• Carregando...
Y: uma geração que tem pressa e facilidade em perder o foco guarda um enorme potencial escondido embaixo de vaidade e senso de urgência infundado / Foto: Research GRP
Y: uma geração que tem pressa e facilidade em perder o foco guarda um enorme potencial escondido embaixo de vaidade e senso de urgência infundado / Foto: Research GRP| Foto:

A geração Y é formada por profissionais nascidos entre o final dos anos 1970 e meados da década de 1990, ou seja, é a atual leva de profissionais jovens disponíveis no mercado. E esse mesmo mercado, que estava acostumado, até uma década atrás, a uma maioria de profissionais da geração dos Baby Boomers – que tinham foco em estabilidade e uma carreira sólida construída em longo prazo, e que agora estão se aposentando, agora precisa aprender a lidar com a efemeridade e com a pressa da geração Y. E essa geração que estuda muito, muda de emprego rapidamente e assusta até os empregadores mais experientes, possui uma característica forte que têm se dstacado cada vez mais: a insatisfação. E por que será que a geração Y está infeliz? Como lidar com isso?

Y: uma geração que tem pressa e facilidade em perder o foco guarda um enorme potencial escondido embaixo de vaidade e senso de urgência infundado / Foto: Research GRP

Y: uma geração que tem pressa e facilidade em perder o foco guarda um enorme potencial escondido embaixo de vaidade e senso de urgência infundado / Foto: Research GRP

Expectativa x Realidade

Segundo a pesquisa “Geração Y e o mundo do trabalho”, da Hays, o que mais atrapalha o desempenho profissional da atual geração de jovens profissionais é a frustração causada pelo excesso de expectativas. A maior parte dos membros da Geração Y não tem paciência para alcançar pouco a pouco os próprios objetivos, e acaba por pular etapas e se tornar superficial em muitos assuntos e aprofundada em poucos – ou nenhum.

Os Y são filhos dos Baby Boomers, a primeira geração que passou a priorizar a carreira de alguma forma. Os pais dos jovens de hoje sonharam com uma carreira ascendente, longa e de sucesso. No entanto, eles sonhavam muito mais baixo que seus filhos, justamente porque a geração anterior aos Baby Boomers, os avós da geração Y, encarava a vida de forma bem mais realista. Os pais dos jovens profissionais de hoje desenvolveram neles uma sensação de poder, e por isso os Y nunca se sentem satisfeitos com nada. Existe pressa, e uma certeza pautada no nada de que o sucesso virá, com ou sem esforço, e em pouco tempo. O problema é quando isso não acontece – o que é a realidade na maior parte das vezes. Por mais que as gerações tenham mudado, o sucesso profissional continua atrelado a muito trabalho, tempo de carreira e estudo, e é para todo este esforço que a geração Y não está preparada. O que resulta, obviamente, em frustração.

Como lidar com profissionais Y?

Para as organizações é importante que se preparem para lidar com estes profissionais, e isso pode soar complicado, mas não é impossível. A geração Y é focada em resultados e se preocupa muito pouco com processos e desenvolvimento. Portanto, as empresas devem montar esquemas de metas, para que os jovens profissionais tentem alcançar os resultados, mas passem por todo o processo. Mais do que deixar claro quais são as etapas pelas quais estes profissionais devem passar, as companhias precisam mostrar um objetivo claro para os apressados Y, e com o tempo fazê-los entender que o desenvolvimento é tão importante quanto o resultado final.

Satisfação profissional é algo muito importante, principalmente hoje em dia, que a carreira permeia todos os aspectos da vida das pessoas, e que frequentemente é a detentora dos maiores objetivos almejados. No entanto, é preciso saber diferenciar os desejos do que é possível fazer, e principalmente, das medidas necessárias. A geração Y precisa aprender a planejar, pensar e se desenvolver, e isso não é fácil quando toda ela se desenvolveu sendo convencida do contrário. É preciso cultivar nestes jovens e promissores profissionais a dedicação e a paciência, e também o senso de equidade. Todos acham que são especiais, mas estão, em geral, no mesmo patamar, e têm as mesmas chances. A chave para fazer da geração Y uma geração de sucesso é diminuir nos indivíduos o senso de urgência e a vaidade e fazê-los compreender que estudar é preciso, e que o resultado vem na hora certa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]