• Carregando...

 

Intraempreendedorismo? Certamente uma palavra nova e relativamente pouco usual e que ainda muitos confundem com empreendedorismo, quando um indivíduo tem uma ideia e desenvolve um serviço ou produto que pode ser inovador. Trata-se da iniciativa de desenvolver um negócio em um ramo de atividade empresarial.

Já o intraempreededorismo é a mesma capacidade de criação, mais desenvolvida internamente em uma organização. Essa modalidade é indispensável para as empresas já consolidadas, pois é capaz de recriar a cultura empreendedora interna. Reforço este aspecto porque muitas companhias estabelecidas desenvolvem uma espécie de esclerose em relação a seus produtos o que a impede de continuar inovando, tornam-se engessadas naquele determinado negócio e estão ameaçadas de obsolescência.

É o caso de, por exemplo, empresas que produziam fax. As organizações não podem se considerar imunes a novos processos ou produtos. O intraempreendedorismo envolve novas descobertas, caminhos, inovação, desenvolvimento de produtos já existentes.  Isso é extremamente importante porque mesmo que a empresa tenha 100 anos pode ser considerada jovem, como é o caso de bancos brasileiros.

O ambiente intraempreendedor nasce e se expande em função da natureza da cultura das organizações. A liberdade é primordial. A cultura organizacional deve ser favorável aos intraempreendedores e o papel dos líderes, seja o presidente, acionistas, diretores ou coordenadores, é fundamental neste processo. O indivíduo não pode se sentir culpado ou envergonhado de ser criativo, muito menos haver a castração destas ideias por parte da chefia.

É perfeitamente possível que as organizações se mantenham jovens desde que tenham pessoas capazes de desenvolver esta inovação junto com a empresa.  É importante que se tenha um grupo de colaboradores, não importa a idade, nem o trabalho que realize, nem o sucesso alcançado pela empresa por um serviço ou produto, elas são capazes de inovar e reconhecer novas oportunidades de mercado e capazes de renovar a empresa.

Para as empresas, os intraempreendedores são fundamentais neste processo de recriação. Já para os colaboradores criativos, quando as organizações percebem esta importância são reconhecidos e recompensados, muitas vezes com promoção ou ganho monetário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]