• Carregando...
Quatro razões para entrar no mercado de ações hoje
| Foto:

O mercado de ações é historicamente odiado por muitos e desejado por poucos. As pessoas têm definitivamente algum tipo de preconceito com esse investimento, sem contar a aversão à perda que a maioria delas tem. Do mesmo modo que sempre ouvimos histórias de pessoas que perderam muito, sempre aparecem aqueles “vencedores”, que compraram tal ação que explodiu. A verdade é que investir na bolsa é difícil, algo não recomendado para todos, nem para todo o momento, mas que feito da maneira correta, por pessoas certas e a longo prazo, costuma, sim, da resultado.

Dito isso, listei, abaixo quatro razões para você comprar ações nesse momento:

1 – As taxas de juros caíram e ao final do ciclo terão despencado de 14,25%, no início deste ano, para algo ao redor de 8%. Escolher ações que rendam mais de 8% é muito mais fácil do que correr riscos tendo 14,25% na mão. Para as empresas, essa perspectiva de queda da Selic ajuda a reduzir as despesas e aumentar o lucro, o que é bom para elas e também para as ações dessas empresas.

2 – O Ibovespa está hoje ao redor de 65.000 pontos. A máxima dele foi em maio de 2008 quando bateu 73.000 pontos. Foram 9 anos caindo ou ficando onde estava até que, no ano passado, as ações, enfim, subiram. As crises ajudam a explicar isso; os problemas na Petrobras e no setor elétrico também ajudam a entender o que houve, mas será que isso não ficou para trás ?

LEIA TAMBÉM: Atenção investidores: 2017 será o ano do retorno das aberturas de capital à bolsa

3 – O mundo nunca esteve tão líquido e com apetite ao risco em nível tão elevado. Taxas de juros em zero ou próximo disso explicam o porquê de os mercados acionários do mundo estarem em suas máximas históricas. Uma hora essa “festa” acaba, mas, enquanto isso, o que temos são investidores do mundo todo ávidos por riscos e por retornos  — e o Brasil sempre será uma opção.

4 – O mercado financeiro, em especial o mercado acionário, sempre antecipa o “futuro”. Acabamos de sair da maior recessão da história do país e estamos em uma das maiores crises políticas de todos os tempos. Olhando para frente, porém, me parece que o futuro próximo será melhor do que o passado recente. É difícil precisar quando acabarão os problemas em Brasilia, mas não é complicado afirmar que o Brasil voltou a crescer. Quando isso começar a aparecer, os lucros das empresas voltará a aumentar, o que acabará influenciando positivamente o mercado acionário.

LEIA TAMBÉM: Para investidores iniciantes, dividendos são boa opção para ganhar com ações

Atenção: o mercado de ações não é para qualquer um. Não basta ter dinheiro, precisa ter paciência, saber que o rendimento pode ser negativo e, principalmente, acreditar que o futuro será melhor do que o presente e o passado. Mas com os juros em queda, a inflação controlada e o clima (espera-se) se acalmando em Brasília, a bolsa certamente é uma ótima opção de investimentos neste momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]