• Carregando...

Vivemos tempos árduos no mundo corporativo brasileiro. O noticiário recorrente traz na pauta informações de que pessoas, com desvio de conduta, com frequência têm levado marcas para lama. São os desvios de conduta, aplicadas na prática do dia a dia que fazem com que as empresas acabem passando por esse processo, muitas vezes com prejuízos irreparáveis.

Como criar mecanismos para que situações como essas sejam evitadas? Os meios precisam estar dentro de uma política de integridade corporativa que as empresas necessitam ter em sua estrutura. Dentro desta política, é necessário por exemplo, ter regras claras sobre a contratação de novos funcionários.

O processo de seleção dentro de muitas companhias precisa ser visto como investimento. Um processo mal conduzido, pode gerar prejuízos à companhia, sendo pela contratação de pessoas inadequadas para o cargo ou mesmo a contratação de pessoas que, depois de um curto tempo decidem deixar a empresa, fazendo com que a mesma volta a estaca zero.

É comum no mercado brasileiro, as organizações decidirem por simplificar esse processo, preferindo contratar pessoas indicadas por alguém de confiança. E aí que muitos empresários correm o risco ainda maior. Ao se aterem somente os predicados do candidato na ótica de quem as indicou, outros requisitos importantes, que um processo de seleção costuma aplicar ficam em segundo plano.

A situação pode se agravar ainda quando o indicado a vaga é um familiar, amigo ou uma pessoa muito próxima da direção da empresa. Essa indicação ao longo do processo pode gerar ruídos no desenrolar do dia a dia. O excesso de intimidade pode diminuir as cobranças de resultados, a correção de percursos e até mesmo comprometer toda a equipe.

O ideal nesses casos é juntar o lado bom de ambas as formas de buscar talentos para sua empresa. Se a indicação é inevitável, busque fazer com que o candidato participe das etapas do processo de seleção, tirando um ‘Raio X’ de seus pontos fortes e fracos. Ao contratar deixe claro quais sãos as regras da corporação e do cargo. Ao longo da vida profissional, não deixe de fazer a supervisão das atividades e a avaliação dos resultados. Agindo desta forma a empresa terá uma pessoa de confiança moldado as regras da companhia. E o sucesso da contratação pode ser bastante vantajoso para ambos.

Agora, ao se deparar em uma companhia como um profissional que foi indicado, a pessoa não precisa se sentir constrangida. O ideal é buscar entender bem a cultura organizacional, se ater aos processos de trabalho e ao resultado ao qual se espera da função. Interagir com  os  colegas de áreas e da companhia também é fundamental. E, a acima de tudo, honrar com trabalho, a quem lhe indicou. Essa será a melhor forma de você retribuir a gentileza a quem lhe confiou o crédito da indicação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]