• Carregando...
Exposição sobre o Sudário de Turim chega ao Rio
| Foto:

É, gente, a semana passada foi especialmente puxada para este blogueiro no plano pessoal (nada a reclamar, só a comemorar), mas estamos de volta com uma série de informações curtinhas para começar a semana.

Homem do Sudário no Rio
Essa é para os leitores cariocas: desde sexta-feira a exposição “Quem é o homem do Sudário” está no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, e fica por la até 6 de maio. Antes do Rio, a mostra já esteve em Curitiba e Brasília. E, depois da Cidade Maravilhosa, segue para São Paulo, segundo o Twitter da exposição (o site parece estar fora do ar). Em maio de 2010, contei no blog minhas impressões sobre o que vi no Palladium quando a mostra esteve por aqui. Não creio que haverá modificações substanciais entre o que foi exibido em Curitiba e o que está agora no Rio.

Exposição sobre o homem do Sudário já passou por Curitiba e agora chega ao Rio de Janeiro. (Foto: Naideron Jr./Divulgação)

Encontros na paróquia Cristo Rei
Não pude ir ao encontro de ciência e fé que ocorreu no sábado, na paróquia Cristo Rei (vejam o post anterior), mas a professora Clelia Peretti conta, por e-mail, que se mostrou animada com a participação e com as discussões. Por enquanto, não houve mudança nos temas propostos para os demais encontros. Se algum leitor do blog apareceu por lá, não deixe de contar, na caixa de comentários, quais foram suas impressões.

Cambridge e Oxford
Se você quer concorrer a uma bolsa para participar do curso de verão sobre ciência e religião oferecido pelo Instituto Faraday, da Universidade de Cambridge, em julho, tem de correr. As inscrições para bolsas terminam em 14 de abril, e exigem não só que você envie seus dados pessoais, mas elabore um pequeno texto e tenha três referências para o pessoal da universidade fazer uma checagem. Ano passado, o Faraday concedeu uma bolsa a este blogueiro e posso dizer que foi a experiência mais impressionante que já tive nesse campo desde que comecei a escrever o Tubo.

E os membros da comunidade acadêmica ainda têm quatro meses para elaborar um ensaio sobre ciência e fé para o concurso da Universidade de Oxford. Podem participar estudantes de graduação ou pós, professores e pesquisadores, e o primeiro prêmio é de mil libras esterlinas (quase R$ 3 mil). Quem quiser pode baixar o poster do concurso para afixar em murais de universidades. O concurso é parte do projeto Ciência e Religião na América Latina.

Aquecimento global
Tropecei, no fim da semana passada, em mais uma prova de que a realidade é muito mais complexa e multifacetada que a nossa tendência de sair rotulando pessoas é grupos. Os criacionistas do Reasons to Believe (que, é preciso lembrar, não são de “Terra jovem”) têm uma página sobre o aquecimento global. Ao contrário de outros grupos, que negam tudo alegando uma grande conspiração, eles afirmam que existe evidência suficiente para constatar não só que a temperatura média do planeta realmente está subindo, mas também que a atividade humana influencia essa elevação (pelo que eu entendi, não seria a única causa do aquecimento, mas contribuiria para o processo). A página também traz considerações de ordem teológica, ressaltando a obrigação de cuidarmos da criação, mas tendo em conta a escala de prioridades; não é nada diferente do que o Papa Bento XVI disse em outras ocasiões. Enfim, achei o conteúdo bastante sensato.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]