• Carregando...
A excursão do ateísmo ao Museu da Criação
| Foto:

Tudo depende de atitude. Um grupo de 300 ateus resolveu fazer uma visitinha ao Museu da Criação, no estado norte-americano do Kentucky. Um evento desse tipo certamente atrairia atenção da mídia, e a ABC News cobriu a história.

Divulgação/Answers in Genesis
Entrada do Museu da Criação, no Kentucky.

Um dos principais nomes do grupo de visitantes é PZ Myers, que mantém o blog Pharyngula. Como nos conta a reportagem, a administração do museu chegou a mandar um aviso educado antes da viagem do grupo. E surtiu efeito: apenas um cético, que usava uma camiseta com o slogan do ônibus ateísta britânico, teve de virá-la ao contrário. De resto, tudo correu muito bem, como diz Lyz Liddell, uma das organizadores do Secular Students Alliance, em um depoimento publicado hoje: after we got there, the staff were just phenomenally polite and kind and helpful, and the security guards were very polite and helpful to us. We were expecting more tension, so to have everything so polite and so smooth was absolutely great. As an organizer, that was the biggest thing for me: just how well their staff handled our group.

Divulgação/Answers in Genesis
O Museu da Criação tem explicações peculiares sobre a convivência entre homens e dinossauros.

Lyz também explica o que está por trás de um evento como esse: conhecer o que os outros pensam, em vez de ridicularizar as crenças alheias. Se bem que ridicularizar as crenças alheias é exatamente o que o PZ Myers tem feito em seu blog logo depois da visita, fato que também foi notado pelos responsáveis pelo museu e noticiado no release divulgado hoje. É interessante ver o contraste entre as atitudes de Lyz Liddell e de PZ Myers (e seus leitores). Como bem sabemos, gentileza gera gentileza. Estou preparando um material interessante a respeito da melhor abordagem nos debates sobre ciência e religião, mas acho que podemos começar a discutir que tipo de reação é mais produtiva quando estamos diante daqueles de quem discordamos.

——

Tubo de Ensaio no Twitter

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]