• Carregando...
Entre “Caquilo”, mexericos e coreto
| Foto:

Você já ouviu a palavra “caquilo”? E insigne? O debate com os candidatos ao governo do Paraná teve tudo isso e mais um pouco. A língua portuguesa teve seus momentos de auge e também de açoite, coitada.

O tema top da noite, com maior número de erros, com certeza, foi a concordância. Frases como “Truculência e exibicionismo foi demonstrado” (foram demonstrados), “Acho que é bem oportuno essa pergunta” (oportuna) e “Temos visto os graves problemas que atravessam este país” (por que atravessa) demonstraram desconhecimento das normas ou apenas nervosismo.

O debate ainda guardou passagens bem-humoradas, não só pelas expressões inusitadas (“o candidato parece o kinder ovo”, “ele só se preocupa com o cabelo”), mas também pelo uso de palavras estranhas ou até inventadas. “Caquilo” (uma junção meio torta de com + aquilo) foi um dos neologismos da noite, além do resgate da palavra “mixuruca”, “coreto” e até “insigne”, no sentido de ilustre.

O uso incorreto de verbos e de vocabulário também apareceu. Houve candidato “abaixando” preço do pedágio, em vez de baixar, abusando do “a nível de” (quando o correto seria usar “no âmbito”) e do surrado “através”, em vez de usar “por meio de”.

Abaixo, fizemos uma lista com um “aperitivo” de cada candidato. Para ver todos os comentários do debate, clique aqui.

debate100808

Bernardo Pilotto: uso excessivo de “ééééé” em seu discurso. O nervosismo ficou evidente na sua linguagem. Além disso, disse que a saúde não ficou “mil maravilha” no atual governo.

Beto Richa: falou que 60% foi concedido de aumento para o salário dos professores. Com porcentagem, sempre aparece um escorregão. O certo seria 60% foram concedidos.

Geonísio Marinho: ganhou o debate no quesito frases inacabadas e/ou de efeito. Sempre falava “com o coração”, inclusive utilizando a linguagem não verbal, fazendo o gestual no peito. Quanto amor.

Gleisi Hoffmann: além de ter errado o nome do presídio de Cascavel e em um ato falho tê-lo chamado de Papuda (onde estão presos condenados do Mensalão), disse que o Paraná é um estado muito “punjante”. Sobrou N na palavra.

Ogier Buchi: além de ter usado a palavra insigne (pouco conhecida e rebuscada), abusou do verbo assistir sem preposição. Falou várias vezes “ao que estão assistindo o debate”, sendo que o correto é “ao debate”.

Roberto Requião: ao responder por que usou aposentadoria pública, Requião disse: “Foi legítima defesa de mim próprio”. Aqui, na Toda letra, não entendemos até agora a expressão…

Rodrigo Tomazini: exaltado, Tomasini falou sobre a situação da saúde pública no Paraná. E soltou a seguinte pérola: “Os hospitais têm uma péssima atendimento”. Também fez a maior confusão com baixar e abaixar o preço do pedágio.

Tulio Bandeira: ao responder uma pergunta sobre a disputa à presidência, Tulio Bandeira disse que passou a poiar Marina Silva depois da morte de Eduardo Campos. Para confirmar, disse que “declinou apoio a Marina”, o que indicou uma contradição. Declinar significa evitar, afastar-se.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]