• Carregando...
Pontualidade no trabalho e suas consequências
| Foto:

A imagem de um profissional pode ser comprometida com a falta de pontualidade? Sim, além disso acarretar prejuízos para a empresa e também demais colegas de trabalho. Sou extremamente pontual e me incomoda a falta de respeito e comprometimento das pessoas em relação a isso. Infelizmente, na sociedade brasileira temos uma certa tolerância, uma cultura que se pode chegar atrasado e que está prática é normal.

Pontualidade é um compromisso, é chegar em determinado horário, entregar a tarefa no prazo solicitado. Em minha opinião, ser pontual é uma obrigação funcional. Na maioria dos contratos de trabalho, quando se é admitido em uma organização, é por meio deste documento que se fica expresso os horários de atuação, regras, responsabilidades, deveres e direitos.

O colaborador que não demonstra ser pontual, normalmente desenvolve vários prejuízos, sendo o maior deles em relação a sua credibilidade pessoal. Uma pessoa que chega repetida vezes atrasada, perde a credibilidade.

Prejudica também, profundamente, a imagem profissional do cidadão. Se você deseja construir uma imagem de pessoa que realiza suas obrigações, chegar atrasado é obviamente uma péssima ideia.

Este comportamento de chegar atrasado pode também contaminar todo um ambiente de trabalho, ou seja, se você está em um determinado grupo e seu chefe permite que um ou dois possam chegar ‘mais tarde’, rapidamente irá contaminar os outros colaboradores e quando se percebe ninguém mais vai ter compromisso de chegar no horário estabelecido.

A falta de pontualidade também gera ineficiência no momento em que não se cumpre prazos e compromissos, diminuindo desta forma a produtividade.  Mais ainda, isso pode ter efeito até fora da empresa. Muitas vezes pode-se perde clientes ou até contratos.

Chegar atrasado muitas vezes é tática de negociação para deixar a outra pessoa mais nervosa, tensa para aquela determinada reunião. Outras vezes, se atrasar também significa poder: eu posso chegar atrasado, eles têm que me esperar. Eu que mando, eu que faço o projeto, vocês terão que esperar minha chegada.

Agora, é fantástico quando o profissional é pontual, além de definir que é responsável, de confiança, cumpre a palavra, que tem compromisso com a organização. Confira algumas dicas para resolver esta questão se você ainda não conseguiu ser pontual:

*A primeira solução para diminuir a falta de pontualidade é o planejamento. Inclusive, em casos de entrevistas fora da cidade de origem, sempre recomendo que os profissionais cheguem no dia anterior para que façam o percurso até o local da entrevista, quanto irão gastar com o deslocamento.  Sempre é preferível adiantar 10 minutos do que chegar atrasado.

*Evite a procrastinação, não acumule trabalho porque depois terá menos prazo para entregá-lo o que vai afetar o humor de quem está atrasado e também de quem está próximo.

*Aceite somente os compromissos que tenha certeza de que poderá realizar, planeje o tempo par a realização de cada tarefa.

*Tenha respeito e consideração pelas outras pessoas no trabalho, no teatro, no cinema, em uma consulta médica. Não faça pelos outros o que você não deseja que façam com você.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]