• Carregando...
O estilo do ponto e vírgula
| Foto:

;

Já ouvi muita gente dizer que simplesmente aboliu o uso do ponto e vírgula em seus textos por não saber como e onde utilizá-lo. Nosso post de hoje é para acabar com essas dúvidas! O uso mais evidente do ponto e vírgula é em listas, muito comuns em materiais publicitários e documentos legislativos, como no exemplo abaixo:

“Art. 2o  A assistência social tem por objetivos:

I – a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente:

a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

b) o amparo às crianças e aos adolescentes carentes;

(…)”

Mas há outro uso, dentro do texto corrido, que mais gera dúvida. A primeira questão importante é entender que o ponto e vírgula separa sempre duas orações completas, ou seja, duas frases com verbo e até com vírgulas internas. Também entendemos por orações completas aquelas que, isoladas, encerram uma ideia lógica. Veja o exemplo:

Não esperava outra coisa; afinal, eu já havia sido avisado.

Percebam como as frases “não esperava outra coisa” e “afinal, eu já havia sido avisado” são frases compreensíveis se estiverem sozinhas em um texto, mas que se complementam quando colocadas lado a lado. Essa é uma das principais funções do ponto e vírgula: unir duas orações que se complementam.

Veja outro exemplo:

Os jogadores de futebol olímpico, com razão, reclamaram das constantes críticas do técnico; porém, o teimoso técnico ficou completamente indiferente aos apelos dos atletas.

No exemplo acima, também acontece essa ideia de complementaridade, mas há ainda outro ponto importante: as frases que se unem nesse período já têm uma pontuação particular, o que causaria confusão na leitura e geraria um período longo demais, com muitas vírgulas, se não usássemos o ponto e vírgula para separar as duas orações complementares.

Vale ressaltar que no segundo exemplo, seria perfeitamente possível usar um ponto final antes de “porém. O uso do ponto e vírgula é, muitas vezes, uma questão de estilo.

Se você tiver mais alguma dúvida em relação à pontuação, mande para nosso blog!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]