• Carregando...
C.S. Lewis e a crítica ao cientificismo
| Foto:

Um amigo me mostrou, dia desses, o vídeo que coloquei neste post. É um documentário curto (meia hora, mas infelizmente está sem legendas) sobre como o escritor britânico C.S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia e de vários livros com um caráter mais apologético (gosto muito de Mero Cristianismo, ou Cristianismo puro e simples, dependendo da tradução, e das Cartas do Coisa-Ruim, recentemente relançadas com o título sem graça de Cartas do diabo a seu sobrinho), já denunciava o cientificismo muitas décadas atrás.


C.S. Lewis espalhou por algumas de suas obras a sua preocupação com o cientificismo. (Foto: Reprodução)

No mesmo site onde vi o vídeo foi publicada uma entrevista com John West, o editor de The Magician’s Twin, livro que reúne uma série de ensaios que têm como tema a visão de Lewis sobre a ciência e sobre como ela vinha sendo usada e representada em sua época. Na entrevista, West defende que Lewis chegou a ser profético em algumas afirmações que fazia sobre como alguns se aproveitariam da ciência para impor uma série de ideias que pouco têm de científicas, por exemplo nas tentativas de usar a ciência para desacreditar a religião ou na prevalência do might makes right, onde o critério moral é substituído pelo critério técnico: se determinado procedimento é tecnicamente possível de ser feito, então nada deve impedir que seja feito. Foi o raciocínio que nos deu as armas nucleares, químicas e biológicas, por exemplo, e que está na base de outras coisas como destruição de embriões para pesquisas, que hoje soam como “progresso” (outra palavra constantemente abusada hoje, como também ressalta West). Eu nem sabia, shame on me, que Lewis havia escrito uma distopia sobre uma sociedade governada por cientistas (é Uma força medonha, o último volume da “trilogia cósmica”).

Apesar de o cientificismo ser um tema recorrente no blog, nunca é demais recordar que Lewis não era contra a ciência, que ele reconhecia como profundamente importante; mas ele combatia o cientificismo, que é a ideologia segundo a qual só a ciência é fonte válida de conhecimento, e que acaba transformando a ciência inclusive na fonte da moralidade, como acabamos de ver. No fundo, o cientificismo é um abuso da ciência. Ainda vejo muita gente confundindo ciência com cientificismo, algumas vezes por ignorância e outras por má fé mesmo, como quando alguém quer desqualificar um crítico do cientificismo afirmando coisas como “você está contestando a ciência?”.

Como eu disse, vale a pena ocupar meia horinha com o vídeo abaixo, para conhecer mais sobre o pensamento de C.S. Lewis em relação ao cientificismo:

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]