• Carregando...
Ano Internacional da Astronomia começa na semana que vem
| Foto:

A Unesco proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, que será aberto oficialmente no Brasil semana que vem, no dia 20, no Rio de Janeiro. Em Curitiba, o AIA será inaugurado no dia 24. Confira o que está programado:

Em Curitiba, as equipes do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (Cacep), Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná (Oacep), e do Clube de Astronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Cautec-UTFPR) definiram os eventos de abertura do Ano Internacional da Astronomia em Curitiba para o dia 24 de janeiro, das 16h às 23h, com a seguinte programação:
1) Observação diurna do Sol e Vênus, a partir das 16 horas.
2) Evento de abertura do IYA2009 com duas palestras: 2a) Sobre o Ano Internacional da Astronomia e 2b) Fronteiras do Universo, com início às 19h30 e término às 21 horas.
3)Observação noturna do céu em paralelo com sessões de 15 minutos no Planetário, exibindo o céu daquela noite. O local será o Colégio Estadual do Paraná.

Se você quiser saber mais, ou participar, entre em contato com o Bertoldo Schneider Jr. (site ou e-mail). Além do site brasileiro do AIA, existe também o site internacional.

E o que isso tem a ver com religião? Acontece que o ano de 2009 foi escolhido para esse evento por marcar o quarto centenário das primeiras observações astronômicas feitas por Galileu Galilei. E, como bem sabemos, o caso do italiano é um exemplo clássico de “conflito” entre ciência e fé. Obviamente coloquei “conflito” entre aspas porque a realidade está muito além do clichê de um gênio tentando convencer um bando de obtusos cardeais sobre um fato óbvio da natureza. Em breve colocarei aqui no blog mais informações sobre o assunto. E, ao longo do ano, pretendo comentar bastante sobre Astronomia.

Justamente pelos 400 anos das observações de Galileu, como diz o Alexandre Zabot, físico e coordenador de alguns eventos do AIA em Santa Catarina, é bem possível que meus colegas da mídia e a militância ateísta aproveitem o pretexto do AIA para fazer aquele escarcéu segundo o qual “ciência e religião são excludentes. Afinal, veja só o que aconteceu com o pobre do Galileu…” Ou seja, o ano promete bastante. Espero que seja uma oportunidade de mostrar que, como diz a “linha editorial” do blog, ciência e religião não se excluem; pelo contrário, se ajudam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]