• Carregando...
Um desligamento pode ser a oportunidade que muitos profissionais esperam para mudar de carreira / Foto: Shutterstock
Um desligamento pode ser a oportunidade que muitos profissionais esperam para mudar de carreira / Foto: Shutterstock| Foto:

Precisamos entender o momento atual do mercado. Apesar de estarmos atualmente acompanhando notícias desanimadoras sobre a economia em 2015, no Brasil e no mundo, é preciso deixar claro que a situação não é alarmante neste nível em todos os setores. É claro que existem mercados em retração, como eu mesmo já falei aqui em artigos anteriores, mas também observamos que há setores em pleno crescimento. Com essa instabilidade, há mais necessidade dos profissionais tirarem boas lições, mesmo que estejam na lista de demissão das organizações em que trabalham. Digo isso porque o choque da demissão provoca em alguns executivos o desejo de fazer algo que os realize, fazendo-os repensar suas vidas profissionais. Se este é o seu caso, precisa reservar um tempo para planejar seu novo status e pensar um pouco no que é necessário fazer para poder alcançar seus sonhos.

Um desligamento pode ser a oportunidade que muitos profissionais esperam para mudar de carreira / Foto: Shutterstock

Um desligamento pode ser a oportunidade que muitos profissionais esperam para mudar de carreira / Foto: Shutterstock

Entender o mercado e planejar mudanças

Existem dados que ressaltam que no Brasil o choque do desligamento de uma organização pode ser paralisador, até como um período de luto mesmo. Porém, você precisa estar preparado porque isso pode acontecer com qualquer trabalhador e a qualquer momento, ainda mais em tempos de instabilidade econômica. Para o profissional que foi demitido e resolveu aproveitar o momento para reinventar a própria carreira, é necessário estudar o mercado e com base nisso planejar as próprias ações. O profissional precisa saber das previsões econômicas para saber se o investimento desejado trará o retorno esperado e em que tempo; precisa saber exatamente quanto vai custar a si mesmo o turn over de carreira; e, é claro, se está pronto para isso. Serviços de coaching e counseling podem ajudar muito na tomada de decisões.

Antes, no entanto, de planejar, é preciso estar consciente das possibilidades. É necessário saber quanto dinheiro poderá investir na mudança, se está preparado, se o projeto é rentável, e em que tipo de qualificação precisará investir. Ter vontade é apenas o primeiro passo, é preciso ser racional a partir de então.

Em posse destas informações, é hora de planejar. O planejamento precisa ser feito em cima de pequenas metas, com prazos bem estabelecidos para cada uma delas, para que seja possível observar o progresso do próprio planejamento. Um erro muito grave é focar em um objetivo grande e final. Organização e esforço são fundamentais para conquistar cada degrau.

Visão de carreira em longo prazo

O seu objetivo é útil para o mercado? Por quanto tempo? Se a resposta for menos que “muito útil” ou que “por muito tempo”, não vale a pena investir. A segurança do negócio é o primeiro ponto a ser levado em consideração ao apostar numa mudança de carreira. Faça um estudo de mercado e da relevância do serviço que você pensa em oferecer pelos próximos 10 anos, pelo menos, e aposte de forma segura.

Outro ponto fundamental é a qualificação. Você já tem a qualificação necessária para se inserir no novo mercado? Se não, é hora de investir em si mesmo. Afinal, a qualidade do serviço oferecido é definitiva para o sucesso ou o fracasso de seus planos. Serviços de aconselhamento de carreira podem ser extremamente úteis neste caso.

Reinventar a própria carreira diante de uma demissão é “fazer do limão, uma limonada”. E os profissionais realmente precisam estar preparados para situações como esta. Não há fórmula mágica para fazer dar certo, nem atalhos que facilitem o processo, no entanto uma mudança bem estudada e com o grau certo de investimento não guarda muitas possibilidades de fracasso. Quer mudar? Vá à luta, mas não espere resultados milagrosos. Afinal, independente do ramo de atuação, o que conta mesmo é o esforço e a competência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]