• Carregando...
Formar líderes internamente aumenta a gama de possibilidades de liderança dentro de qualquer organização / Foto: Shutterstock
Formar líderes internamente aumenta a gama de possibilidades de liderança dentro de qualquer organização / Foto: Shutterstock| Foto:

Talvez um dos maiores problemas que as empresas enfrentam para disseminar sua cultura e atingir os resultados almejados seja o despreparo da própria liderança. Por conta da inaptidão dos gestores que vêm de fora, muitas organizações têm adotado a formação interna de líderes. Esse tipo de programa traz muitos benefícios para a empresa, que além de contar com um gestor completamente alinhado com suas expectativas, ainda tem a possibilidade de pular diversas etapas de adaptação, que são indispensáveis quando se contrata um gestor externo.

Formar líderes internamente aumenta a gama de possibilidades de liderança dentro de qualquer organização / Foto: Shutterstock

Formar líderes internamente aumenta a gama de possibilidades de liderança dentro de qualquer organização / Foto: Shutterstock

A importância da liderança de qualidade

Todo serviço de qualidade depende de uma liderança bem estruturada. Principalmente em época de instabilidade econômica, saber liderar tem uma importância crucial para que o negócio se mantenha produtivo, e a produtividade de qualquer organização passa pela capacidade dos gestores de alinharem objetivos e valores da empresa ao contexto econômico geral. Os treinamentos de formação de lideranças têm como foco a capacitação de profissionais em condições de se tornarem líderes no futuro, líderes estes capazes de lidar com situações desfavoráveis sem deixar que a desmotivação atinja a parte operacional da companhia.

Quais as vantagens de formar líderes internamente?

A primeira vantagem com certeza é o fato de não precisar inserir o líder na cultura organizacional da empresa. Esse processo de assimilação de valores empresariais é complicado e demorado, principalmente se o profissional vem de outra empresa. Valores alinhados são imprescindíveis para um bom funcionamento da gestão, portanto, formar os próprios líderes pula essa parte de adaptação, e previne erros também. Afinal, é preciso contar com a possibilidade de um gestor vindo de fora não se adaptar à cultura da empresa.

Outra vantagem que facilita muito o trabalho do gestor formado pela própria organização é o conhecimento da área que será delegada a ele. Quando vem de fora, o gestor pode até ser experiente e conhecer o negócio, mas o fato de desconhecer a rotina e o ritmo do setor que gerirá demanda um tempo maior de adaptação, para que seja possível “acertar os ponteiros” entre gestão e equipe.

Os profissionais formados internamente possuem um relacionamento construído com a equipe, que conta com afinidades que facilitam o desenvolvimento de projetos e implantação de novas ações. Além de conhecer as pessoas, o líder formado por programas internos de formação de lideranças também conhece a empresa como um todo, faz parte do desenvolvimento e do funcionamento dela e possui um histórico de crescimento dentro da organização. Esse conhecimento geral e essa identificação com a instituição facilita o entendimento entre áreas, contribuindo para o bom funcionamento da gestão como um todo.

Por fim, também é muito vantajoso possuir um contato próximo com a liderança antecessora, pois além de o novo líder poder adquirir experiência, o líder mais antigo pode servir como um tutor das lideranças mais jovens – o que evita a repetição de erros.

Quando é melhor buscar líderes externamente?

Existem demandas que um líder desenvolvido internamente não consegue solucionar. A importância e a necessidade de buscar um líder que não foi desenvolvido pela própria empresa aparecem quando ela precisa se oxigenar, e até mesmo quando surgem problemas que exigem uma visão global e externa da organização para encontrar uma resolução. Um líder externo não tem compromisso com nenhum processo ou pessoa dentro da organização, e pode proporcionar ações mais imparciais e efetivas em algumas situações. Desenvolver dentro é muito bom, mas não se pode esquecer que contratar um gestor pronto muitas vezes é a solução mais eficaz – e justamente o que a empresa pode precisar.

Devo investir na formação de líderes na minha empresa?

Em tempos de baixa na economia, é fundamental ter uma liderança segura e de qualidade, capaz de combater a desmotivação e a insegurança do corpo de funcionários da organização como um todo. Manter a estrutura unida é importantíssimo para passar pelos períodos de crise. Costumo dizer que o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas, portanto valorizar os colaboradores proporciona aos funcionários a oportunidade de assumirem suas funções sob a confiança da gestão, o que, com certeza, melhora o desempenho individual por conta da busca pelo êxito incentivada pela confiança. Com certeza é muito mais válido e acertado formar os próprios líderes do que buscar um pronto no mercado. Um líder que já está no mercado terá arestas a serem aparadas ao entrar numa empresa nova, um líder interno não terá estas arestas. A resposta é: sim. Invista em líderes internos e tenha como resultado uma gestão preparada e adaptada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]