• Carregando...
Existe uma série de tipos de contratos disponíveis, cada um atende a uma necessidade diferente / Foto: Audiolis
Existe uma série de tipos de contratos disponíveis, cada um atende a uma necessidade diferente / Foto: Audiolis| Foto:

Quando falamos em contrato de trabalho, pensamos diretamente no contrato formal, em horário comercial, por prazo indeterminado. No entanto, juridicamente existem diversos formatos de contrato disponíveis, e pode ser que, para o profissional, um contrato temporário abra promissoras portas em sua carreira.

Existe uma série de tipos de contratos disponíveis, cada um atende a uma necessidade diferente / Foto: Audiolis

Existe uma série de tipos de contratos disponíveis, cada um atende a uma necessidade diferente / Foto: Audiolis

Quais os tipos mais comuns?

Entre os tipos mais conhecidos, além do contrato formal de prazo indeterminado, há o contrato temporário, o contrato por tempo determinado e o contrato por tarefa. É comum que se confunda o temporário e contrato por tempo determinado, mas há uma diferença crucial entre eles: o trabalho temporário tem maior possibilidade de se tornar um contrato de prazo indeterminado, enquanto o contrato por prazo determinado acorda previamente entre contratante e contratado datas de início e de fim da prestação do serviço em questão, que geralmente é uma demanda com prazo para acabar. Já o contrato por tarefa serve para formalizar serviços específicos, como, por exemplo, um eletricista numa obra de construção civil que fica responsável apenas por instalar tomadas.

Quais os benefícios de cada um para a empresa?

Quando uma organização precisa de um substituto para um colaborador que está de férias ou licença maternidade/paternidade, por exemplo, o contrato por tempo determinado é uma excelente opção. Além de não alterar definitivamente o quadro de funcionários, a empresa ainda tem a oportunidade de conhecer outros profissionais disponíveis no mercado – e está juridicamente protegida quanto à rescisão contratual. Já no caso de vagas temporárias, como, por exemplo, o setor de varejo ou algumas indústrias que contratam mão de obra extra em períodos como as festas de final de ano, o empregador tem a possibilidade de encontrar bons profissionais que ao final desse período podem ser efetivados, agregando qualidade ao serviço prestado pela empresa, sem necessariamente ter que fazer um processo seletivo minucioso – porque as habilidades são percebidas no dia-a-dia.

O maior benefício para as organizações é, de fato, o resguardo legal. A pluralidade de contratos disponíveis permite que a companhia supra suas necessidades de mão-de-obra em seu tempo e com amparo da lei.

E o profissional, o que ganha com cada um?

Deixando de lado o contrato de trabalho por tempo indeterminado, que é o mais comum e o que de fato constrói uma carreira sólida, o profissional continua tendo muito a ganhar mesmo trabalhando via contratos menos promissores. Como disse anteriormente, a empresa tem acesso a diversos profissionais e pode desta forma ter acesso a um colaborador bastante competente. Da mesma forma, o profissional pode aproveitar o trabalho por tempo determinado ou temporário para se destacar, para conseguir uma vaga efetiva, ganhar experiência, conhecer diferentes empresas e também fazer contatos que podem abrir portas posteriormente. Quanto ao contrato por tarefa, com certeza as habilidades do profissional serão avaliadas durante a prestação de serviços, e é a hora certa para se destacar e garantir convites para trabalhos futuros.

Seja lá qual for o regime contratual, o importante é realizar um bom trabalho. O profissional deve aproveitar todas as oportunidades que a carreira oferece para se qualificar, adquirir experiência, aprender e exercitar o autoconhecimento. Principalmente para aqueles que estão no começo da própria vida profissional, qualquer oportunidade é válida para descobrir o próprio caminho, e assim trilhar uma carreira sólida e consciente conforme as oportunidades aparecerem. Lembre-se: o mercado está em movimento, você também precisa estar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]