• Carregando...

Ter uma formação superior é um dos requisitos capazes de alavancar a carreira profissional de qualquer indivíduo. Mesmo não sendo o único fator que determina o sucesso profissional, é um excelente começo. No entanto, para diversas áreas, não apenas os cursos de bacharelado e licenciatura podem suprir esta necessidade. Diversas instituições brasileiras ofertam vários cursos de tecnologia, e você sabe qual a melhor opção?

Curso superior já não é garantia de bom salário / Foto: Shutterstock

A modalidade de curso superior pode influenciar na sua carreira / Foto: Shutterstock

Os cursos de bacharelado e licenciatura são os mais comuns nas faculdades e universidades brasileiras. Têm uma duração média de quatro anos, e, de acordo com o MEC (Ministério da Educação) “os bacharelados proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não. Na maior parte dos cursos é expedido o título de bacharel, como em Administração e Direito”. Já os cursos de licenciatura, habilitam o profissional “para o exercício da docência em educação básica (da educação infantil ao ensino médio)”.

A diferença entre estes cursos e os de tecnologia começa com sua duração, que é menor: de dois anos e meio a três anos. O graduado em tecnologia é reconhecido como tecnólogo e sua formação é mais específica do que a formação de um bacharel. Por exemplo, na área de turismo, o profissional pode optar pelo bacharelado em turismo que lhe dará amplo conhecimento sobre a área de turismo incluindo hotelaria, eventos e gastronomia, ou então, o optar pelo curso de tecnologia em hotelaria, que foca em uma das áreas do conhecimento.

Cursos tecnológicos são considerados de graduação?

Sim. O MEC afirma que os cursos tecnológicos são “de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”, ou seja, o valor de um curso tecnólogo é o mesmo de uma graduação bacharel.

Profissionais com diplomas de tecnólogos podem cursar pós-graduações e também concorrer a vagas em concursos públicos, salvo aqueles que exijam formação específica de licenciatura ou bacharelado. Cursos de tecnologia não são iguais aos cursos técnicos. Estes possuem duração de apenas dois anos e são cursos de nível médio, não de graduação.

Como escolher?

A decisão entre cursar um bacharelado, licenciatura ou tecnológico deve ser feita com base no que o estudante espera do seu futuro como profissional. Cursos de bacharelado exploram a área de maneira mais ampla, capacitando o futuro profissional a trabalhar em diversos segmentos dentro da sua área, já o tecnológico capacita de uma maneira mais restrita, no entanto, o curso tecnológico tem menor duração e pode encaminhar o profissional de maneira mais rápida para o mercado de trabalho.

Apesar de já existirem no Brasil desde a década de 70, muitos cursos tecnológicos ainda não são reconhecidos no mercado de trabalho. Vagas destinadas especificamente para estes profissionais ainda são raras, porém, é algo que tende a mudar de acordo com a maior procura e maior número de profissionais tecnólogos graduados. Dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas de Educação Anísio Teixeira) mostram que em 2011 os cursos tecnológicos cresceram 9,6% em relação a 2010. No mesmo período, os cursos de bacharelado cresceram apenas 2,7% e os de licenciatura diminuíram em 0,1%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]