• Carregando...

Muita gente tem dúvidas com o uso do acento indicativo da crase. Sempre é a principal estrela no que diz respeito aos erros de Língua Portuguesa. É comum encontrar cartazes como este, de uma loja que caprichou nos descontos para limpar os estoques, mas errou feio na hora de escrever…

Para isso, vamos rever alguns dos nossos conhecimentos de crase.

Origem

Muitos confundem a crase com o nome do acento. No entanto, a crase, que vem do grego krasys, significa junção, fusão de sons iguais. Portanto, uma regra de ouro para aprender crase é guardar, já de início, que para haver o acento agudo indicativo da crase, é preciso que existam dois sons iguais. Veja a frase: “Ele se referiu à mãe como se ela fosse uma santa!”. O verbo “referir-se” (que deve ser usado com pronome, sempre!) precisa de preposição A; “mãe” é uma palavra que admite o uso do artigo “A”. Portanto, existem as duas condições para haver crase, ou seja, o processo da fusão.

A todos

O pronome indefinido “todos” não aceita uso de artigo feminino. Por isso, o A que vai antes dele é apenas preposição.

Numerais

Entre numerais, normalmente não há crase. Portanto, no cartaz, o correto é “15% A 70%”. As únicas exceções são com horas, como explicamos no post da semana passada.

A partir  e datas

Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase. A mesma explicação cabe para o exemplo “DE 12 A 15 DE SETEMBRO”. Entre os números, existe apenas A preposição, por isso nunca haverá acento nesse tipo de exemplo.

E se você tem alguma dúvida, mande pra gente. Curta nossa página ou escreva nos comentários dos posts!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]