• Carregando...
Tendência a ver imagens "espirituais" em vidraças ou comida é apenas uma manifestação de um fenômeno mais amplo que nos leva a encontrar significado em coisas que não o têm. (Imagem: Carlos Ruas / reprodução autorizada / www.umsabadoqualquer.com)
Tendência a ver imagens "espirituais" em vidraças ou comida é apenas uma manifestação de um fenômeno mais amplo que nos leva a encontrar significado em coisas que não o têm. (Imagem: Carlos Ruas / reprodução autorizada / www.umsabadoqualquer.com)| Foto:

Eu sou bem cético quanto a esses casos de “Nossa Senhora da Vidraça”, em que pessoas alegam ver a imagem da Virgem formada no vidro, embora não duvide da boa fé dessas pessoas (diferente é um Nicolás Maduro da vida dizendo que a cara do Hugo Chávez apareceu no metrô de Caracas; aí é charlatanismo puro). Por isso achei muito interessante um texto que vi no site do Guardian, sobre esse fenômeno que todos nós experimentamos em algum grau, a apofenia ou pareidolia. Embora o artigo do Guardian os trate como sinônimos, parece que existe uma sutil diferença, com a pareidolia sendo uma forma de apofenia. O artigo começa descrevendo as experiências do psicólogo letão Konstantins Raudive, que jurava conseguir gravar a voz dos mortos. Mas o que acontecia, na verdade, era que ele, e as demais pessoas que ouviam a gravação cheia de ruídos tendiam a “ouvir” aqueles padrões que já lhes eram familiares.

tirinha de Carlos Ruas sobre santa que aparece no sanduíche.

Tendência a ver imagens “espirituais” em vidraças ou comida é apenas uma manifestação de um fenômeno mais amplo que nos leva a encontrar significado em coisas que não o têm. (Imagem: Carlos Ruas / reprodução autorizada / www.umsabadoqualquer.com)

“Em vez de descobrir uma forma de comunicação com os mortos, Raudive tinha redescoberto, sem querer, um formidável talento humano para perceber significado onde não existe nenhum. Conhecido por apofenia ou pareidolia, é algo que todos nós experimentamos em algum grau. Vemos rostos nas nuvens e animais em formações rochosas. Julgamos ouvir nosso nome chamado no meio de uma multidão e achamos que nossos celulares estão vibrando quando na verdade isso é apenas a sensação normal do nosso próprio corpo em movimento”, diz o artigo (essa do celular costuma acontecer comigo). O famoso teste de Roschach é um modo de descobrir como cada um usa essa tendência.

O artigo não fala especificamente de fenômenos como a “Nossa Senhora da Vidraça” ou o do Jesus no salgadinho de queijo; só traz uma foto da “Nossa Senhora do Queijo Quente” (eu, particularmente, até vejo um rosto ali, mas daí a dizer que é a Virgem Maria…). Mesmo assim, a descrição se encaixa perfeitamente nesses casos. E, por mais que eu duvide dessas “aparições”, pelo menos me torna mais compreensivo em relação a esses casos; afinal, não deixa de ser um fenômeno mental ao qual todos nós estamos sujeitos.

——

Prêmio Top Blog, votação estendida!

selotopblog_300x250Devia ter acabado no dia 9 a primeira rodada de votação da edição 2013 do prêmio Top Blog, mas resolveram adiar o prazo para… 25 de janeiro de 2014! Suponho que seja pela incompetência da organização, que deixou na mão os blogueiros que usam WordPress ao inventar um selo em Java, que o WordPress recusa (este selo que vocês estão vendo ao lado foi uma gambiarra do suporte técnico do prêmio, só porque eu insisti muito. Pelo que vejo nas mídias sociais, a maioria das reclamações nem teve resposta). Em 2010 e 2011, o Tubo venceu a categoria “Religião/blogs profissionais” pelo voto popular. Em 2012, não ficamos entre os finalistas, mas o Blog Animal, também da Gazeta, venceu sua categoria pelo júri acadêmico. Para votar no Tubo, basta você clicar aqui ou no banner ao lado. Cada conta de e-mail só pode votar uma vez no mesmo blog, mas nada impede que, com uma mesma conta de e-mail, você possa votar em vários blogs de sua preferência. Da mesma forma, você pode votar no Tubo mais de uma vez se tiver duas ou mais contas de e-mail. Basta preencher, no alto da página do prêmio, seu nome e e-mail. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar seu voto. Também é possível votar pelo Facebook.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]