• Carregando...

Toda empresa precisa fazer reuniões, é uma necessidade organizacional.  Elas são usadas para discutir a tomada de decisões, para informar os participantes a respeito de fatos importantes sobre a empresa ou estabelecer planejamentos estratégicos.  Uma reunião bem feita faz com que todas essas ações sejam bem entendidas, evitando o chamado “rádio corredor”.  Reunir a equipe para um encontro sem fim específico, por pura rotina, é perda de tempo e atrapalha a produtividade. Por isso, reuni algumas dicas para tornar as reuniões mais efetivas.

1. Tenha claro o objetivo da reunião e garanta que todos tenham conhecimento dos temas que serão abordados. Isso faz com que as opiniões emitidas sejam mais consistentes e os resultados tendem a ser mais rápidos e eficientes.

2. Tenha uma pauta compatível com os objetivos, sem estender demais os temas.  Ao conduzir as discussões, evite que se distanciem desses objetivos.

3. Ao definir o dia e horário da reunião, pense no dia a dia dos participantes e escolha quando irá atrapalhar menos a produção individual e coletiva.

4. Convide para a reunião apenas quem tenha interesse direto nela e possa contribuir efetivamente

5. Um relógio em cima da mesa, com tempo definido para as manifestações em torno de um assunto ajuda as pessoas a serem mais objetivas.

6. Ao participar de uma reunião, tome cuidado para não ser prolixo  e evite discussões paralelas, principalmente se não tiverem ver com o objetivo da reunião. Prepare-se bem, conheça a pauta e ao emitir suas opiniões e sugestões, seja claro.

7. Durante a reunião, ouça atentamente e evite interromper quem estiver falando.

8. Lembre que quando a reunião é muito tensa, um momento de descanso, com um cafezinho ou um lanche, ajuda a relaxar e contribui para uma nova etapa de concentração do grupo.

9. Em algumas situações, quando o tempo é curto, uma sugestão extrema é fazer a reunião em pé. Dificilmente ela vai levar mais que meia hora.

10. Faça com que todos entendam a importância dos resultados obtidos  com a reunião e onde ela irá levar a empresa e os profissionais.

Seguindo essas sugestões, com certeza suas reuniões terão melhores resultados. Boa sorte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]