• Carregando...
É preciso ter consciência que o comodismo pode ser prejudicial mesmo quando há estabilidade / Foto: Dreamstime
É preciso ter consciência que o comodismo pode ser prejudicial mesmo quando há estabilidade / Foto: Dreamstime| Foto:

Ainda há uma ideia meio generalista quando se fala de empresa familiar no Brasil. Boa parte do senso comum cai no erro de afirmar que a ascensão nestes casos não demanda esforços ou desenvolvimento. Esta informação não procede, embora existam casos de profissionais que se acomodam pelo fato de trabalharem com a família. No entanto, existem profissionais que desejam se desenvolver mesmo com a segurança oferecida pelo negócio familiar, e é por eles que o mercado se interessa, de fato.

É preciso ter consciência que o comodismo pode ser prejudicial mesmo quando há estabilidade / Foto: Dreamstime

É preciso ter consciência que o comodismo pode ser prejudicial mesmo quando há estabilidade / Foto: Dreamstime

A empresa é familiar, mas a carreira é particular

Algo importante para os profissionais que trabalham na empresa da própria família é saber separar as relações familiares das relações profissionais. O interesse pelo próprio desenvolvimento profissional não precisa partir de ninguém mais além do próprio indivíduo. Não é uma atitude boa esperar que a cobrança pela qualificação venha de terceiros, pois por mais que o negócio seja da família, é importante que a carreira seja uma preocupação pessoal.

A acomodação é um dos problemas mais frequentes da carreira de profissionais que atuam em negócios familiares. A sensação de que o emprego estará sempre garantido faz com que estes profissionais negligenciem a própria capacidade e o próprio desenvolvimento.

Por onde começar a se desenvolver?

Existe hoje no mercado uma gama bastante grande de possibilidades de desenvolvimento profissional. Para quem chegou à conclusão de que precisa se qualificar e se atualizar – o que é ideal que seja feito a cada 3 ou 5 anos – basta uma breve busca para encontrar uma infinidade de alternativas.

O primeiro passo é decidir o que deseja estudar e sobre o que, especificamente, deseja aprender. Outro ponto importante é pensar em como os novos conhecimentos poderão auxiliar no desenvolvimento da empresa. Para aqueles que pretendem se manter nos negócios da família por bastante tempo, é interessante fazer uma avaliação das necessidades da organização, para saber como o próprio estudo poderá ajudar, na prática, em longo prazo.

No entanto, mais que estudar, o desenvolvimento profissional se dá no dia-a-dia. Mostrar interesse pelos negócios e procurar entender os processos são atitudes que colocam qualquer profissional um patamar acima dos demais. Encarar a empresa familiar como uma fonte de possibilidades – como qualquer outra empresa – ajuda muito a ser visto como um profissional maduro. E encarar como uma fonte de possibilidades implica também em procurar sempre ajudar no desenvolvimento da própria empresa.

Assessment

Para os proprietários de empresas familiares, existe um processo que pode ajudar bastante em momentos de sucessão ou mesmo de movimentação de cargos. O Assessment auxilia a empresa a reconhecer os próprios talentos e colocá-los nas posições mais adequadas, otimizando assim o funcionamento da companhia. Para empresas familiares em especial, este processo ajuda na tomada de decisões imparciais e baseadas em avaliações profundas.

Desenvolvimento profissional é uma obrigação de qualquer pessoa que esteja inserida no mercado. Independente do perfil da organização, é o profissional quem decide aonde quer chegar e por quais meios. Adotar uma atitude madura, focada em resultados e que se mantém em constante crescimento é promissor para qualquer um, portanto, não espere precisar. Faça hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]