• Carregando...
Hoje é dia de Festa na Firma
| Foto:

Já entramos no clima de fim de ano. A partir de agora as confraternizações serão algo frequente em nossa rotina e que bom que temos esse momento para partilhar com amigos, familiares e com pessoas do convívio profissional.  E é para este último público o qual quero dirigir este artigo. Será que existe regra para participar da ‘Festa da Firma’?

A resposta é ‘não’. Contudo há que se convir que o comportamento da pessoa não pode extrapolar durante o momento de descontração, afinal você não deixa de ser um profissional naquelas duas, três ou quatro horas. Dependendo dos deslizes, pode ocorrer uma mancha na carreira construída há anos. Então, para aproveitar esse agradável momento de festas quero deixar algumas dicas para que o seu lado profissional continue reluzindo e cativando as pessoas.

A primeira delas é: não exagere na bebida. Veja, o hábito de beber além da conta altera o comportamento das pessoas. O cidadão que muitas vezes entra nesta cilada acaba fazendo coisas que ninguém acredita (talvez nem ele mesmo), mostrando um lado inimaginável e que muitas vezes será lembrado para o resto da vida.

Nestes anos de vivência dentro das empresas eu já presenciei de tudo, inclusive de ver o colega ser demitido no dia posterior a festa, pelo fato de mau comportamento. Aquilo que era para ser alegria vira pesadelo. Tudo porque bebeu além da conta e fez o que não deveria fazer.

Em outra ocasião, um colega de profissão quis fazer um estudo do comportamento das pessoas fora do contexto de trabalho. Ele escolheu uma das confraternizações para tal atividade. Esse camarada se fez de uma espécie de ‘Convidado Oculto’, onde teve o papel de fazer a leitura do quanto as pessoas convidadas alteraram seu comportamento ao longo da festa.

Ao apresentar essa análise, muitas situações foram bizarras, outras dignas realmente de rompimento de contrato. Outras, no entanto, que mostraram uma outra face dos profissionais. Na verdade, o que ele quis com isso é demonstrar o como somos vistos pelos olhos de outros convidados nesses ambientes.

Outro ponto que é necessário tomar cuidado é com o excesso de postagens na rede social. Cuidado para não divulgar uma foto de um colega que está um pouco mais passado. Ou daquele que está com alguma roupa mais provocante (já vou falar disso também), ou mesmo subir imagens as quais o esposo ou a esposa terão que se justificar quando chegar em suas casas, pois o contexto não foi explicado.

Quanto a vestimenta, não é necessário é claro ir de terno e gravata, a não ser que a ocasião lhe peça para isso, mas de preferência a uma vestimenta casual, na qual você demonstrará que não está no ambiente de trabalho diário, mas também não foi a um baile de carnaval. Vista-se com algo que você vai sentir-se bem e não queira que sua roupa cause impacto em outras pessoas.

Por fim, interaja bastante com os amigos. Prefira assuntos fora do cotidiano, tenha interesse pelas pessoas. Deixe o celular um pouco de lado, viva o evento e evite assuntos de trabalho, projetos inacabados ou mesmo fazer brincadeiras desnecessárias, como tirar onda do time de futebol do colega.

No mais, aproveite este momento que é bacana. Se tiver amigo secreto, opte por um presente no qual a pessoa sinta que você se preocupou com ela. Faça um embrulho bonito, mostrando o carinho e a satisfação de tê-la como amigo e por aí vai. Procure ser agradável.  Seguindo essas pequenas dicas você terá belas recordações no álbum da firma, pode acreditar e Boas Festas!

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]