• Carregando...
Investir nos colaboradores vai muito além de pagar cursos / Foto: Stumbleupon
Investir nos colaboradores vai muito além de pagar cursos / Foto: Stumbleupon| Foto:

Uma decisão inteligente e que ainda é pouco adotada pelas empresas é o desenvolvimento interno do próprio corpo de funcionários. Às vezes sai mais barato investir nos próprios colaboradores do que trazer um profissional pronto de fora. Mas, além disso, o investimento pode ter vários formatos, não necessariamente se atendo à capacitação. Confira abaixo 5 dicas de como investir nos seus colaboradores:

Investir nos colaboradores vai muito além de pagar cursos / Foto: Stumbleupon

Investir nos colaboradores vai muito além de pagar cursos / Foto: Stumbleupon

1 – Reconheça talentos

Para investir e desenvolver o próprio grupo de colaboradores, é importante que a gestão saiba reconhecer os talentos que tem em mãos. Esteja próximo dos funcionários, e perceba em que cada um se destaca. Cada pessoa tem uma habilidade diferente, e elas se complementam. Conhecer estas habilidades é fundamental para articulá-las da melhor forma possível.

2 – Plano de carreira

Para que haja uma motivação no que se refere à mobilidade de cargos dentro da empresa, é preciso existir um plano de carreira bem desenhado, pautado na produtividade e no reconhecimento da qualidade do trabalho realizado. É pensando no que pode atingir via plano de carreira que os colaboradores vão se esforçar mais para apresentar resultados relevantes.

3 – Dê condições para que bons trabalhos sejam desenvolvidos

Resultados notáveis não surgem do nada. É preciso que o profissional tenha acesso a boas ferramentas e condições de realizar um trabalho de qualidade. Antes de cobrar, ofereça tudo o que for necessário para que o resultado almejado seja atingido. E, claro, boas condições de trabalho também funcionam como motivação.

4 – Promova um ambiente de trabalho agradável

Observe todos os aspectos referentes ao conforto do ambiente de trabalho: disposição dos móveis, iluminação, cores, ruído; e conclua: o ambiente é adequado à proposta da empresa? Ele contribui para a realização de um trabalho com a qualidade que a gestão deseja? Tudo precisa ser pensado.

5 – Dê feedbacks

Talvez este seja o caminho mais curto e o mais antigo dentre os que funcionam como catalisadores de talento. Conversar com o colaborador e explicar como ele é visto pela gestão, seus pontos fortes e seus gaps dá a ele a oportunidade de evoluir e melhorar, se tornando exatamente o que a empresa precisa e espera dele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]