Blogs

Fechar
PUBLICIDADE

Toda Letra

Enviado por anamira, 13/01/14 11:42:04 AM

Uso do apóstrofo

Ano novo, vida nova e algumas velhas dúvidas. Hoje, nosso post é sobre o uso do apóstrofo. Para quem não tem familiaridade com o termo, apóstrofo é aquele sinal gráfico que parece uma vírgula no ar (‘). Largamente utilizado na língua inglesa, no português seu uso é bem mais restrito.

apostrofo

Ao contrário da resposta bem-humorada do estudante acima, largamente divulgada na internet, o sinal indica a supressão da vogal de uma preposição nas expressões, como em caixa-d’água, estrela-d’alva ou pau-d’arco. Também pode ser utilizado para indicar expressões populares, mas esse uso é muito mais aceito na literatura do que em nossa comunicação diária. Temos muitos exemplos na obra de Guimarães Rosa: “Olh’ele aí!”

Porém, o uso mais frequente, com certeza, é na citação de títulos de livros ou jornais que iniciem com artigo. Veja as frases:

Li n’O Globo que o imposto vai aumentar.

N’Os Sertões, Euclides da Cunha faz um tratado histórico sobre a Guerra de Canudos.

Claro que muitos preferem não usar o apóstrofo, o que também é possível nas frases acima se não for feita a junção da preposição com o artigo. Ficaria assim: “Li em O Globo que…” ou “Em Os Sertões, Euclides da Cunha…”.

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
Buscar no blog
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais