• Carregando...
A medicina e a religião
| Foto:

Hoje o blog publica um artigo de Sandra Franco, sócia-diretora da Sfranco Consultoria Jurídica em Direito Médico e da Saúde e presidente da Academia Brasileira de Direito Médico e da Saúde (ABDMS); de Nina Neubarth, advogada na Sfranco e especialista em Direito Público; e de Fabio Rodrigues F. Lima, promotor de Justiça em São José dos Campos (SP).

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Um dos grandes desafios para a comunidade médica é cumprir sua missão respeitando as convicções religiosas dos pacientes. A situação fica ainda mais complicada quando envolve crianças. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

A medicina e a religião
Sandra Franco, Nina Neubarth e Fabio Rodrigues F. Lima

Um tema antigo e polêmico, que nem o tempo foi capaz de solucionar, no qual os direitos e deveres são contrapostos e a fé e a medicina se enfrentam: no dia a dia das entidades hospitalares, onde as decisões devem ser tomadas em segundos, a ausência de uma definição pela doutrina jurídica e na jurisprudência pátria dificulta a decisão de médicos e pacientes.

Assim, em determinados casos, impõe-se desvendar quais direitos constitucionais devem ser resguardados: o direito à vida ou à liberdade religiosa, ambos direitos fundamentais imutáveis. As normas vigentes trazem ainda conflitos entre deveres dos médicos e direitos dos pacientes; a quais se deve atender?

Sem dúvida, um dos principais conflitos entre a medicina e a religião se dá pelo procedimento da transfusão de sangue. As Testemunhas de Jeová têm como crença a impossibilidade da realização da transfusão de sangue; para eles, o sangue de outrem é impuro, moralmente contaminado. Uma das justificativas está em citações bíblicas como do Gênesis (9,3-5), do Levítico (17,10) e dos Atos dos Apóstolos (15,20), nas quais se afirma que é um princípio cristão não consumir sangue, não havendo diferença entre consumi-lo por via oral ou intravenosa.

Com o avanço da medicina, apresentam-se inúmeras alternativas de tratamento àqueles que se recusam a realizar a transfusão de sangue. No entanto, em alguns casos, a única forma de salvaguardar o paciente é a realização da transfusão de sangue, sob pena de sequelas ou mesmo de óbito. Entra-se, então, no referido conflito aparente de direitos constitucionais: seria a vida mais importante que a liberdade religiosa? Partindo do pressuposto de que nenhum direito é absoluto, a doutrina e a jurisprudência apontam que ambos os direitos devem ser cotejados e colocados na balança da proporcionalidade. Assim, o conflito será sempre aparente, pois o direito de maior valor se sobreporá ao de menor valor, segundo o princípio da convivência harmônica das liberdades públicas.

Em determinados casos, é mais fácil a aferição do direito considerado de maior valor. Veja-se o caso de determinadas seitas religiosas que pregam um suicídio coletivo de seus fiéis quando de determinado acontecimento, como a seita americana Heaven’s Gate, na qual dezenas de fiéis cometeram suicídio coletivo esperando ir embora da terra na cauda do cometa Hale-Bopp, em 1997. Neste caso, claramente o direito à vida se sobrepõe ao direito à liberdade religiosa, que cai por terra, sendo possível e legítimo todo e qualquer ato para se evitar as dezenas de mortes.

Em outros casos, pode não ser tão fácil se aferir qual o direito de maior valor. No caso da transfusão de sangue, para a maioria da população, em especial àqueles que não são seguidores das Testemunhas de Jeová, a resposta seria unânime: a vida deve se sobrepor a tudo. Porém, a crença religiosa daqueles que optaram pela não realização do procedimento gera um conflito moral interno, em que o descumprimento das regras religiosas é pior que a morte. Difícil julgar quando não se tem a crença naquilo que se sobrepõe a vida.

No entanto, algumas normas jurídicas devem ser observadas, seja pelos médicos, seja pelas Testemunhas de Jeová. A lei é igual para todos independente de crença. O Código de Ética Médica prevê a autonomia do paciente para decidir, após esclarecimentos dos riscos e consequências, que pode optar por determinado tratamento médico. Por outro lado, o mesmo ordenamento legal determina que é dever do médico se utilizar de todos os meios para curar a enfermidade e salvar a vida de seu paciente.

Parte da jurisprudência entende pela desnecessidade de previamente se recorrer ao Judiciário para solicitação da realização do procedimento de transfusão de sangue. Todavia, não raro temem os médicos sofrer processos judiciais, com pedidos de indenização por descumprimento da autonomia do paciente. Desta forma, inclusive em determinados casos de urgência, havendo tempo, alguns médicos optam por ter um respaldo judicial para a realização do procedimento.

Diante das normas legais, dos deveres das partes e do aparente conflito de direitos, devem ser feitas algumas distinções principais nas quais é possível aos pacientes ter sua autonomia assegurada.

Em um primeiro plano, temos de distinguir as hipóteses em que determinado paciente é considerado “hipossuficiente” pela legislação, como, por exemplo, as crianças e adolescentes. Neste caso, as normas que regem a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) adotaram a doutrina da proteção integral, pondo a salvo as crianças e adolescentes de qualquer situação prejudicial a seus interesses (ECA, arts. 1.º, 3.º, 4.º e 6.º), sendo “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida e à saúde” (CF, art. 227, e ECA, art. 4.º); bem como “dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente” (ECA, art. 70). Assim, reforça-se a imposição ao profissional da saúde de salvaguardar a vida e a integridade física do infante, caso sua avaliação conclua pela necessidade da transfusão de sangue, não havendo outra alternativa. Igual raciocínio deve ser aplicado aos idosos, por exemplo, com base no Estatuto do Idoso.

Já quanto aos demais pacientes que se encontram em condições de manifestar sua vontade, embora deva ser respeitada a sua autonomia, deve o profissional da saúde analisar a urgência do procedimento e a capacidade do paciente de se expressar, diante de determinada enfermidade. Nesses casos, será o médico quem deverá decidir o melhor procedimento a fim de dar cumprimento ao seu dever de salvaguardar vida, buscando conciliar o mencionado princípio constitucional da proporcionalidade e outras normas que este dever impõe (Código de Ética Médica e art. 146, §3.º, I, do Código Penal, entre outros). Tarefa complexa e ainda sujeita a consequências ao profissional de saúde, nas esferas cível, criminal e administrativa, independentemente da decisão que tomar.

Por tudo, assenta-se que nenhum direito pode ser considerado absoluto.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

——
Prêmio Top Blog 2012
Setembro é o último mês de votação da primeira fase do Top Blog, e você pode votar no Tubo de Ensaio clicando aqui ou no selo ao lado; em 2010 e 2011, vencemos na categoria “religião / blogs profissionais / voto popular”, e contamos de novo com o apoio dos leitores para chegar ao tricampeonato. A novidade é que, neste ano, temos outros blogs da Gazeta do Povo na disputa. Você pode votar em todos eles, confira:
O Blog Animal concorre em “Bichos e animais / blogs profissionais” (vote)
O Diário de Antonio concorre em “Variedades / blogs pessoais” (vote)
O Ir e vir de bike concorre em “Variedades / blogs profissionais” (vote)
O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo / blogs pessoais” (vote)
O CWB Live concorre em “Música / blogs profissionais” (vote)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]