• Carregando...

Talvez esse seja um dos momentos mais críticos e cheios de dúvidas da vida profissional de alguém. Decidir se é a hora de mudar de empresa, de carreira ou mesmo partir para algo completamente fora do convencional, com o qual se sonha há muito tempo. Muitos são os fatores que levam a esse tipo de decisão, bem como também são muitos os sinais que podemos observar para chegar à conclusão se é ou não a hora de pedir para sair.

Se a motivação está minada, talvez seja a hora de pedir demissão / Foto: Getty Images

Se a motivação está minada, talvez seja a hora de pedir demissão / Foto: Getty Images

O que sinaliza a hora de pedir demissão?

A insatisfação com o ambiente corporativo pode se manifestar de diversas formas. Um dos fatores que mais influenciam no desânimo do profissional e que afetam a qualidade do trabalho realizado é uma relação ruim com a chefia ou com os colegas. Isso porque um trabalho de qualidade é realizado em grupo na maioria das vezes. Outros elementos que podem minar a disposição profissional são o trabalho repetitivo e a ausência de evolução na atividade. A sensação de estar estagnado faz com que o profissional se sinta obsoleto e desmotivado.

Além das relações interpessoais, o fato de o profissional se observar também ajuda na hora de diagnosticar o momento certo de mudar de emprego. Se os erros se tornam muito frequentes, juntamente com atrasos provocados pelo desânimo e pela procrastinação, talvez esteja claro que é a hora de pedir para mudar de emprego. O porquê disso é muito simples: sem perspectivas de crescimento e oportunidades de se desenvolver, o profissional sente que seu trabalho não tem valor, e talvez uma mudança na carreira seja bem vinda neste momento.

Qual a maneira correta de pedir demissão?

O mais importante é que a decisão não pode ser provocada por impulso, nem baseada em acontecimentos pontuais. É preciso analisar a situação como um todo, pesar prós e contras, avaliar a própria carreira e calcular as consequências de tudo isso.

Com a decisão tomada, marque uma reunião com o seu chefe. Fale sobre os motivos que o levaram à decisão de maneira clara e objetiva. É importante ser racional e explicitar de forma prática os motivos que te levaram a pedir demissão. Comunique o seu chefe direto antes de qualquer coisa, pois deixar que uma notícia como essa chegue através de terceiros e em cima da hora pode prejudicar muito a sua imagem como profissional.

É importante também se atentar às formalidades necessárias: registre tudo em e-mails ou documentos impressos. Negocie com a empresa o tempo que você ainda precisa se manter na empresa antes de sair, para deixar o cargo organizado para o seu sucessor, e negocie também com a nova companhia – caso já haja um novo emprego em vista – o tempo de sua transição. Informe a sua equipe dos projetos que estão sob sua responsabilidade e, de preferência, formalize por e-mail as ações planejadas para a continuidade das atividades.

É importante também estar aberto a uma contraproposta. Talvez a empresa na qual você esteja tenha planos para você, e seja interessante ouvi-los. Caso receba uma contraproposta, peça um tempo para analisar, não responda de imediato, avalie e se for válido, aceite.

Muitas vezes o profissional se vê um círculo vicioso de desmotivação e falta de perspectiva, que quando se dá conta já acredita que não há como recuperar a própria carreira. No entanto, uma atitude drástica como esta pode ser evitada com constantes autoavaliações e com feedbacks partidos tanto da gestão quanto do funcionário. Uma boa comunicação e a consciência do próprio momento de carreira são ótimos aliados para uma trajetória profissional produtiva e motivadora.

CONFIRA A MINHA PARTICIPAÇÃO NO BOM DIA PARANÁ DESTA SEXTA-FEIRA

bernt

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]