• Carregando...

 

As festas de final de ano ainda estão um tanto longe, contudo o mercado que vive deste período, começa a se estruturar para a relativa expansão de demandas que a data exige. E, para atender aos serviços extras é necessário mão de obra temporária. Essas vagas devem começar a pipocar a partir da primeira quinzena de outubro. Por isso, se você pretende agarrar uma dessas oportunidades, vou deixar algumas dicas para que você fique na vitrine e possa ser sondado por essas empresas. A primeira questão a avaliar neste contexto é que o período lhe dá a oportunidade de trabalhar em diferentes frentes, não necessariamente na área que você efetivamente é formado ou deseja tanto atuar. Tenha a consciência de que estar trabalhando é infinitamente melhor do que estar parado. Então tire esse peso da consciência e foque no período e nas oportunidades que ele oferta.

Segundo: lembre-se que, diferente do mercado de trabalho tradicional, essa vaga terá um começo, meio e fim. A palavra é ‘temporário’, então não crie expectativas. Deixe apenas fluir. Busque listar o nichos e funções que você deseja atuar: comércio, indústria, serviços … quer atender ao público, trabalhar no estoque, atuar como segurança, repositor, vendedor? Decida e foque naquilo que você deseja.

A partir disso pegue o seu currículo e faça uma versão para este momento. Em apenas uma página destaque em que ramo e funções você deseja atuar. Na sequência liste os seus predicados, suas qualificações e experiências que o fazem apto a assumir aquela função. Diga ainda quais cursos ou especializações que o qualificam para aquele cargo. Se não tiver experiência no mercado ainda, liste aquilo que já fez na escola ou na comunidade. Caso esteja no mercado há anos, mas não naquela função, deixe claro que suas experiências vão contribuir para uma boa atuação.

Por fim, por incrível que pareça, não esqueça de colocar seu dados pessoais e contato. É muito comum as pessoas esquecerem e no meio de tantos candidatos seu currículo se perde porque muitas vezes não há tempo hábil para buscar informações extras de candidatos, além de soar como falta de atenção.

Passando essa fase, vá à luta. Faça contato com amigos, busque onde estão as oportunidades, coloque nas redes sociais, utilize todos os meios para dizer que você deseja uma vaga temporária. E, vale uma dica: bata perna, visite as empresas as quais você deseja trabalhar e deixe seu currículo, não tenha medo. Para esse período esse gesto soa para as empresas como interesse. As organizações querem e desejam contratar profissionais proativos e que demostram interesse por sua marca. Ponto para você se fizer isso.

Ao conseguir a almejada entrevista, se prepare para a conversa. Pesquise sobre a empresa a qual a vaga está sendo ofertada. Coloque sua melhor roupa, não exagere em acessórios, deixe a barba aparada, as unhas cortadas e ou bem pintadas. São cuidados básicos do seu visual. A primeira impressão ainda conta muito. E é verdade também que as pessoas que se cuidam também tendem a cuidar do ambiente o qual irá atuar. Mais um ponto para você.

Conquistando a vaga, atue como se estivesse no mercado. Busque entregar além daquilo que foi acordado. Tenha pontualidade, não falte, contribua com a equipe … são atitudes que farão de você um profissional bem quisto. Se não ocorrer uma efetivação para o período, no mínimo você sairá desta empresa com uma boa carta de recomendação e também com um dinheiro extra tão bem- vindo para as festa de fim de ano. Desde já estou torcendo por vocês. Boa sorte!

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]