• Carregando...
O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, virá a Curitiba para o evento do Átrio dos Gentios. (Foto: Andreas Solaro/AFP)
O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, virá a Curitiba para o evento do Átrio dos Gentios. (Foto: Andreas Solaro/AFP)| Foto:

Ciência e fé, tecnologia e espiritualidade, e educação e espiritualidade serão os três grandes temas da primeira edição do Átrio dos Gentios no Brasil, realizada pelo Vaticano e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de 11 a 13 de abril. O Átrio é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura, com o objetivo de incentivar o diálogo especialmente entre crentes e não crentes nas áreas de interesse comum a ambos os grupos. Foi criado em 2011 pelo cardeal Gianfranco Ravasi, inspirado no discurso de Natal do papa Bento XVI à Cúria Romana, em 2009. Na ocasião, o pontífice tratou da necessidade de a nova evangelização chegar também aos que não reconhecem a Deus: “Penso que a Igreja deveria também hoje abrir uma espécie de ‘átrio dos gentios’, onde os homens pudessem de qualquer modo agarrar-se a Deus, sem O conhecer e antes de terem encontrado o acesso ao seu mistério, a cujo serviço está a vida interna da Igreja”. A expressão remete à área do antigo Templo de Jerusalém onde os não judeus, proibidos de entrar nas outras regiões do edifício, podiam encontrar os sacerdotes e escribas para falar sobre a fé.

cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, virá a Curitiba para o evento do Átrio dos Gentios. (Foto: Andreas Solaro/AFP)

Desde 2011, o Átrio dos Gentios realiza eventos curtos, de poucos dias, em Roma, outras cidades italianas e outros países: já passou por França, Romênia, Albânia, México, Espanha, Suécia, Portugal, Polônia, República Tcheca, Alemanha, Hungria, Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Normalmente, a iniciativa parte dos interessados em sediar o evento. Foi o que ocorreu com a PUCPR. “Nós procuramos o Pontifício Conselho para a Cultura em 2011. Eles negaram, mas acrescentaram que estavam tratando com a CNBB sobre a possibilidade de uma edição do Átrio dos Gentios no Brasil”, conta Fabiano Incerti, diretor do Instituto Ciência e Fé da PUCPR. Então, a universidade foi atrás da CNBB, para deixar claro que havia interesse em realizar o evento em Curitiba, caso as negociações fossem adiante. A confirmação veio no fim de 2015.

A programação não está toda fechada, bem como a lista de convidados e palestrantes, mas já se sabe que cada dia do evento será dedicado a um tema. Ciência e fé abre esta edição do Átrio, e o principal destaque é uma mesa-redonda com a participação do cardeal Ravasi e do astrofísico Marcelo Gleiser. “Tínhamos alguns nomes em mente para esse evento específico, e ficamos muito contentes pelo fato de o Marcelo Gleiser ter topado porque, apesar de ele ser agnóstico, a postura pessoal dele não é de confronto, mas de diálogo. E queríamos alguém que realmente estivesse disposto a conversar, não a partir para o embate”, conta Incerti.

O segundo dia, dedicado à interação entre tecnologia e espiritualidade, terá como principal convidado o professor Luli Radfahrer, consultor em inovação digital. O último dia tem como tema educação e espiritualidade, e deve incluir um encontro do cardeal Ravasi com jovens estudantes. O encerramento terá um show da Família Lima, que já tocou para o papa João Paulo II no Jubileu das Famílias, em 2000. “O ‘diálogo’ que eles fazem entre o clássico e o moderno vem muito ao encontro do que estamos querendo fazer, o diálogo entre a religião, a ciência e a cultura”, afirma o diretor do Instituto Ciência e Fé.

De prático, além das datas e de parte da programação, já sabemos que o evento será gratuito, com inscrições on-line. O site da edição brasileira do Átrio dos Gentios ainda está em preparação, e todas as novidades estarão aqui no Tubo de Ensaio.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]