 36 anos, e os amigos Fábio Mello e Ognei Caobianco trabalhavam em conjunto num projeto social antidrogas na prefeitura na capital. Durante uma troca de ideias o trio que é ligado ao futebol descobriu que o Botafogo não possuía nenhuma escolinha oficial de futebol na Região Sul do Brasil, em especial em Curitiba.

Em setembro eles foram ao Rio de Janeiro na sede do clube carioca, que fica em General Severiano, mostrar o projeto no papel e na prática. Durante um almoço com a diretoria do Botafogo, firmaram um contrato e bateram o martelo com uma nova parceria que vai durar quatro anos.

“O padrinho das Estrelas do Futuro será o ex-jogador Sicupira, que jogou com Garrincha no Botafogo. Ele é amigo de um dos nossos sócios e será uma figura simbólica na campanha de marketing. Outros craques podem surgir na galeria do time da estrela solitária curitibana. Quem sabe não aparece mais um Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Túlio, Loco Abreu, Seedorf”, diz.

“Todos eles brilharam com a camisa do Fogão. Conquistei uma simpatia pelo Botafogo no título de 1989 contra o Flamengo. Fazia 23 anos que o clube estava na fila e o atacante Maurício quebrou o jejum fazendo o gol do título. A partir deste momento comecei a acompanhar o clube com frequência. Quando jogava no Joinville pela Série B de 2003, enfrentamos o Botafogo em casa e vencemos de virada por 3 a 2. Fiz os dois gols que garantiram a vitória do JEC naquela partida”, relembrou o ex-jogador.

Marlon está no último ano do curso de Educação Física e pretende dar ênfase na preparação física dos atletas. Os alunos treinam duas vezes por semana sob o comando dele e do professor Fábio Mello.

A escolinha tem aproximadamente 30 alunos inscritos. O ex-jogador profissional tenta repassar a experiência que adquiriu nos gramados para os jovens atletas durante os treinamentos.
No outro time alvinegro de Santa Felicidade, o Iguaçu, Marlon está há dois anos disputando o amador no clube da colônia italiana.

O jogador que adquiriu dupla identidade alvinegra ficou com o coração batendo mais forte no último sábado (17), durante a segunda partida decisiva da semifinal contra o Santa Quitéria no Estádio Maurício Fruet, local que o projetou ao time profissional do Paraná Clube em 1999.

Marlon entrou no segundo tempo e ajudou a equipe na disputa de pênaltis marcando com categoria a primeira cobrança que abriu o caminho para a vitória por 4 a 3 para o time alvinegro. O clube não conquista um título há 20 anos. Resultado que garantiu a tão sonhada vaga ao Iguaçu na decisão da Suburbana de 2012.

Bairro Alto e Iguaçu vão decidir a final do amador na Série A. O primeiro jogo decisivo será no próximo sábado (24), no Estádio Pedro de Almeida.

Carreira do jogador

Além do Tricolor da Vila Capanema, Marlon ingressou em diversas equipes dentro e fora do país. Entre elas, Joinville, Figueirense, Juventude, Kawasaky Frontale (Japão), Portuguesa e América (México). Com um currículo extenso, foi campeão catarinense pelo Joinville, em 2001, e pelo Figueirense, em 2004.

Arquivo pessoal
Marlon e os alunos na escolinha do Botafogo em Curitiba
Arquivo pessoal
Professor Marlon e o capitão da seleção brasileira na conquista do tricampeonato mundial no México, em 1970, Carlos Alberto Torres no Estádio Olímpico João Havelange, Rio Stadium – Engenhão

Serviço:

“Estrelas do Futuro Escola oficial do Botafogo”.Copa 14 Futebol Society – Rua Amadeu do Amaral 1141, Portão, telefone: (41) 8409-8429.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]