• Carregando...
Quando o chefe não tem talento
| Foto:

O mercado e o próprio reflexo da crise econômica no mundo tem exigido do profissional muito mais talento, muito mais capacidade e preparo para concorrer a uma nova oportunidade de colocação ou mesmo para garantir a que já tem. Mas, e quando o funcionário faz o dever de casa e chega em um determinado momento e percebe que a sua chefia não tem se atualizado, dificultando a aplicação de novos processos de gestão? Como agir? Principalmente se é você o “chefe” em questão…

O chefe deve estar sempre atualizado com as novidades da empresa e do mercado. / Foto: Shutterstock

O chefe deve estar sempre atualizado com as novidades da empresa e do mercado. / Foto: Shutterstock

Conhecimento e análise de prioridades   

Normalmente o líder de uma empresa tem uma agenda concorrida não somente com decisões empresariais, mas também com compromissos sociais nos quais representa a empresa. Isso requer uma organização de agenda e de administração do tempo, que muitas vezes não permite que o executivo participe de alguns projetos de desenvolvimento de competência e talento. Porém isso não deveria acontecer, na realidade deveria fazer uma análise de prioridades, que permitisse que tivesse o mesmo tempo para atualizações quanto a de seus funcionários. Se formos analisar superficialmente, podemos afirmar que alguns líderes delegam a participação em cursos ou mesmo em palestras, que poderiam lhe trazer um conhecimento mais atualizado de sua área de atuação ou mesmo de seu mercado. Não são poucas as vezes que quem está administrando um curso interno em uma empresa, ouve dos funcionários que quem deveria estar ali naquele momento ouvindo aqueles direcionamentos e conhecimentos, seria o seu “chefe”.

Mudanças muito mais rápidas 

Podemos afirmar que o “chefe” que não correr e adquirir competência empresarial para sobreviver a esses novos tempos de mudanças a jato, não sobreviverá por muito tempo e rapidamente será superado por sua equipe e considerado sem talento por ela.

Quando falamos de competência empresarial nos referimos ao conjunto de qualidades e características que o empresário desenvolve e aperfeiçoa, garantindo assim a sustentabilidade da empresa.

Ainda existem chefias acomodadas que ficam estagnadas na carreira, sem capacidade de gerir sua equipe, sem resiliência, sem conhecimento em inteligência emocional e inteligêncial social, e que são percebidas pelos seus funcionários como sem capacidade para exercer tais funções e como chefes somente porque possuem o cargo.

O “chefe” tem que ser conhecido e admirado. Não tem como administrar ou ser ouvido e reconhecido pelos funcionários se não cuidar de algumas rotinas simples, como viajar para conhecer as próprias sedes da empresa, ou se relacionar com seus funcionários, ou, então, aparecer de vez em quando naquele setor ou naquela região esquecida por todos.

Cenário mercadológico atual 

Principalmente a partir de 2015, o profissional deve estar atento a sua atualização para acompanhar os novos cenários mercadológicos atuais. Isso se quiser garantir sua carreira e mesmo os resultados de sua equipe.

Conhecer somente sobre sua empresa, seus produtos, serviços e negócios não é mais garantia de sucesso. O executivo deve conhecer além de seus negócios. Deve se atualizar para não cair na armadilha de ser chamado de incompetente pela própria equipe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]