• Carregando...
É saudável ter uma relação de proximidade com colegas de trabalho, mas é preciso haver bom senso. / Foto: CulturaMix
É saudável ter uma relação de proximidade com colegas de trabalho, mas é preciso haver bom senso. / Foto: CulturaMix| Foto:

Amizade no trabalho é um tema muito discutido, isso porque as relações profissionais precisam ser diferentes das pessoais. No entanto, para muitas pessoas é difícil desvincular uma coisa da outra. Principalmente aqui no Brasil, onde as pessoas são, em geral, mais expansivas e sociáveis que na Europa, por exemplo, o local de trabalho acaba por se tornar também um foco de relações sociais que muitas vezes vão além dos limites do escritório.

É saudável ter uma relação de proximidade com colegas de trabalho, mas é preciso haver bom senso. / Foto: CulturaMix

É saudável ter uma relação de proximidade com colegas de trabalho, mas é preciso haver bom senso. / Foto: CulturaMix

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn revelou que para 46% dos profissionais a amizade no ambiente de trabalho contribui para a felicidade. De acordo com os entrevistados, ter amigos no ambiente profissional proporciona maior motivação e produtividade, isso porque um local de trabalho no qual as pessoas se sentem mais conectadas possui um clima mais leve que facilita as atividades do dia-a-dia. Mas afinal, é saudável ter amigos no trabalho ou é melhor manter um relacionamento estritamente profissional?

Bom senso sempre

É possível manter relações sociais muito saudáveis dentro do ambiente profissional, desde que as pessoas envolvidas saibam separar as relações. Misturar compromissos profissionais com coisas pessoais não é certo e pode atrapalhar o rendimento. Além disso, se a relação de amizade é com a chefia, é preciso ter ainda mais cautela para que não se confundam as coisas e resulte em protecionismo e até mesmo acobertamento de falhas em detrimento da amizade. Dentro da empresa também não convém tratar de assuntos pessoais, conversar sobre assuntos delicados ou algo do tipo. Deixe isso para um almoço ou um happy hour.

Diferença de gerações

Ainda tomando como base a pesquisa realizada pelo LinkedIn, é possível perceber uma grande diferença entre as relações estabelecidas no ambiente profissional por profissionais da geração Y e profissionais da geração dos baby boomers (de 55 a 65 anos). A geração Y (de 18 a 24 anos) está muito acostumada a socializar, conta inclusive com as redes sociais e isso chega ao ambiente de trabalho naturalmente. É muito comum, para eles, ter os colegas de trabalho no facebook, por exemplo. Já para profissionais de idade mais avançada, esse tipo de relacionamento não é tão comum, porque não fez parte de suas vidas na maior parte de sua trajetória profissional, e fica difícil adotar um comportamento mais sociável depois de anos agindo de outra maneira.

Como posso melhorar minhas relações no ambiente de trabalho?

Ter relações mais próximas no ambiente de trabalho contribui para o clima da empresa, para a colaboração entre colegas, além de ser uma motivação para ir trabalhar. Se você não desenvolveu relações mais próximas de amizade no ambiente de trabalho, cogite a hipótese. E se não sabe como, aí vão algumas dicas:

– Participe de encontros fora do escritório

Pode ser um simples almoço, ou um happy hour depois do expediente, ou mesmo uma reunião para falar de trabalho em um café. Diversificando locais é possível falar de mais coisas e deixar a conversa muito mais interessante, o que ajuda a desenvolver boas estratégias de negócios e projetos.

– Estabeleça uma relação de proximidade respeitosa com quem você se identifica ou trabalha junto

É muito importante ter uma relação boa com as pessoas que convivem com você oito horas todos os dias. Pergunte da família, de como foi o final de semana, seja cordial sem ser invasivo.

– Conheça a personalidade dos seus colegas

Conversar em momentos extraprofissional possibilita que você conheça a personalidade dos seus colegas de trabalho e perceba a melhor maneira de lidar com cada um. De pessoas mais enérgicas a pessoas mais reservadas, é importante tratar cada um da maneira mais adequada.

Se amizade no trabalho traz felicidade ou não, não posso dizer, no entanto que as relações interpessoais interferem no dia-a-dia de uma empresa é fato. Observe o seu próprio comportamento e veja se ter uma convivência mais próxima com os colegas pode influenciar positivamente na sua carreira. Com bom senso, o resultado só pode ser contributivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]